Atleta chinesa vence oponentes masculinos nos Jogos Olímpicos de Barcelona 1992


Durante a cerimónia de medalhas, Zhang foi erguido no ar pelos medalhistas de prata e bronze. O momento precioso foi capturado pelo lendário atirador chinês XU Haifeng, que ganhou a primeira medalha de ouro olímpica para a República Popular da China em Los Angeles 1984.

Sendo os homens geralmente  capazes de vantagem física sobre as  mulheres, daí a separação que habitualmente se faz nas modalidades desportivas entre o feminino e o masculino, um esquema para garantir a justeza de resultados. No caso dos exercícios aeróbicos, eles possuem um maior número de glóbulos vermelhos no sangue, responsáveis pelo transporte de oxigénio necessário para a respiração celular (processo de aquisição de energia pela célula). O homem também leva vantagem em actividades de força em virtude da produção maior de testosterona, que causa um aumento maior na musculatura. As mulheres apresentam uma maior flexibilidade, o que garante melhor execução de actividades que exigem movimentos precisos. 

Na história dos Jogos Olímpicos encontramos um caso único em que os homens foram derrotados pelas mulheres. Leiam.

Existem três principais disciplinas competitivas de tiro ao prato: o skeet, o tiro ao prato e o tiro ao prato desportivo. O skeet foi incluído pela primeira vez no programa olímpico na Cidade do México 1968. Até aos jogos de Barcelona 1992 foi um evento misto aberto a homens e mulheres.

ZHANG Shan, a atleta na fotografia, nasceu na província de Sichuan, na República Popular da China. Zhang causou sensação em Barcelona 1992 pois foi a primeira mulher a vencer um evento de tiro misto na história olímpica.

Começou aos16 anos e depois de pouco mais de meio ano de treinamento, Zhang já era considerada uma das maiores atiradoras de skeet do país.  Em 1989, Zhang ganhou os títulos do Shotgun World Championship em eventos de skeet individual e em equipe.

Zhang realmente ganhou fama em Barcelona 1992, durante o último evento de skeet aberto a homens e mulheres. Sessenta atiradores participaram do evento, com apenas sete deles mulheres. Na rodada de qualificação, Zhang acertou todos os 150 alvos e se tornou a única atiradora a avançar para a semifinal com 24 atletas. Na semifinal, ela repetiu sua pontuação perfeita ao atingir 200 alvos. Sua brilhante performance a fez quebrar o recorde olímpico e igualar a marca do recorde mundial.

Seis atiradoras lutaram por medalhas na rodada final. Sentindo fadiga e um alto nível de pressão, a precisão de Zhang diminuiu, tendo errado dois alvos. Mas nenhum dos competidores masculinos conseguiu alcançá-la. Ela ganhou a medalha de ouro com uma pontuação de 223, tornando-se a primeira e última atiradora a vencer o evento de skeet misto de espingarda olímpica na história.

Após os Jogos de Barcelona, ​​a International Shooting Union (que se tornou a ISSF em 1998) proibiu os eventos mistos. Nos anos seguintes, o evento skeet permaneceu no programa dos Jogos Olímpicos, mas apenas para atletas do sexo masculino. Como resultado, Zhang aposentou-se temporariamente do tiro e continuou seus estudos na Universidade de Sichuan.

No entanto, quando o COI anunciou que o evento de skeet feminino estaria no programa de Sydney 2000, Zhang começou a treinar novamente. Ela tornou-se a primeira atleta da Seleção Chinesa de Tiro em Sydney 2000 ao vencer o título de skeet feminino na Copa do Mundo de Tiro do Cairo de 1998. Infelizmente, Zhang não conseguiu retornar à sua melhor forma em Sydney, terminando em oitavo na fase de qualificação e perdendo uma vaga na final.

Quatro anos depois, Zhang não conseguiu classificar-se quando participou das eliminatórias nacionais para Atenas 2004.



Comentários