A manutenção da sidebar do blogue

Tempo de cumprir mais um Desafio 21 Dias, a tarefa #5 é Manutenção da sidebar ou barra lateral do blogue.
Os meus primeiros blogues, criados em 2004, só tinham corpo e lateral direita, larga. Eu na altura nem nunca tinha ouvido falar de HTML e ficava frustradíssima por ver blogues que tinham sido alterados e o meu continuava como tinha nascido, sem que eu conseguisse mudar nada ou quase nada. Na sidebar julgo que só havia o About! Tudo o que dizia respeito ao Blogger estava em inglês. Lentamente fui aprendendo HTML, cheguei a fazer sites em HTML, à unha! Hoje esqueci a maioria dele. Mas entretanto o Blogger evoluíu e quem hoje começa a blogar pode desde logo personalizar o modelo de base com as ferramentas que são fornecidas no próprio – é uma brincadeira! Além desses modelos facilmente se encontram outros na internet, são gratuitos, alguns trazem incluidos os botões de social media, outros estão preparados para serem facilmente monetizados. O modelo deve ser adequado à finalidade de cada blogue, vale a pena perder algum tempo a escolher o ideal.


Provocação! Se nunca mexeu no template do seu seu blogue e está a participar do Desafio 21 Dias, já fez backup ao seu blogue, - tarefa anterior - por isso, arrisque e escolha um dos muitos modelos nem que seja só para testar a diferença. Eu não estou 100% satisfeita com o design do meu blogue mas em Outubro – data da minha anual faxina blogueira - optei por não mexer em nada. Da última vez que me aventurei por esse caminho passei horas a ver demos, a fazer downloads e a chegar ao fim...retomando o modelo básico!É isso, sou uma básica!

Há coisas que os visitantes actuais esperam encontrar na sidebar – os botões para a social media ou a subscrição de feeds. Como uso Adsense e plataformas de afiliados, eu aproveito as laterais também para colocar anúncios de publicidade. Como a leitura se faz da esquerda para a direita, eu sei que a lateral esquerda do blogue é melhor para esse fim do que a lateral direita. Mas não é por isso que não coloco anúncios nesta. Muitos blogues colocam uma única zona lateral à direita e é lá que está a sua zona de publicidade, a par de outras. Como eu me tenho dado bem com a zona do lado esquerdo, mantenho-a em todos os blogues que crio. A minha convição é que não posso encher as laterais só com anúncios, elas devem ter algum interesse para o visitante. Assim, do lado direito eu forneço alguns links para outros dos meus blogues. Coloquei uma widget com postagens recentes na lateral direita, isso não foi hoje, mas já aconteceu no âmbito deste Desafio.

Passo 1 – Limpeza A Nospheratt aconselhava limpeza e eu fiz. Detestava os meus botões de follow me – quer do Twitter, quer do Facebook. Instalei um botão novo, via Social Follow - vejam o print abaixo - mais discreto. Restará saber se não é demasiado discreto, penso que não pois entendo que a vontade de seguir os meus tweets ou de alguém se juntar a mim no Facebook, deve anteceder a procura pelos botões. Se ela não existir nem que fossem do tamanho de semáforos, népias! Também já inclui o meu perfil no Google+. Achei muito simpático e deixo aqui a sugestão para testarem. O que é bom para uns não é para outros.



Print screen mostrando o botão em ação!




Passo 2 – Reorganização


A Nospheratt aconselhava colocar a subscrição do feed, os contactos e formulário de busca no topo da sidebar. Mudei a caixa de busca que estava no centro do blogue, no topo da zona central de postagem, para a lateral. O resto ficou como já estava. Em Outubro eu tinha alterado para português o botão de subscrição do feed. Não sei se por causa disso, o número de assinaturas subiu! Penso que uma clara call to action nesse botão, ajuda! Queria fazer o mesmo na caixa de pesquisa, hoje, mas não consegui. O meu blogue não tem categorias, mas tem a tal da "nuvem de palavras" que eu teimo em manter por ser indicativa das matérias sobre que escrevo. Também ela "paira" na lateral esquerda do blogue.

Passo 3 – Destaque Seu Conteúdo
A Nospheratt aconselha uma lista de postagens destacadas, as melhores do nosso blogue. Estes funcionariam como um isco, atraíndo e mantendo presos os visitantes que chegam ao blogue pela primeira vez. Para mim é difícil escolher. Estou próxima das 1000 postagens e não faço bem ideia do que possa considerar como la crème de la crème do Palavras-cruzadas! Anteontem criei uma lista de links para as postagens do Desafio 21. Julgo que o que estou a escrever neste âmbito poderá interessar a blogueiros em geral, desde que não muito entranhados na arte de blogar ou já saberão tudo isto, eu não sou uma perita!

O Blogger tem uma widget para postagens populares e por curiosidade eu testei. Saíram postagens que de todo não têm nada de excepcional, mas que foram eleitas em virtude dos muitos acessos – popularidade é isso mesmo. Mas popularidade não signifca nem de perto nem de longe que essas postagens sejam as melhores do blogue. Vale aqui e para o conceito em geral – nem tudo o que é popular é bom,. Foi a primeira vez que vi esses números.

Terminada mais uma tarefa. Venha a próxima!

Comentários