RIP Windows 7. E agora?


O suporte para o Windows 7 está a chegar ao fim. Imagino que a maioria de vocês já use o Windows 10 há muitos anos. Será que por entre esse teclanço veloz e actualizado terão uns minutos para se solidarizarem com o meu pequeno drama? Estou bem necessitada de um ombro amigo, por mais virtual que seja. E porquê?

"Ao fim de 10 anos o suporte para o Windows 7 está a chegar ao fim, a 14 de janeiro de 2020. Sabemos que as mudanças podem ser difíceis; "

A Microsoft sabe que há pessoas, como eu, que preferiam não ser obrigadas a mudar. Como não somos assim tão poucas,  criou um site para nos amaciar os ânimos e não parecer tão madrasta. Quer que a gente acredite  que está  mesmo, mesmo muito preocupada com a nossa dificuldade, é quase em tom maternal que se nos dirige, mas não me comove um pixel.

"No dia 14 de janeiro de 2020, quando o Windows 7 chegar ao fim do suporte, o seu computador continuará a funcionar mas a Microsoft deixará de fornecer o seguinte:

- Suporte técnico para problemas
- Atualizações de software
- Atualizações de segurança ou correções


Estão a perceber o meu drama? É como se eu tivesse comprado um carro há 10 anos e agora o Roady me recusasse a continuar a fazer a manutenção da máquina de que sempre cuidei o melhor possível, e que, porque excelente, ainda se encontra na melhor das condições...

Embora possa continuar a utilizar o seu PC com o Windows 7 sem atualizações contínuas de software e segurança, ficará mais 
vulnerável a vírus e malware. Futuramente, a melhor forma de manter-se protegido é a utilização do Windows 10. E a melhor forma de desfrutar do Windows 10 é num PC novo. Embora seja possível instalar o Windows 10 num dispositivo antigo, tal não é recomendado."

O que eu gosto da Microsoft e das suas ideias. A minha máquina vai deixar de receber actualizações de segurança, ficando vulnerável, dizem eles. Para futuro não há anti-vírus que me valha: a solução é obter o Windows 10. Querem que eu actualize o software e abata o meu computador, que eu adoro: eis a sua melhor recomendação. A Microsoft, tão querida, diz que me vai orientar e ajudar:

" De efetuar cópias de segurança a encontrar o computador ideal para as suas necessidades, temos as ferramentas necessárias para ajudá-lo a efetuar uma transição fácil harmoniosa."

WTF. Eu já tenho o computador ideal para fazer face às minhas necessidades! Tem sido um companheiro fiel e dedicado! A Microsoft é que decidiu acabar com a nossa mais que satisfatória relação de 10 anos. Mas qual "transição harmoniosa", Microsoft?  Não estou pronta ainda para me separar da minha máquina. Isto que querem forçar-me a fazer é pior que um divórcio litigioso, é um luto forçado. 

"Os PCs modernos são mais rápidos (graças às unidades de estado sólido) e duráveis, com baterias com uma duração superior. Além disso, o preço médio de um PC incrível é significativamente mais baixo do que há 5-10 atrás."

E esta presunção de que o meu computador não é veloz que baste para acompanhar a velocidade da minha vida? Mas o que é que a Microsoft sabe da minha vida? E se parasse de meter o nariz onde nunca foi chamada? Rapidez e preços mais baixos que há 10 anos?! Que me interessa se os preços são agora mais baixos se é também mais baixa a reserva que tenho na minha conta bancária?

"A vida corre rapidamente mas, com o Windows 10 ao seu lado, pode acompanhá-la facilmente. Os computadores Windows 10 proporcionam tempos de arranque até 28% mais rápidos, segurança incorporada e todas as suas aplicações favoritas."

O Windows 7 nunca me deixou chegar atrasada a lado algum, Microsoft. Os únicos que têm pressa nesta matéria são vocês, pressa de ganhar dinheiro.

Cara Microsoft. Estava satisfeita com tudo o que tinha ao meu dispor. O meu computador que tem 10 anos, as minhas aplicações, os meus softwares - com mais de 10 anos - e tudo o mais funcionaram perfeitamente durante estes 10 anos porque eu tinha o Windows 7. Há 10 anos escolhi o Windows 7 quando já podia ter escolhido o Windows 10 justamente por questões de compatibilidade de velharias. Agora é que me vou ver em papos de aranha pois ao mudar de sistema alguns deixarão de funcionar. Ou seja, além de ter de investir num novo computador terei de investir em novo software. E, não, não. Não preciso de mais velocidade, mais potência, estou bem assim.

"Comprar um computador novo não tem de ser uma experiência intimidante. Independentemente do seu orçamento, podemos ajudá-lo a encontrar um dispositivo que irá apreciar ao longo de vários anos."

A partir de 14 de Janeiro terei de fazer um investimento graúdo para voltar a poder fazer tudo o que faço, agorinha, neste magnífico computador, que não está nem sequer pronto para arrumar as botas. O meu ASUS, tem funcionado que nem um relógio, sempre com o agora proclamado obsoleto Windows 7, verdade, e é com ele que cumpro a maior parte das minhas obrigações profissionais. E é ainda neste computador que  contacto com gente do mundo inteiro, vejo filmes, ouço música, - tem até um pequeno sub-woofer externo, para aumentar a faixa de frequência - e me mantenho informada acerca das conquistas tecnológicas da Microsoft. Onde vou arranjar até Fevereiro um monte de giga-euros para me actualizar é uma incógnita: é, sim, uma experiência intimidante.


