O que é um MEME?

Dancing Baby: o primeiro meme de sucesso na internet!

Aristides indicou meu nome para um Meme no seu blogue homónimo. Como eu não sou muito regular nas minhas visitas ao diHiTT o desafio lá ficou durante quase um mês sem eu dar conta. Ontem descobri o convite!Perguntei-me se não teria já azedado. E não é que não? Meme não azeda nem ganha bolor, não caduca. Aliás, nem sequer é obrigatório. Mas fica pouco gentil não fazer e neste acaso é simples e agradável responder. Ainda vou a tempo de contribuir para a corrente dissertando sobre as 10 coisas de que mais gosto. O mais engraçado é que podia quase usar as mesmas respostas do Aristides: bastava substituir whiskey por Drambuie e SPFC por FCP! Mas a verdade é que eu não gosto assim tanto de futebol! No final terei de escolher 10 blogueiros, 5 de cada sexo, para continuarem o Meme. Vejam no final se foram escolhidos!

Mas o que vem a ser um Meme? Faça-se uma busca ao Google sobre Meme e eis a lista de definições: aproximadamente 1.020.000.000 resultados (0,36 segundos). O sr. Meme é bem popular! Richard Dawkins, da Universidade de Oxford, explicou a meio da década de 70 que o meme é a contrapartida cultural do gene, uma unidade de informação que é transmitida de pessoa para pessoa, de geração a geração, através de imitação e não por via genética. Por exemplo, eu via a minha avó a amassar broinhas de Natal e a aconchegar a bola de massa debaixo de um cobertor para ela crescer e ainda hoje faço isso. Adaptando o conceito à rede, um meme é uma ideia que se propaga na internet por qualquer forma: através de blogues, por email, video, etc. Pode ser um link, uma imagem, um texto. Você cria, alguém vê e copia, podendo até introduzir melhorias. Se o meme for bom ele ganha força viral e dissemina-se. Por isso o marketing tem usado o meme na internet para aumentar o potencial das suas campanhas. E agora...

As 10 coisas que mais gosto !!

1. Praia - Vejam algumas fotografias da praia da Rocha, em Portimão, no Algarve, onde estive em 2010. Areia muito limpa, passadiços longos de madeira para caminhar, e uma enorme orla marinha. Adorei!Mas não tem de ser essa. Toda a praia, desde que limpa, me agrada.

2. Animais - Todos são fascinantes, selvagens e domésticos. Sempre gostei de cães, o ano passado apaixonei-me por gatos e este ano até tenho ajudado a salvar alguns, a última é a gatinha Glória, cuja recuperação tenho acompanhado!

3. Cinema - De todo o género, ficção, documentário, animação. Este blogue tem alguns textos que escrevo quando vejo um filme que me agrada. Por exemplo, Laranja Mecânica!

4. Internet - Dispensa comentários! Acesso a tudo e mais alguma coisa, diversão, conhecimento, amizades virtuais, meio negocial. Tornou-se imprescindível.

5. Desenhar - Vejam a minha loja na internet, chama-se A Portuguese Love e está cheia de coisinhas para o Natal!É lá que vendo as ilustrações que faço no meu tempo livre.

6. Viajar - Para mim, a melhor forma de gastar dinheiro.Nada se compara ao mistério de viajar até um sítio novo, visitar os seus lugares mais ou menos característicos, os seus museus de arte, percorrer as ruas misturada entre as pessoas que as percorrem, descobrir os petiscos locais, fotografar... A única coisa que sinto a falta em tempos de austeridade.

7. Port o - A cidade do Porto é a minha cidade favorita no Mundo! Parece um exagero dizê-lo, ainda não estive em muitas cidades, aliás, nem nunca saí da Europa, o mais longe que fui foi Istambul. Mas o Porto é o meu amor. O primeiro e o último. Já vivi lá e não passa uma semana em que não pense em voltar. Algumas fotografias da cidade do Porto tiradas em 2000, quando morei lá, pela primeira vez.

