Februllage 2021: a febre da colagem em Fevereiro!


Estou a participar num projecto chamado Februllage que decorre no Instagram. Não tenho conta no Instagram e não me apeteceu criar uma, mas não resisti a participar de forma marginal! Tenho partihado as colagens no Facebook. Faço-as semanalmente e publico ao sábado. Embora prefira fazer as colagens de forma tradicional neste momento era impossível participar dessa forma. É mais demorado e faço muito lixo. Nem sequer tenho ao meu dispor revistas e papéis significativos. Assim optei por fazer colagens digitais. São todas elaboradas com recurso as algumas ferramentas básicas do Photoshop. Para tornar o desafio exequível destinei 60 minutos diários à execução de cada uma com 15 minutos de tolerância. Utilizo fotografias dos sites Rawpixel e Pixabay. 

No Facebook perguntaram-me como fazia, qual era o processo "mental". Isto é um exercício divertido e não um trabalho. Por isso eu agarro a primeira ideia que me ocorre ao pensar no tema e depois procuro fotografias para lhe dar corpo. Não posso ficar meio dia a fazer brainstorming e mais outro meio dia à procura das fotografias ideais. Sem ter estabelecido estas regras não teria feito nada. Só assim é que já fiz 18 colagens. Faltam 10 para completar o desafio. Podem não ser extraordinárias mas proporcionaram-me um bom escape aos dias do confinamento. Não sei, também, se com mais tempo faria melhor. Só tenho alguma pena de não estar a trabalhar analogicamente. A verdade é que ao ver algumas de outras pessoas feitas com papel e tesoura fico algo invejosa. Paciência. Não se pode ter tudo.

A primeira colagem: borboletas era o tema

Já é um pouco tarde para estar a apelar à divulgação deste evento mas, mesmo assim, aqui ficam as linhas de orientação. E quem tiver Instagram e gostar de colagem, digital ou analógica, pode usar as hashtags e descobrir muita colagem. Infelizmente eu só consigo ver uma pequena amostra. Algumas pessoas também as têm subido no Facebook e no Twitter. Já tive uma conta no Instagram e foi hackeada. Foi tão aborrecido que não me apeteceu voltar. Mas é cada vez mais frequente acontecerem por lá iniciativas criativas.

FEBRULLAGE is an open submission project. “Februllage” invites collage artists to make a collage a day throughout the month of February using their official Word Prompt Calendar. If you'd like to join us for our month-long collage challenge please head to our INSTAGRAM official @februllage page.
This is an INSTAGRAM-based project only which is a collaboration between Edinburgh Collage Collective and the Scandinavian Collage Museum.
 
FEBRULLAGE How To:
1. Make a collage based on the daily prompt (analog or digital)
2. Post it on instagram
3. Instagram hashtag it with #februllage and #februllage2021
 
You can set your own goals. For example, this can be one collage a day or three a week... the decision is entirely yours! Importantly, Februllage is about fun and collage creativity and cutouts, inspiration and practice, dedication and challenge, it's for you!
 
Please take a look at all the amazing work by searching the hashtags #februllage #februllage2021
 
You can follow along and see hundreds of incredible submissions @februllage and #februllage on Instagram. #februllage, #februllage2021


Comentários