Nunca hei-de ser magra: receita de queijadinhas de laranja



Não raras vezes peço estas queijadinhas de laranja nas pastelarias mas nunca as tinha feito em casa. Há muitas receitas na internet, semelhantes, com e sem manteiga, com mais ou menos açucar, batidas à mão, na batedeira ou no copo liquidificador. Esta foi a receita que segui e gostei do resultado final. Já desapareceram todas! Estou sem forno em virtude de uma fuga de gás, e fi-las no forninho eléctrico onde demoraram uns 45 minutos até ficarem bem douradas. Mas as receitas todas referem 30-35 minutos num forno a 180º. É uma receita muito simples e rápida de preparar e pode tornar-se ainda mais rápida se utilizarem uma forma de silicone. Vamos ler como se fazem as queijadinhas de laranja?

Ingredientes:

250 g açúcar
130 g farinha
1 laranja (raspa e sumo)
50 g de manteiga
Meio litro de leite
2 ovos
Uma pitada de sal
Manteiga para untar e farinha para enfarinhar as formas
Açúcar e canela a gosto para polvilhar depois de feitas


Preparação 


Coloquei os ovos e o açúcar numa taça e bati com a batedeira. Também juntei uma pitada de sal. Bati até obter uma massa esbranquiçada. Adicionei a raspa da laranja e o seu sumo, a manteiga derretida, e a farinha aos poucos, e depois o leite. Utilizei leite magro pois é o que estou de momento a beber. Continuei a bater até misturar todos os ingredientes muito bem. Neste passo eu estranhei que a massa fosse tão líquida mas já estava pronta. É mesmo assim para que se possa obter o efeito queijada. 

Depois untei e enfarinhei as formas. Creio que as enchi demais esquecendo que só se devem encher  2/3 das forminhas. Quando fui espreitar as queijadinhas já tinham subido acima do limite da forma. O normal é que abatam quando arrefecem mas as minhas abateram mesmo muito ficando com uma enorme cratera no  meio, e talvez isso não aconteça se encher menos as formas. Esta receita parece render pelo menos mais quatro queijadinhas na mão de outras pessoas, embora mais pequenas. Para a próxima não posso esquecer a regra dos 2/3.

Estão cozidas quando ficam mais escuras em redor que no centro mas em caso de dúvida o teste do palito não engana. O cheirinho no ar também é um bom indicador. Deixei arrefecer as queijadas e depois desenformei-as e coloquei-as no prato de vidro. Teriam ficado bonitas em formas de papel frisado mas eu não tinha, afinal é apenas mais lixo, e isto foi um impulso ditado por carências afectivas que as queijadinhas depressa resolveram acompanhadas por uma chávena de café (bem amargo) de saco acabadinho de fazer. Dispensei a canela e o açucar em pó polvilhados por cima. As primeiras foram comidas ainda mornas. Nunca hei-de ser magra. 

Comentários