Um bolo de abóbora com Streusel para o Halloween
Bem sei que a maioria de vós não tem simpatia pelo Halloween. Nada mais normal. Tenho bastantes amigos americanos e alguns deles detestam a ocasião e tudo o que está associado ao costume, que dizem se adulterou completamente. Outros divertem-se. A propósito, pode ler uma postagem sobre o Halloween e o nosso Pão por Deus, aqui. Não são tradições assim tão distantes uma da outra quanto se imagina. Mas, se forem gulosos, talvez prefiram continuar por aqui e descobrir a deliciosa receita deste bolo de abóbora com Streusel que fiz o ano passado. Nunca cheguei a partilhar a receita que me foi dada por uma amiga americana. Eles são doidos por abóbora e têm polpa em lata, que eu consumiria de certeza, com bastante frequência, mas que nunca vi à venda nos nossos supermercados. Para fazer o bolo, tive de comprar pedaços de abóbora, descascar, cozer e escorrer, como se pode ver nas fotografias. É o que sempre faço. É a parte mais trabalhosa deste bolo, o resto é trivial e rápido e o resultado é magnífico. "Streusel" é uma palavra de origem alemã que significa "polvilhado" e é uma cobertura de torrões conseguidos à base de açucar e manteiga e outros ingredientes, algo crocante, muito usada em diversos bolos e sobremesas. Os fantasmas foram feitos com a espuma das cuvetes onde vinha a abóbora, bastou recortar, furar e colocar uns palitos. Doçura ou travessura?
Ingredientes do Bolo
1/2 chávena de manteiga amolecida
1-1/2 chávena de açucar
425 gr de puré de abóbora
3 ovos
2-1/2 chávenas de farinha
2 colheres de sopa de fermento (usei Royal)
1-1/2 colher de sopa de gengibre em pó
1-1/2 colher de sopa de noz moscada
1/4 colher de sopa de cravinho em pó
1 colher de sopa de canela
1/2 colher de sopa de sal
Ingredientes da Cobertura Streusel
1/2 chávena de farinha
1/2 chávena de açucar
1/2 chávena de açucar mascavo
1 colher de sopa de canela
4 colheres de sopa de manteiga derretida
2/3 de chávena de noz pecan cortadas
Preparação do Bolo e Cobertura
Numa taça colocar a manteiga, o açucar e bater com a batedeira até ligar bem e ficar espumoso. Juntar a abóbora e os ovos e misturar bem.
Noutra taça juntar a farinha, o fermento, a canela, o gengibre, o cravinho e misturar tudo. Juntar esta mistura à outra taça e misturar bem, com a batedora, até ficar uniforme.
Untar com manteiga uma forma com buraco e enfarinhar. Verter a massa a alisar com a ajuda da colher.
Numa taça misturar todos os ingredientes da cobertura e colocar em cima da massa, na forma.
Levar ao forno a 180º por 50-55 minutos. Fazer prova do palito para confirmar a cozedura.
Deixar arrefecer e desenformar.
Dará jeito usar uma forma de mola para retirar o bolo sem voltinhas, mas não havendo, não faz mal pois as nozes ficam coladas pelo açucar, não saíram quando virei o bolo.
Comentários
Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram