A inauguração do turismo espacial de William Binnie: a SpaceShipOne



"Ser capaz de flutuar em gravidade zero, gostaria que todos pudessem experimentar isso. A vista é tão difícil de descrever. É comovente, é emocionante ver a curvatura da Terra. "

John Glenn quando a bordo do vaivém espacial Discovery

William Binnie lançou um livro o ano passado, The Magic and Menace of SpaceShipOne. Quem foi William Binnie? Foi o inaugurador da era do turismo espacial. Vem isto a propósito dos voos de Branson e Besos. É uma peça essencial para para colocarmos em perspectiva o que aconteceu há umas semanas. É a história da SpaceShipOne.

Na imagem que está na capa do seu livro pode ver-se a aeronave espacial que ele e um outro piloto pilotaram em 2004. Há 17 anos, Binnie pilotou um avião fabricado pela indústria privada e foi ao espaço, descolando de Mojave, Califórnia, voando mais alto que Branson e Besos. A missão tinha o apoio bilionário da Microsoft na figura de Paul Allen, seu co-fundador, porque o dinheiro faz o mundo rodar, como cantava a Minneli, mas também faz os foguetões voar. Binnie, de 51 anos, piloto aposentado, era gerente de programas de negócios e piloto de teste da Scaled Composites, a empresa que construiu a SpaceShipOne. Esse voo de uma hora e vinte minutos, foi o teste inaugural das viagens de turismo no espaço, um teste muito bem sucedido, e a resposta a um desafio. O voo correu bem, a entrada, "suave como manteiga", apenas "barulhenta", disse ele. 

A empresa anunciara previamente que tinha o plano de construir um novo avião foguete de 5 pessoas para o empresário britânico Richard Branson, - o SpaceShipTwo - que tinha na ideia comercializar voos de turismo espacial para o público sob o nome de Virgin Galactic. Ainda em fase de desenvolvimento, os voos suborbitais disponibilizados ao público, apesar das centenas já realizadas no decurso das viagens espaciais, seriam o começo do que ele via como um futuro lucrativo e promissor para a indústria das viagens ao espaço. Demorou 17 anos para que tal voltasse a acontecer.

Fonte: SpaceShipOne

Onde pode ser vista:

National Air and Space Museum in Washington, DC.

Em 2010 Binnie deu uma entrevista onde falou da sua experiência notando que "enquanto uma única porta de escotilha num vaivém espacial da NASA pode custar mais do que todo o orçamento de 20 milhões de dólares para o projeto SpaceShipOne, a equipe de design trabalhou incansavelmente para encontrar uma maneira de proteger o veículo espacial com uma porta que custasse apenas 200 dólares. Detalhes serão a diferença entre os voos espaciais da NASA e a indústria privada, pois os custos de construção são significativamente mais baixos para aeronaves como a SpaceShipOne, sem sacrificar a segurança ou a eficiência."

Fazendo previsões sobre o futuro, Binnie afirmou o seguinte: "Minhas previsões são em cinco anos, haverá linhas espaciais suborbitais concorrentes para levá-lo à experiência do espaço. Em 10 anos, seus netos saberão que podem entrar em órbita durante a vida, se isso for algo que desejem fazer. Isso realmente não tem sido uma opção até agora. E dentro de 15 anos, assim que você entrar em órbita, haverá um destino onde você poderá passar um ou dois dias, se assim escolher. Em 25 anos, pode ser tão acessível quanto qualquer outra férias exóticas."

A aeronave de Binnie também foi carregada por um avião de transporte, o White Night, muito à semelhança do que sucedeu no voo de Branson. "Este é um marco para a humanidade", disse John Spencer, o então presidente da Sociedade de Turismo Espacial em Los Angeles. Pouco depois de a SpaceShipOne ter descolado, Spencer disse que o voo representara "o início da indústria do turismo espacial"

O Ansari X Prize era um prémio de 10 milhões dedólares para o primeiro veículo de construção privada que pudesse transportar com segurança um piloto e o peso equivalente de dois passageiros até a borda do espaço - e repetisse o feito em duas semanas .Na semana anterior ao voo de Binnie, a SpaceShipOne, sob o controlo do piloto Mike Melvill, sobrevoou o ponto de altitude de 100 quilómetros e completou com sucesso o primeiro dos voos consecutivos do X Prize.

Em 4 de Outubro de 2004, Binnie pilotou o segundo voo Ansari X Prize da SpaceShipOne, voo 17P, ganhando o X Prize e tornando-se a 435ª pessoa a ir ao espaço. Seu voo, que atingiu o pico a 111.9 Km estabeleceu um recorde de altitude para aeronaves aladas, quebrando o antigo recorde estabelecido pelo North American X-15 em 1963. Também lhe rendeu o segundo conjunto de asas de astronauta a ser dado pela ( Federal Aviation Administration)  FAA para um voo a bordo de uma nave aeroespacial  comercial de operação privada. A SpaceShipOne alcançou uma série de "inovações" importantes: a primeira nave aeroespacial com financiamento privado a exceder Mach 3, a primeira nave aeroespacial tripulada com financiamento privado a exceder 100 km de altitude e a primeira tripulada com financiamento privado reutilizável.

Binnie diz que as naves aeroespaciais são coisas perigosas e que acumula quarenta anos do que ele chama de "luta contra máquinas recalcitrantes" - veículos voadores que estão fazendo o possível para serem letais! Passou muito tempo desde o seu voo e o de Branson exactamente para que não surgissem problemas: o que se quer é levar ao espaço o homem e a mulher comuns, e convencer os já inscritos e futuros de que podem fazê-lo em segurança. Outra coisa interessante que referiu foi como a Federal Aviation Administration (FAA) bloqueia a iniciativa privada com regulamentações por achar estranha a ideia de aeronaves espaciais, sub-orbitais ou orbitais, puderem ser reutilizadas. Empecilhou a vida ao engenheiro responsável, Burt Rutan, em 2004 e tem feito a vida negra a Elon Musk! Brian é um pouco céptico quando se fala em veículos espaciais operados como aviões de uma companhia aérea, algo que é muita vez avançado como possibilidade relativamente simples de alcançar. A razão: a energia necessária para sair da Terra. De tal forma que ele diz que fica à espera que os ET regressem e nos ensinem a fazer "antigravidade"! 

Fonte:  

SpaceShipOne Pilot Brian Binnie Describes Record-Breaking Space Flight, aqui

Test pilot Brian Binnie recounts his historic flight on SpaceShipOne and the future of private space travel in new book, aqui


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