Problemas de Palavras Cruzadas

Muitos visitantes chegam a este blogue à procura de problemas de palavras cruzadas. A pensar neles, elaborei uma página dedicada ao tema do cruzadismo.

A mente, tal como o corpo, necessita de exercício para se manter sã. Resolver palavras cruzadas é uma ginástica cerebral ideal para todas as idades, dos 7 aos 77 e mais ainda. A falta de actividade física atrofia os músculos, conduz à obesidade. De igual forma também o cérebro perde capacidade de resposta, de raciocíneo, se não o mantivermos ocupado. Se ainda não é adepto do cruzadismo, experimente trocar meia hora diária de TV pela resolução de um problema de palavras cruzadas!

 História e 
Curiosidades

Para começar, que tal consultar
 a breve história das palavras cruzadas ? Ou descobrir em que país circularam  comboios onde foram colocados dicionários para ajudar à resolução dos problemas de palavras cruzadas? Como se costuma dizer, o saber não ocupa lugar!


Palavras cruzadas são sinónimo de diversão e aprendizagem. Eis alguns exemplos de problemas onde podemos aprender, por exemplo, sobre História de Portugal ou coisas do mundo do espetáculo. Não há nenhum tema que não se preste à elaboração de jogos de palavras cruzadas. São um bom recurso para educadores e professores dinamizarem o ensino. 

O blogue de palavras cruzadas do Paulo Freixinho tem o mesmo nome do meu, acrescentado do dele. Trocámos algumas impressões quando ele o inaugurou. Paulo Freixinho tem muita experiência na elaboração de palavras cruzadas e lá encontrará Anagramas, Palavras cruzadas baseadas em Livros (palavras anotadas durante a leitura), Biográficas, Clássicas, Domingueiras, Em Branco, Em Mirandês, Espanhol/Português, Gigantes, Históricas, Juvenis e Temáticas!

Um site brasileiro que considero interessante é A Recreativa, é simultaneamente uma editora de revistas de palavras cruzadas e um excelente exemplo de divulgação do passatempo!

Para quem leva a sério a onda ecológia e prefere não comprar revistas, ou para os incansáveis do computador, eis a abordagem tecnológica: palavras cruzadas online

Experimentem estas sugestões:
Para os mais aventureiros e criativos, alguns programas informáticos possibilitam a criação dos nossos próprios problemas de palavras cruzadas! 
Software de palavras cruzadas para compra se quiser investir!
Palavras Cruzadas 8.0 Com vantagens em relação ao jogo impresso, tradicional. Permite salvar o jogo, inserir novas palavras, copiar o jogo para usar no Word, imprimir, escolher vários níveis de dificuldade e opção para mudar o visual. Possui mais de 1.600 palavras.

As palavras cruzadas já chegaram ao Iphone
Espreite a aplicação Palavras Cruzadas 
totalmente Português, são 300 puzzles. Dois modos de preenchimento, a lápis e caneta...! 

E também estão no Facebook!
Página Passatempos-Palavras Cruzadas

Praticar o inglês no iPhone, iPod touch e iPad com a ajuda de palavras cruzadas!
Mais de 1.000 palavras cruzadas que permitem praticar mais de 3.000 palavras em Inglês, Todas as palavras são pronunciadas por um locutor nativo quando completadas e,  uma vez instalado, todo o conteúdo do software estará contido em seu aparelho, sem a necessidade de conexão à Internet. Vão consigo a todo o lado!

Livros de palavras cruzadas 

Para aqueles que não dispensam a companhia dos nossos amigos livros!

Para adultos 
Uma obra para quem gosta da palavra escrita e de cruzar palavras. Da autoria de Paulo Freixinho, 
PALAVRAS CRUZADAS COM LITERATURA  apresenta setenta e dois problemas em torno de obras de doze autores portugueses: Almeida Garrett; Agustina Bessa-Luís; Luís Vaz de Camões; Eça de Queirós; Florbela Espanca; Vergílio Ferreira; Dinis Machado; José Luís Peixoto; Fernando Pessoa; J. Rentes de Carvalho; José Saramago; Miguel Torga. 

Para crianças 

AS MINHAS PRIMEIRAS PALAVRAS CRUZADAS VOL 1 , são palavras cruzadas para os mais novos, estimulam a aprendizagem e o poder de observação. As crianças ficam entretidas enquanto exercitam o raciocínio e o vocabulário, a brincar. Também há AS MINHAS PRIMEIRAS PALAVRAS CRUZADAS VOL 2  e ainda EU APRENDO COM AS PALAVRAS CRUZADAS 

Recursos diversos sobre Língua Portuguesa

2 comments:

Paulo Freixinho said...

Olá,
Gostei muito desta página... obrigado pela divulgação das Palavras Cruzadas... :-)

Amplexos e ósculos!...

Bernardo Matos said...

PALAVRAS CRUZADAS COM (quase) TUDO!

Olá! Boa tarde.

Sou autor de Palavras Cruzadas e do "Dicionário de Cruzadismo" (Edições Atena, 1997).

Se quiser indicar a minha página "Passatempos - Palavras Cruzadas - Cruzadismo" (no facebook) aos seus visitantes que buscam por Palavras Cruzadas, terei todo o gosto em receber essas visitas.
Assim como a sua, o que, antecipadamente, agradeço.
Abraço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...