Bolinho da sorte chinês dá receita para viver melhor


O crocante bolinho da sorte chinês diz...Ora leiam na tirinha a receita mágica para uma vida melhor que me coube dentro do bolinho. Quem não gosta de ler estas minúsculas mas motivadoras e reconfortantes mensagens? Os famosos bolinhos da sorte chineses são pouco chineses. Há diversas histórias sobre a sua invenção. Uma delas conta-nos que um empreendedor imigrante japonês chamado Makoto Harigawa apresentou os biscoitos  a São Francisco no séc. XIX. Tendo sido despedido das suas funções por alguém anti- japonês, ofereceu os bolos às pessoas que o auxiliaram durante o tempo de privação. Mais tarde, já de novo a trabalhar, passou a servir os bolinhos no seu salão chá no Japanese Tea Garden, em São Francisco, encomendando a uma padaria chinesa na zona chinesa de São Francisco a sua confecção. Os restaurantes chineses americanos começaram então a comprar os bolinhos e a vendê-los como se fossem uma  ideia original chinesa. Nos anos 40 essa convicção passou a fazer parte do pensamento da maioria das pessoas. Os soldados americanos que foram combater os japoneses no Pacífico tomam contacto com os bolinhos em cidades como Los Angeles e S. Francisco e no seu regresso a casa pedem-nos nos restaurantes locais. Os donos destes restaurantes passam a encomendar bolinhos da sorte para satisfazer o apetite dos seus clientes e a fama dos biscoitos cresce. Curiosamente, os americanos só gostavam de ler mensagens positivas nos bolinhos e as padarias que ousassem quebrar essa tendência deixavam de ser fornecedoras.

Outra história que se conta, com contornos lendários, é que  durante os séculos XIII e XIV, a China foi ocupada pelos mongóis. Estes não gostavam do sabor de pasta de noz e de lotus usada para  confeccionar Bolos de Lua. Então o povo chinês escondeu as mensagens  da revolução dentro dos Bolos da Lua onde a gema salgada se encontrava. Um sacerdote taoísta disfarçado, o revolucionário patriótico Chu Yuan Chang, entrou em cidades muradas ocupadas para distribuir Bolos da Lua a outros revolucionários. Essas instruções coordenaram a revolta que permitiu que o povo chinês formasse a base da dinastia Ming. O Festival da Lua tornou-se uma comemoração regular e como parte da tradição a troca de bolos (da vitória) com mensagens dentro. Esta lenda inspirou os chineses que estavam a trabalhar na construção da American Railways, através da Sierra Nevada, para a Califórnia. Quando o Festival da Lua chegou, eles não tinham os tradicionais Bolos de Lua e então improvisaram criando os biscoitos crocantes a que hoje chamamos Bolinhos da Sorte.

(Actualmente, o Bolo de Lua é um doce tradicional trocado pelos chineses durante o Festival da Lua, no 15º dia do 8º mês do calendário lunar chinês. Estes bolos cabem na palma da mão e são feitos com uma massa de torta seca, fina e levemente adocicada, com recheios, hoje muito variados. Os tradicionais recheios são de sementes de lótus, pasta de feijão, e uma mistura de sementes e castanhas. A Província de Cantão, no sul da China, é conhecida por colocar uma gema de ovo salgada no centro do recheio com o intuito de simbolizar a lua cheia. A massa usada para cobrir os bolos tem inscrições ou desenhos diversos.)
O tradicional Bolo de Lua com a gema no interior
Um simples biscoito pálido e crocante com uma mensagem dentro não era suficiente para Mike Fry . Este americano apostou em melhorar os tradicionais biscoitos da sorte acrescentando-lhes cor e aroma. Desde 1988,  muitos sabores e cores foram experimentados e descartados. Mike faleceu em 2012 mas a sua ideia deu origem a uma empresa familiar, a Fancy Fortune Cookies.


Fancy Fortune Cookies: coloridos!

E que tal fazer uns bolinhos da sorte chineses em casa?

Existem muitas receitas no Youtube para nos orientar quanto à forma de meter a mão na massa. Gostei de seguir o processo da receita do canal Caramelo Salgado . A moça fez um pote deles para ofertar no Dia dos Namorados e até enfeitou com laçarote.  Já os print screen que mostram os passos mais desafiantes a seguir no caminho para o resultado final são de outro canal - o Tô bem na cozinha. A receita correu bem no vídeo do Tô Bem na Cozinha, mas nos comentários as pessoas que tinham experimentado estavam muito queixosas em virtude da massa grudar ao papel manteiga. Também referiam que no dia seguinte já não estavam crocantes. Por isso partilhei antes o link do canal Caramelo Salgado onde a moça coloca a massa numa placa de silicone, e não sobre papel manteiga. Creio que também poderá usar-se uma forma anti-aderente e obter um bom resultado. As duas receitas são diferentes: esta receita que partilhei não usa farinha de arroz, por exemplo.  Fazer bolinhos da sorte em casa sem dúvida que exige alguma paciência e até optimismo! Não sei se terei "paciência de chinês para tanto". E vocês? Boa sorte!

Como fazer os Bolinhos da sorte

Comentários