Orangotangos em perigo de extinção - animação da Greenpeace

Print screen do site

Rang-tan, animação narrada por Emma Thompson, produzida pela Greenpeace e escolhida pela Iceland foods, uma das mais importantes cadeias de supermercados do UK, para ser o seu anúncio de Natal, não chegou aos ecrãs, impedida pela Clearcast, orgão regulador, em virtude de infringir regras do Comunications Act, de 2003, que proibem fins políticos nas campanhas publicitárias.

Aquele supermercado comprometeu-se no início do ano a eliminar o óleo de palma das suas marcas. A escolha do anúncio espelharia esse comprometimento com o ambiente ao alertar contra a desflorestação e consequente perda do habitat dos orangotangos, que a produção de óleo de palma acarreta, por exemplo, na Malásia.


There's a Rang-tan in my bedroom
 and I don't know what to do.
 She plays with all my teddies
 and keeps borrowing my shoe. 
She destroys all of my house plants
 and she keeps on shouting 'oo'. 
She throws away my chocolate 
and she howls at my shampoo. 
There's a Rang-tan in my bedroom 
and I don't want her to stay, 
So I told the naughty Rang-tan
 that she had to go away. 
Oh, Rang-tan in my bedroom,
 just before you go, 
Why were you in my bedroom?
 I really want to know. 
There's a human in my forest
 and I don't know what to do. 
He destroyed all of our trees 
for your food and your shampoo. 
There's a human in my forest 
and I don't know what to do. 
He took away my mother 
and I'm scared he'll take me, too. 
There are humans in my forest 
and I don't know what to do. 
They're burning it for palm oil
 so I thought I’d stay with you. 
Oh Rang-tan in my bedroom 
now I do know what to do.
 I’ll fight to save your home 
and I’ll stop you feeling blue. 
I’ll share your story far and wide
 so others can fight too.
 Oh Rang-tan in my bedroom
 I swear it on the stars: 
the future's not yet written 
but I’ll make sure it's ours.

Print screen da animação


A floresta onde o orangotango vive está a ser destruída para abrir caminho à produção de óleo de palma - um ingrediente usado para fabricar produtos para marcas como Unilever, Mondelez e Nestlé. Se não agirmos, mais habitats preciosos serão arruinados, os Povos Indígenas poderão perder suas casas e esta espécie poderá extinguir-se.

Se inscrever o seu nome na petição da Greenpeace está a enviar um sinal às grandes marcas para pararem de usar o óleo de palma proveniente da destruição de florestas.

Há uma orangotango no meu quarto
e eu não sei o que fazer. 
Ela brinca com todos os meus ursinhos 
e pede meu sapato emprestado. 
Ela destrói todas as plantas  
e ela sempre grita "oo". 
Ela atira meu chocolate
e ela uiva no meu champô. 
Há uma orangotango no meu quarto 
e eu não quero que ela fique 
Então eu disse à malandra Rang-tan 
que ela tinha que ir embora. 
Oh, orangotango no meu quarto, 
antes de ir embora 
 Por que estavas no meu quarto? 
 Eu realmente quero saber. 
 Há um humano na minha floresta
 e eu não sei o que fazer. 
 Ele destruiu todas as nossas árvores
 para sua comida e seu champô. 
 Há um humano na minha floresta
 e eu não sei o que fazer. 
 Ele levou minha mãe 
 e estou com medo 
que ele me leve também. 
 Existem humanos na minha floresta
 e eu não sei o que fazer. 
 Eles  queimam-na para fazer óleo de palma
e então pensei em ficar contigo. 
 Oh orangotango no meu quarto
 agora eu sei o que fazer. 
 Eu vou lutar para salvar a tua casa 
 e acabar com a tua tristeza
 Compartilharei a tua história em todos os lugares 
 para que outros possam lutar também. 
 Oh orangotango no meu quarto 
 Eu juro pelas estrelas: 
 o futuro não está ainda escrito
 mas vou fazer com que nos pertença.

Comentários