Problemas de Palavras Cruzadas



Muitos visitantes chegam a este blogue à procura de problemas de palavras cruzadas. A pensar neles, elaborei uma página dedicada ao tema do cruzadismo.

A mente, tal como o corpo, necessita de exercício para se manter sã. Resolver palavras cruzadas é uma ginástica cerebral ideal para todas as idades, dos 7 aos 77 e mais ainda. A falta de actividade física atrofia os músculos, conduz à obesidade. De igual forma também o cérebro perde capacidade de resposta, de raciocínio, se não o mantivermos ocupado. Se ainda não é adepto do cruzadismo, experimente trocar meia hora diária de TV pela resolução de um problema de palavras cruzadas!

História e Curiosidades

Para começar, que tal consultar a breve história das palavras cruzadas ? Ou descobrir em que país circularam comboios onde foram colocados dicionários para ajudar à resolução dos problemas de palavras cruzadas? Ou então, saiba em que país é que um jornal, pela primeira vez, imprimiu um problema de palavras cruzadas. Como se costuma dizer, o saber não ocupa lugar!

Palavras cruzadas são sinónimo de diversão e aprendizagem. Eis alguns exemplos de problemas onde podemos aprender, por exemplo, sobre o Império Romano ou coisas do mundo do espetáculo. Não há nenhum tema que não se preste à elaboração de jogos de palavras cruzadas. São um bom recurso para educadores e professores dinamizarem o ensino.

O blogue de palavras cruzadas do Paulo Freixinho tem o mesmo nome do meu, acrescentado do dele. Trocámos algumas impressões quando ele o inaugurou. Paulo Freixinho tem muita experiência na elaboração de palavras cruzadas e lá encontrará Anagramas, Palavras cruzadas baseadas em Livros (palavras anotadas durante a leitura), Biográficas, Clássicas, Domingueiras, Em Branco, Em Mirandês, Espanhol/Português, Gigantes, Históricas, Juvenis e Temáticas!

Para quem leva a sério a onda ecologia e prefere não comprar revistas, ou para os incansáveis do computador, eis a abordagem tecnológica: palavras cruzadas online!

Experimentem estas sugestões: 

Para os mais aventureiros e criativos, alguns programas informáticos possibilitam a criação dos nossos próprios problemas de palavras cruzadas!

Software de palavras cruzadas para compra se quiser investir!

Palavras Cruzadas 8.0 Com vantagens em relação ao jogo impresso, tradicional. Permite salvar o jogo, inserir novas palavras, copiar o jogo para usar no Word, imprimir, escolher vários níveis de dificuldade e opção para mudar o visual. Possui mais de 1.600 palavras.

As palavras cruzadas já chegaram aos smartphones

Espreite as apps:

E também estão no Facebook!Página Passatempos-Palavras Cruzadas


Livros de palavras cruzadas

Para aqueles que não dispensam a companhia dos nossos amigos livros!

Para adultos

Uma obra para quem gosta da palavra escrita e de cruzar palavras. Da autoria de Paulo Freixinho, PALAVRAS CRUZADAS COM LITERATURA apresenta setenta e dois problemas em torno de obras de doze autores portugueses: Almeida Garrett; Agustina Bessa-Luís; Luís Vaz de Camões; Eça de Queirós; Florbela Espanca; Vergílio Ferreira; Dinis Machado; José Luís Peixoto; Fernando Pessoa; J. Rentes de Carvalho; José Saramago; Miguel Torga.

Para crianças

AS MINHAS PRIMEIRAS PALAVRAS CRUZADAS VOL 1 , são palavras cruzadas para os mais novos, estimulam a aprendizagem e o poder de observação. As crianças ficam entretidas enquanto exercitam o raciocínio e o vocabulário, a brincar. Também há AS MINHAS PRIMEIRAS PALAVRAS CRUZADAS VOL 2 e ainda EU APRENDO COM AS PALAVRAS CRUZADAS 

Recursos diversos sobre Língua Portuguesa, para os adeptos das palavras cruzadas

Dicionário Enciclopédico de Palavras Cruzadas pode ser adquirido na WOOK!

Comentários

Paulo Freixinho disse…
Olá,
Gostei muito desta página... obrigado pela divulgação das Palavras Cruzadas... :-)

Amplexos e ósculos!...
Bernardo Matos disse…
PALAVRAS CRUZADAS COM (quase) TUDO!

Olá! Boa tarde.

Sou autor de Palavras Cruzadas e do "Dicionário de Cruzadismo" (Edições Atena, 1997).

Se quiser indicar a minha página "Passatempos - Palavras Cruzadas - Cruzadismo" (no facebook) aos seus visitantes que buscam por Palavras Cruzadas, terei todo o gosto em receber essas visitas.
Assim como a sua, o que, antecipadamente, agradeço.
Abraço.