É só fanfarronice! Para que quero eu um computador com ecrã tácil e canetas digitais? Imagino que a caneta digital para o novo computador não seja exactamente uma borla? Mais uns euros, não? Tenho uma Wacom e faço tudo com ela.Tiro notas, navego, desenho, rabisco e edito, nela, não preciso de um novo computador para fazer isso. Ou seja, que conveniente: a Wacom é também mais um equipamento que posso mandar para as urtigas? Viva a sociedade de consumo!

E estas modernices de activar o início de sessão com o rosto ou a impressão digital convencem alguém que anda a utilizar palavras-passe desde o século passado? Pois, mas que velhota do Restelo, bla,bla, bla, o futuro é o Windows 10, -até chegar o Windows 11, claro - a pior cega é aquela que não quer ver, bla,bla, bla...Equipamentos mais finos, mais leves. Ora, e a que custo? Miniaturização. Plástico em vez de alumínios escovados? Meio caminho andado para problemas e maior fragilidade, é o que eu leio nisso. Mais segurança? Em dez anos tive uma única formatação de disco em virtude de vírus, com uso super-intensivo da máquina. Posto, isto, acham mesmo que me estão a fazer um grande favor?

Gostava que a Microsoft me tivesse explicado claramente porque é que o Windows 10 não vai resultar na minha máquina. Subaproveitamento das suas potencialidades? Poderia viver com isso. Desempenho muito lento do computador? Ora, aí está algo a que me custaria habituar. Se há forma de nos apercebermos de como a velocidade se tornou uma exigência e um imperativo das nossas vidas, basta experimentar um computador novo e compará-lo com o que utilizamos. Fruto da sua natural utilização o antigo já se terá tornado mais lento do que era,  à medida que o carregamos com tudo, sem sempre fazer a devida manutenção. E cada um que chega é sempre mais rápido. Ninguém aprecia ir de cavalo para burro, mas ponderando tudo, seria até um mal menor.

Já me queixei desta armadilha e disseram-me  para mudar de sistema operativo. O Linux seria a solução, bem leve na máquina, - e no bolso! - mais ágil que o Windows, e, ainda por cima, muito resistente a viroses, dispensando até o uso de antivírus. Há anos que o ouço dizer, até, mas sempre um pouco incrédula, confesso. E o Chrome funciona lá perfeitamente. O "Pinguim" é uma tentação, não? Mas eu não uso a máquina só para dar uns giros pela internet, comunicar e tal, é nela que trabalho e isso parece-me arriscado. Os meus softwares funcionariam no Linux? (Já agora aproveito para dizer que há muito substitui o Office da Microsoft  pelo Libre Office e aconselho sem qualquer dúvida o seu uso.) Além disso, aprender algo de novo começa a não me ser agradável: novas plataformas, novos softwares. E, como duvido que os softwares da Adobe ou da Microsoft, corram exemplarmente no Linux, lá teria eu de ir aprender coisas novas. E seriam esses softwares tão bons como aqueles que uso de olhos fechados? Dúvidas e a desconfiança de que a mudança concorrerá para a minha inicial diminuição de produtividade e irritação!

Como vem aí o Natal, época de boa vontade, de solidariedade para com o próximo,  já pensei em fazer uma venda de garagem, rifas, e até mesmo um peditório virtual para fazer face a este atropelo financeiro. Também posso tentar comprar raspadinhas, jogar no Euromilhões e outras avarias.

Obrigada, Microsoft. Que belo presente de Natal que vai ser começar o ano desta forma.

Fim do desabafo virtual. Aceito sugestões... e donativos!



Comentários

Konigvs disse…
Concordo inteiramente. Devo ter sido das últimas pessoas que conheci a ter Windows 10. O que chateia mesmo é, além das máquinas, todas elas, hoje em dia serem programadas para durar menos tempo, ao contrário de tempos idos em que as coisas eram feitas para durar, agora temos também esta "obsolescência programada" dos softwares, em que já sabemos que se a máquina conseguir durar cinco anos o software certamente não durará, e todos os periféricos que tínhamos com o scanner, deixará de funcionar com a nova atualização. Mas depois fala-se em defesa do Ambiente quando estão sempre a impingir mais e mais consumo obrigatório. Então puta que os pariu a todos.
Talvez por volta de 2004-2005 também comprei um PC novo e aconteceu-me: tive de comprar impressora e scanner novos pois esse tinha entradas diferentes e deixaram de ser compatíveis. Abandonar o XP já foi chato mas até não correu mal, mas isto agora é-me totalmente inconveniente, ando a pensar o que fazer. É claro que se tivesse dinheiro facilitaria, mas não tudo. A mudança para software, para versões mais avançadas, trás sempre adaptações, e eu não preciso mesmo de mais do que aquilo que tenho. Nunca corri atrás das novas versões. Por vezes isso é apenas o equivalente a comprar um Ferrari para ir levar os miúdos à escola! Se não se usam as novas funcionalidades, não vale a pena investir. Em ver de fazer um update posso comprar um programa (ou vários) diferente dos que uso, que são mais acessíveis e aprender a usar. O que será melhor? Isto anda a torrar-me a paciência. :(