Dia do consumidor: 15 de Março


"Reclamar -http://www.reclamar.pt/ - é um serviço online destinado ao consumidor. Se tem uma reclamação sobre um produto ou serviço pode agora reencaminhá-la facilmente à empresa ou entidade fornecedora do mesmo. Somos o seu assistente para uma resolução rápida, eficiente e sem custos, da sua queixa.

Ao adquirirmos um bem ou serviço estabelecemos uma relação com o fornecedor do mesmo, seja ele uma entidade privada ou pública. Esta relação implica o cumprimento de determinados direitos e deveres por ambas as partes. Na grande maioria das vezes, estas relações realizam-se de forma positiva e satisfatória. Contudo, situações existem em que nem tudo corre bem e nem sempre os fornecedores cumprem os seus deveres. Nas situações em que nos sentimos lesados, insatisfeitos, em que o fornecedor não cumpriu as suas obrigações é importante entramos em contacto com a empresa ou entidade fornecedora, expondo a situação, solicitando uma rectificação e dando a esta a oportunidade de reparar o problema. Como consumidores, temos o direito de apresentar o nosso desagrado, solicitar esclarecimentos e a resolução de situações que consideramos incorrectas.Uma reclamação deve ser apresentada formalmente e por escrito. Desta forma existe um documento suporte da queixa.

O mesmo, obriga legalmente a empresa ou entidade a quem se dirige, a dar seguimento e resposta à reclamação.O sítio Reclamar, ajuda-o a apresentar a sua queixa. Fazer a sua carta de reclamação é agora uma tarefa totalmente acessível. Em apenas 3 passos e poucos minutos terá a sua carta concluída. A carta será selada com a marca de Reclamar, símbolo de que será publicada e seguida no nosso website. A sua reclamação ficará registada online na nossa página, juntamente com todas as outras de outros consumidores, o que fará pressão sobre o fornecedor para uma rápida resolução da queixa. Na lista de reclamações publicada na página principal do site é possível ver por empresa ou entidade, estatísticas relativas às queixas apresentadas e ao seu grau de resolução. Neste website encontra também uma secção com informação útil sobre direitos do consumidor, como e onde dar seguimento a um conflito de consumo, entidades de referência nesta área. Directa ou indirectamente, ajudamos o consumidor a receber um melhor atendimento e os fornecedores prestarem um melhor serviço a clientes. ".


Acabei de descobrir este site em pleno Dia do Consumidor. 

No dia 15 de Março de 1962, o presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, enunciou quatro direitos fundamentais do consumidor, numa declaração ao Congresso. O que parece elementar, isto é, que todos nós independentemente de sermos o Sr. Amorim das Cortiças ou o sr. António das Castanhas Assadas temos direitos enquanto consumidores, não é por vezes assim tão evidente, pelo menos para o lado de quem presta serviços. Mas há muitas melhorias a registar desde que o Dr.Beja Santos nos iniciou no direito do consumidor. Até então um vasto número de pessoas nunca tinha pensado que se encontrava por vezes numa situação de desfavor ante o fornecedor, regra geral entidades que exploram económica e profissionalmente uma actividade, que detêm o poder e o conhecimento para fornecer um produto e serviço específicos para satisfação de uma qualquer necessidade pessoal do consumidor. À medida que os produtos se foram tornando cada vez mais complexos maior a debilidade para o consumidor.Também não importa se o meu fornecedor de um serviço ou produto ou direito é o Sr. António das Castanhas, o Sr.Amorim das Cortiças ou um qualquer organismo da administração pública. Se temos um contrato ou qualquer outra forma estabelecida de fornecimento de serviço ou produto, somos consumidores, logo temos direitos.Como se pode constatar pelo minha postagem anterior, exemplos de atropelos ao fornceimento dos serviços são uma constante. Muitas vezes falta ainda a consciência de que existe um direito a reclamar que pode e deve ser accionado. A pessoa parece ter vergonha de exigir apenas o que é legítimo. Esta atitude conduz apenas ao arrastar do incumprimento ou mau cumprimento, deve ser rebatida pois é a única via para melhorar a prestação de serviços e educar o fornecedor. Eu até já pareço o Dr. Beja Santos!!! É melhor ficar por aqui.Agora vou ver o site que vos apresento, é que tenho pelo menos duas situações em mãos que merecem uma boa reclamação...Ah, e esta semana vou tomar nota da hora de saída e chegada do meu comboio diário. Fiquem à espera da tabela que publicarei no próximo sábado...pouca terra, pouca terra, pouca terra...

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