Google Friend Connect: serve, afinal, para quê?



Quero agradecer a quem começou a seguir o meu blogue! Quero agradecer as mensagens e comentários também! Durante algum tempo eu nem tinha a widget de seguidores activa (Google Friend Connect) e sempre escrevi sem esperar retribuição. Não consigo parar a minha tagarelice virtual, é estimulante. Faço uns intervalos mas acabo sempre por regressar! Nunca me importei se ninguém comentava aqui, embora sempre fosse recebendo feedback e muitas visualizações Escrevo porque gosto de escrever. Aprendo coisas, treino o português, exercito a memória, divirto-me. Mas o blogue, fruto das minhas muitas ausências, perdeu rodagem, visualizações e comentários. Por outro lado, talvez porque no Facebook o feedback seja tão mais rápido, ultimamente fui atingida por um ataque de solidão e andava a matutar no que havia de fazer para obter algum feedback de outros bloggers quando encontrei a lista do Siga-me.

A maioria dos blogues da lista são sobre artesanato e eu passei um bom bocado a ver as peças espantosas que todas criam. Sou imensamente apreciadora do trabalho manual e até tenho algum jeitinho de mãos. Mas raras vezes produzo algo que se veja! Depois de visitar todos os blogues listados fiquei empolgadíssima com alguns dos trabalhos que vi e até cheia de vontade de deitar mãos à obra, inspirada por tanta criatividade e talento!! Mas da vontade à acção vai um passo de gigante e eu tenho pernas pequenas! Não consigo fazer tudo o que quero! Mas adorei ver tanta criatividade, tanta diversidade. No entanto pensei que ninguém iria seguir este meu blogue que só tem palavras, muitas palavras! Diversidade aqui também há, mas artesanato nem por isso! Escrevo sobre cinema, preocupações sociais, animais, objectos, videos, actualidades, curiosidades, enfim, escrevo sobre o que me apetece: tudo o que cruza a minha imaginação.

Mais do que seguidores eu gostaria de ir obtendo alguns comentários. Não digo uma avalanche de comentários por postagem, uma avalanche também não!! Mas pelo menos alguns para este blogue ganhar alguma vida! Mas para isso eu sei que é preciso visitar também os blogues linkados, claro, como vocês dizem, gentileza gera gentileza!! E aí começou o meu problema. Hoje, quando me preparava para uma segunda ronda, verifiquei que isso não é tão fácil quanto eu queria!

Não conheço bem esta widget do Google Friends Connect mas, mesmo não a conhecendo bem, sei que ela serve para criar uma espécie de rede social em torno de blogues afins. Quando alguém se torna “seguidor” do meu blogue, as atualizações que eu fizer passam a ser exibidas na conta do Blogger do meu seguidor, os meus novos artigos vão aparecer na “Lista de Leitura” dos meus seguidores. O feed do meu blogue é também adicionado à conta do Google Reader da pessoa em questão.

Ora, um atributo essencial de qualquer rede é a fácil comunicação. Mas o que eu estou a verificar é que não há comunicação através dessa widget! Eu clico nos avatares de cada uma de vós e não consigo ir mais além. Por isso eu pedia para verificarem a vossa widget do Google Friend Connect. Comparem com a minha, cujo print screen eu aqui coloquei, e distingam 3 zonas: uma, do meu perfil, onde eu escrevi sobre mim, outra, dos links, onde estão os links para os meus blogues, e, finalmente, uma terceira zona, a dos blogues que eu estou a seguir. Não me perguntem como fiz isso pois eu já fiz há muito tempo e não lembro mais. Mas o que me está a acontecer quando clico nos vossos avatares é que algumas de vós têm a segunda zona preenchida com o link do vosso blogue e outras não. Eu pedia a quem não tem aí o link do seu blogue, que o tentasse colocar aí, pois de outra forma (eu penso que) não consigo visitar-vos sem voltar à lista do Siga-me. Posso ver as vossas actualizações na Lista de Leitura mas isso não é a mesma coisa - nessa lista estão as actualizações de todos os blogues que sigo. Como eu tenho mais alguns blogues activos imaginem quantas actualizações recebo!!! O link em falta é o caminho mais rápido entre o meu e os vossos blogues.