8. Chocolate - De preferência com muito cacau, bem preto e amargo. Mas eu não sou racista, chocolate branco também é bem vindo, com frutos secos, também; trufas, outra beleza! Quando não há, mousse de chocolate cai sempre bem, uns brigadeiros, um souflé de chocolate, queques de chocolate, qualquer coisa...com chocolate em cima, por baixo e dentro!

9. Manga - Manga do Brasil, uma perdição. No meu entender, a Natureza criou as mangas para ninguém mais se tivesse de preocupar com sobremesas doces. Adoro manga, babo por manga. Apesar de gostar de toda a fruta essa é a que gosto mais, sem hesitação.

10. Carangueijo - Prefiro peixe a carne. Tudo o que vem do mar é uma delícia. Vejam esta postagem sobre como preparar uma santola ou carangueijo espinhoso. Eu adoro esse bichinho. Dá trabalho a preparar mas depois é uma beleza!

As 10 pessoas nomeadas para este meme!

1.http://www.paixoesedesejos.blogspot.com/ - Rui e Paula Lima, há anos que escrevem imparavelmente sobre cinema e agora também música. Sem floreados, dando a primazia ao que importa, aprende-se sempre com a leitura dos seus interessantes textos.

2.http://www.blosque.com/ - Nospheratt, do Blosque, uma mulher de fibra, uma escrevedora cheia de garra, muito dinâmica, e com quem aprendi muita coisa sobre blogues.

3.http://www.efacilserfelizartesanais.blogspot.com/ - Descobri a Eunice há bem pouco tempo. Ela estava a sortear uns brincos muito bonitos, feitos em macramé. Todo o trabalho que executa é muito bonito e profissional. Vale a pena dar uma espreitadela no seu artesanato. ( Infelizmente não tive sorte no sorteio!)

4.http://www.viesfeminino.blogspot.com/ - A Jeane Freitas foi uma das mais recentes visitas aqui do Palavras-Cruzadas. O blogue dela é sobre o universo feminino e eu descobri no âmbito do Desafio 21 Dias.

5. http://www.rendadebirras.blogspot.com/ - É o blogue da minha mãe que está 100% viciada na blogagem!

6.http://www.cimitan.blogspot.com/ - Eduardo P.L., um grande senhor de além mar, cujo blogue visito há muito tempo, anos já!

7.http://elcollage.blogspot.com/ - Maurício El Collage Planel, com quem compartilho a paixão pela colagem!

8. http://www.fiolimpo.blogspot.com/ - César Figueiredo, um homem com uma visão singular do mundo e da arte, aqui vai meme!, a ver se actualiza mais vezes o seu blogue e se desenterra aqueles que enterrou!

9.http://www.inseconds.blogspot.com/ - o Dodos vive em Atenas e também visito o seu blogue de desenhos há muito tempo. A aparente simplicidade do seus desenhos abriga um conteúdo muito rico, com destaque para os que fazia em Dodoulis. Espero que ele possa responder ao meme com desenhos!

10.http://www.jorgeortola.blogspot.com/ - O Jorge foi o meu instrutor de condução. É uma excelente pessoa e dinamiza projetos de prevenção da sinistralidade nas estradas, está sempre a pensar em novas iniciativas.

Espero que alinhem no meme. Senão, amigos como dantes!;)


Comentários

Anónimo disse…
Obrigado por me ter sido lembrado. Amanhã no VARAL darei continuidade! Bjs
Minha linda Tuga, beleza de MEME!
Gostei das coisas que gosta! Aliás, só não conheço o Porto...! hahaha Adoro também caranguejo e tudo que é fruto do mar, como um bom canceriano!
Valeu a pena espera, lindas fotos! Beijos minha amiga tuga!
Cris Paschoali disse…
Olá, Belinha!
Mando um abraço cá do Brasil, com gosto de manga, e dizendo que, quem sabe um dia, vamos aí te visitar.
Meu marido morou e trabalhou 4 anos em Portugal e vive a me contar as belezas do teu país.
Espero poder comprová-las num futuro não muito distante.
Um beijo,
Cris