Doodle interactiva celebra Johann Sebastian Bach! Experimenta!



Experimenta aqui



Johann Sebastian Bach tornou-se, após a sua morte, no músico mais reconhecido e popular do período Barroco. É, hoje, para muitos, o maior compositor de todos os tempos, o que melhor dominou a ciência da composição e a busca da harmonia perfeita. Descendente de uma família de músicos, enquanto vivo foi a sua habilidade para tocar órgão e cravo que mais reconhecimento lhe trouxe, tornando o seu nome lendário. Iniciou a carreira como organista, vindo a servir dois dos grandes duques de Weimar. No ano de 1717 ocupou o cargo de mestre-capela do príncipe Leopoldo, na corte de Cöthen, e em 1723 mudou-se a título definitivo para Leipzig, onde assumiu as funções de director musical do Coro da Escola de São Tomás e do Collegium Musicum da Universidade. Nessa qualidade, era responsável pela produção musical das cinco igrejas mais emblemáticas da cidade. Além de executante, Bach também era um especialista na construção de órgãos. Incansável e versátil, atribuia o seu êxito à inspiração divina e ao trabalho árduo que desde criança dedicava aos seus objectivos. Desenvolveu muitas actividades diferentes, todas com êxito: foi maestro, cantor, professor e violinista. Apesar de em vida alguns louvarem as suas composições, a maior parte de sua música caiu no esquecimento após sua morte,ocorrida em 1750, e só foi recuperada a partir do século XIX.

Hoje o mundo celebra o grande compositor, nascido em Eisenach, 21 de Março de 1685, e a Google presta-lhe a sua homenagem numa curiosa Doodle com tecnologia AI - inteligência artificial. A Doodle foi feita em parceria com as equipas do Google Magenta e do Google PAIR, e é uma experiência interativa: vai poder compor uma melodia em parceria com o grande Bach. Basta colocar algumas notas de sua escolha na pauta e depois, pressionando um botão, a inteligência artificial vai  harmonizar a sua  melodia ao estilo musical de  Bach. Pode partilhar a sua criação nas redes sociais para que todos fiquem a conhecer o seu novo talento e emblemático padrinho musical.

Como é que isto foi possível? O video acima explica o processo. Em vez de ensinarem um conjunto de regras a um computador, ou seja, programação tradicional, para ele as seguir na produção de um resultado, são antes carregados muitos exemplos  na máquina. É criado um modelo de aprendizagem para que o computador aprenda a elaborar as suas respostas.  Este usa o modelo Coconet  - leia aqui acerca do seu desenvolvimento - desenvolvido por Anna Huang. O modelo é versátil, pode ser usado em uma ampla gama de tarefas musicais - como harmonizar melodias ou compor a partir do zero. 

Quando o eminente biólogo e autor Lewis Thomas foi questionado sobre qual mensagem ele escolheria enviar da Terra para o espaço a bordo da sonda Voyager, ele respondeu: Eu enviaria as obras completas de Johann Sebastian Bach. Depois de uma pausa, ele acrescentou: Mas com nós nos estaríamos gabando. Leia o que alguns compositores famosos disseram de Bach:

- Somos todos diletantes comparados com ele. Schumann
- Agora existe música com a qual um homem possa aprender qualquer coisa. Mozart
E se olharmos para as obras de JS Bach em cada página, descobrimos coisas que pensamos que nasceram apenas ontem, de arabescos deliciosos a um sentimento religioso transbordante maior do que qualquer coisa que tenhamos descoberto. E em suas obras procuraremos em vão por qualquer coisa que não tenha o menor gosto. Debussy
O milagre mais estupendo de toda a música! Wagner
- Estudem Bach. Aí encontrarão tudo: vida, amor e Deus. Brahms

Bach ao vivo, na rua, para todos, é o objectivo do Bach in the Subways!

O projecto Bach in the Subways celebra a música de Bach em todo o mundo. Começou por divulgar Bach no metro de Nova Iorque, mas o importante é que Bach possa ser desfrutado ao vivo e, por extensão, qualquer música clássica, para o maior número possível de pessoas, especialmente aquelas que normalmente não o ouviriam. Músicos que não podem acessar o metro para tocar Bach podem  apresentar-se onde quer que haja pessoas para ouvir a música - em shoppings, na rua, em igrejas, escolas, cafés, aeroportos e muito mais. Descubra se alguém vai tocar Bach perto de si.



Para ouvir agora...

Glenn Gould-J.S. Bach-The Well Tempered Klavier

Comentários