Não sei se só eu que estou a ter este problema. Por favor, deem um pouco de atenção a este assunto da widget do Google Friend Connect. Se eu estiver certa, isto pode ser a diferença entre receber mais ou menos visitas nos nossos blogues. Desejo um bom fim de semana a todas, com bom descanso e muita arte!

Comentários

tania M disse…
Olá querida,como vc pode verificar,já sou sua seguidora.Eu costumo por o link do meu blog abaixo da minha assinatura,dessa forma facilito a retribuição da visita.
Meu blog é voltado para o artesanato e dicas para as migas blogueiras, mas costumo visitar e seguir outros blogs,que possuam outros temas.Para mim,não há problema.O conteúdo sendo bom é o que importa.Deixo muito carinho pra vc.Bjinhos Tania Mara
www.fuxikitosecia.blogspot.com
Zete artes disse…
Olá, recebo até bastante visitas mas comentários são pouco.
Sei q tem muita gente seguindo o blog através do G+ , ai vejo q não tem como agente saber quem a pessoa estaá seguindo o ou seu blog, é complicado.
bjs
Oi amiga,

Obrigada pela visita!Realmente é difícil receber comentários e eu mesmo me penitencio por não fazê-los mais amiude, mas é que no corre-corre diário e trabalhando 08 horas + atividades outras mil, o velho tempo vira moeda escassa rsrsrsrsrsrsrs. Mas espero, em breve, fazer uma porção das coisas que amo, pois estou aguardando minha tão sonhada aposentadoria.
E sim, um blog de palavras como o seu também é muito legal e como ele, pode ser bastante criativo e imaginativo!
bjks e boa semana!
Unknown disse…
Oi Amiga,
Meu blog está apenas no começo, ainda não tem 1 ano de idade, e confesso que muitas vezes fico triste pois visito vários blogs, sigo-os, faço comentários e nada. Faço questão de responder a todos os comentários que deixam nas minhas postagens e espero por respostas que não chegam.
Também tenho meu trabalho, meus afazeres domésticos, meus passeios, artesanatos, costuras, etc. e sempre encontro um tempinho para postar, visitar e comentar em blogs.
Já estive pensando que meu blog não estava interessante, que precisava de outros assuntos mais variados, mas continua dentro do que me prpus a fazer e assim continuará.
Sou uma pessoa bastante eclética e sigo blogs de assuntos variados, visito e se achar que tem um conteúdo legal estarei lá.
Bem, também sou de escrever mais do que falar e aqui me despeço.
Um grande beijo e excelente este seu post.
Unknown disse…
Oie! obrigada pela visita em meu cantinho, estou aqui retribuindo!
amei e já sou sua seguidora!
beijokas
Roseli disse…
Olá querida, agradecendo sua visitinha,no inicio também tinha esta dificuldade, mas hoje visito todos os blogs não só de artesanato, mas informações resenhas, beleza etc.
Algumas vezes deixo o link outras não pois tenho 2 blogs. Mas é sempre bom retribuir as visitas só assim mantemos nossos seguidores em dia. Bo noite e tenha um lindo domingo.
Maria Damiani disse…
Belinha, obrigada pela visita!! Achei super interessante seu blog,já virei seguidora, isso quer dizer que voltarei sempre que possível...

