Conan Capa Osiris Revista Abril Cristina Liberdade


"Às vezes penso quem sou eu, uma pessoa singular, 
com a minha história, para representar o país?"

Conan Osiris

"CONAN, o artista com o coração que ri! 

Conan Osíris, como Salvador Sobral, não é um rapaz apenas com futuro, mais que isso, é um rapaz que já tinha um passado antes de aparecer para a opinião pública. E desta vez, ao contrário daquilo que se passou com Salvador - que NUNCA ganhou o 1o prémio do público no Festival da Canção, não nos esqueçamos -, este mesmo público parece ter aprendido com os seus erros e, desta vez, não está a julgar Osíris pelas suas roupas e atitudes. Parabéns público! Aprender é uma arte também. O público desta vez está a julgá-lo pelo que sente, pelo que Osíris faz sentir: seja um incómodo grande no cérebro, como um nó de marinheiro que queremos aprender a desatar para sair do porto de abrigo à descoberta, seja uma aflição grande nos pés, como uma vontade de dançar como o incrível e excepcional bailarino (João Moreira) que faz parte da banda do artista, e que o acompanha desde sempre, e que Osíris chamou de propósito para a sua “banda.”

Osíris é um cantor frágil, mas um artista forte! A sua fragilidade fê-lo construir um estilo muito singular, que mistura o fado, o cigano, o arabesco. Porque cantar é uma pequenina parte de se ser intérprete. Mas se há uma canção que todos os artistas conhecem é a canção de que no peito de um desafinado também bate um coração, e esse é o mais importante em cada artista. O coração de Osíris é original, bondoso, popular, despreconceituoso, acutilante, humilde. O coração de Osíris dança. Fantasia. Critica. Ri! Ter um artista com um coração que ri não é fácil. É até uma benção de vez em quando. 

Um antigo filósofo grego afirmava que é possível fazer arte com a brincadeira e arte com a seriedade, mas que a última estava já muito gasta. E este era um assunto sério para o filósofo. 

O grande desafio de Conan não passa pelo consenso público ou pela Eurovisão. Mais tarde, quando tudo isso ficar para trás, o grande desafio de Conan será o mesmo de todos os artistas, a dificuldade de fazer sempre algo original e diferente a cada gesto. E para ele ainda será mais difícil, porque o que ele faz agora é já muito vincado, fechado, e não sei até que ponto ele conseguirá se ultrapassar ainda mais. Mas tenta Osíris, tenta!!"

https://www.instagram.com/julioresende.piano/

Comentários