bjos

Maria Damiani
belleartes.blogspot.com
Unknown disse…
Obrigado pela visita. Sua postagem é mto boa, temos que facilitar ao máximo nossos contatos para crescermos juntas.
Muito oportuna sua colocação.Meu blog graças a Deus está sendo bem visitado e comentado, acompanho todos e na medida do possível respondo. Só não faço mais por falta de tempo, pois o trabalho não deixa kkkk
Volte sempre e participe do mega sorteio que estamos realizando por lá. Serão 3 sortudas premiadas, quem sabe pode ser uma.
Bjs!!!!!!
Ola li o que escrevou estou visitando os meus seguidores um por um, pois fiquei sem internet por algum tempo depois que voltei de ferias... O meu problema e o mesmo os seguidores so deixam o g+ e as vezes nao encontro o blog tenho que procurar pelo nome. Apesar de fazer artesanato gosto muito de outros assuntos tambem... Gostei do seu blog e virei sempre visita la. Abracos
disse…
...oie, aqui estou e feliz por sua carinhosa visitae já estou a te seguir também.
Seu bloguito e demais de lindo e maravilhoso aprenderei muito contigo.
Beijos meus!
ellen disse…
Oi querida, sinto a mesma coisa que vc, esta sensasão de solidão blogueira, as pessoas vem te seguem e se quer te deixa um comentario sobre aquilo que você faz, apenas te seguem, ultimamente tem um sorteio em meu blog e lá tem as regras na qual uma é para apenas pessoas interessadas em participar do sorteio deixar o post ali, mas não funcionou, parece que as pessoas não se importam.....fico triste...já pensei em largar tudo, não postar mais as fotos do meu trabalho, já que não sou muito de escrever, e também não tenho muito tempo.
Vou tentar fazer o que você esta pedindo, não tenho muita experiencia tambem, não sei mexer muito mas vou tentar.
Um grande abraço, e muito obrigada por tudo.
Oi Belinha obgado pela diga. No meu caso, postei o link da minha página inicial, porem estava errado, quando clicava no link aparecia a mensagem blog não encontrado, não tinha percebido o erro. Agora já esta ok.
Bjs.
Teca Carvalho disse…
Ola querida!!!Desculpe a demora em chegar até seu blog,mas já fico por aqui te seguindo!!!
Beijos Teca
Raica Carvalho disse…
Belinha querida, vc escreve super bem, é muito bom t ler!
Qto ao widget, nunca reparei, vou verificar logo.
Te desejo uma ótima semana, bjks mil!
http://baudocroche.blogspot.com.br/
Sula Oliveira disse…
olár, querida belinha passei pra te desejar um feliz dia da mulher!!1Por que vc é especial...
Também tenho um blog a menos de um ano, no começo fiquei insegura quanto ao blog se ia dar certo ou não, estava anciosa ,pois achava que as pessoas não responderia meus posts porque via tantas coisas maravilhosas que as pessoas faziam, que achava que o meu era apenas mas um, mas não desanimei não!!Entrei no siga -me e esse blog me ajudou muito. Conheci muitas pessoas assim como eu que tb estavam começando e sempre que podia ( quero dizer) posso vou lá no blog delas visito deixo meu comentário ,aceito seus pedidos e faço novas amizades.Assim como fiz a sua , que escreve lindamente!!!Não importa se o blog delas não é igual ao meu(artesanato) o mais importante é que fazemos coisas diferentes é isso é o mais legal de tudo!!Pois aprendemos mais quando dividimos nossas vitórias e conquistas com outras pessoas ,que não são nem mesmo da nossa cidade,não tem a mesma vivencia que nós, pessoas que tem os mesmos objtivos de ajudar ao próximo a aprender algo que ainda não conhecemos e eu acho que vc tem muitas coisas a nos ensinar, por isso te deixo esse meu recado que é muito importante , pra nos sentirmos que realmente estamos fazendo algo muito especial,ja te gosto muito pela delicadeza das suas palavras e preocupação conosco em compartilhar seu sentimento...bjs fique co DEUS e bom final de semana
Cleo Miras disse…
Ola amiga... bom.. não sei o que dizer.. eu tento seguir todas que deixam recados no meu blog e tento tb visitar e deixar recados... o que eu notei, e não sei como resolver é que as vz quem clica no meu nome é direcionada para o meu blog e as vz é direcionada pro google + ... não sei se é disso que vc esta falando... ms de qualquer forma estou te seguindo e sempre que puder eu te visito.. bj bj
Olá, eu penso exatamente isso, por mim é tudo isso que escreveu, claro que venho me justificar por ter ficado tanto tempo por fora, mas estou sempre visitando todos os blogs e agradecendo cada visita, espero que meu blog também esteja sempre organizado e que eu consiga dar atenção a todas as pessoas. Realmente, acho que o bom senso é essencial; como nunca pensei sobre o link no meu avatar, sempre deixo o link após meu comentário, como se fosse minha assinatura. Achei esse texto super bacana porque também falo muuuuito e escrevo em dobro, acabo postando muito também;
Enfim, acho que poderemos nos entender muuito bem na blogosfera e agradeço seu carinho em meu blog. Estarei aqui mais vezes, amei a diversidade e volte sempre ao meu blog
Bjuuuuuuuuus
aprendendocuriosamente.blogspot.com