A história de Eric Moussambani nos Jogos Olímpicos de Sidney



Esta história tem sido amplamente divulgada. Faz-me sorrir. Partilho com idêntico propósito. Em alternativa, podem ver e ouvir o Eric no vídeo a fazer este relato e imagens da sua participação olímpica.

 
“Eric, the Eel" se tornou-se uma espécie de herói olímpico quando nadou nas Olimpíadas de Sydney em 2000. Seu tempo de um minuto e 52,72 segundos nos 100 metros livres foi o pior da história olímpica. Na abertura dos 100 metros livres masculinos nos Jogos Olímpicos de Sydney em 2000, mas apenas um homem estava em seu bloco: Eric Moussambani, da Guiné Equatorial, um pequeno estado no oeste da África. Havia outros dois nadadores para competir – um do Níger e outro do Tajiquistão – mas ambos se precipitaram, mergulharam na piscina e foram desclassificados. A multidão aplaudiu, o tiro foi disparado e o jovem de 22 anos mergulhou. De repente ele estava sozinho.
Durante os primeiros 50 metros, Moussambani aguentou mas depois disso tornou-se complicado. Pareceu até parar para recuperar o fôlego antes de continuar.
“Esse aí”, comentou o comentarista da TV britânica, que era ninguém menos que Adrian Moorhouse, medalhista de ouro na mesma disciplina nas Olimpíadas de Seul em 1988, “ele não vai conseguir... Estou convencido que vai ter que segurar a corda.”
Olhando para trás hoje, Eric Moussambani tem dificuldade em discordar dele.“Era eu contra a piscina”, ele relembra rindo. “Eu não me importava com mais nada, eu só queria terminar a corrida… Quando fui para a Austrália, foi a primeira vez que vi uma piscina olímpica. Eu estava com medo das dimensões.”
De alguma forma, ele conseguiu nadar até o fim, registando um tempo de um minuto e 52,72 segundos. O homem que eventualmente ganharia o ouro no evento, Pieter van den Hoogenband, da Holanda, terminaria a final em 48,30 segundos apenas.
Sua natação o tornou uma estrela instantânea das Olimpíadas de Sydney – apelidado de “Eric, o enguia” pelos media mundiais – e ridicularizado ao redor do mundo por registar o pior tempo da história.
Moussambani cresceu em Malabo, capital da Guiné Equatorial, destacou -se no futebol e no basquete. Mas um dia, três meses antes do início das Olimpíadas de Sydney, ele ouviu um anúncio no rádio com uma oferta intrigante.
“Ouvi no rádio que eles (o Comitê Olímpico Nacional da Guiné Equatorial) precisavam de nadadores, então fui e coloquei meu nome”, ele lembra.
Nunca tinha desejado ser um nadador olímpico, mas, tendo praticado num rio local, Moussambani decidiu tentar. Quando chegou ao hotel em Malabo onde o teste aconteceria, ele logo descobriu que não tinha competição:“Fomos chamados para a seleção e eu era a única pessoa que estava lá!”, diz ele.“Ninguém veio. Ficamos esperando por duas horas. Eu era o único. Isso foi no único hotel que tinha piscina, uma piscina de 12 metros. Eles me disseram para entrar e perguntaram se eu sabia nadar.”
Depois de provar que sabia nadar, Moussambani foi informado de que iria para Sydney após garantir uma vaga na equipe olímpica da Guiné Equatorial, uma vaga que havia sido oferecida pelo sistema de especial do Comitê Olímpico Internacional, que dava às nações menos desenvolvidas a hipótese de enviar atletas aos Jogos para ganhar experiência.
“Eles só me disseram para preparar meu passaporte e uma foto para que pudessem me enviar para as Olimpíadas. Eles disseram: 'Continue treinando.' Eu perguntei a eles: 'Com quem? Eu não tenho um treinador.' Eles disseram: 'Faça o que puder. Continue treinando porque você vai para as Olimpíadas.' “
Os preparativos foram difíceis para Moussambani. Não havia piscina olímpica na Guiné Equatorial e a piscina do hotel tinha uso limitado, cedo na manhã e ao fim do dia, longe da vista dos hóspedes. Nos dias em que não podia usar a piscina, ele treinava nos rios e no mar, com o pescador local o orientando sobre como usar as pernas e os braços para se manter à tona. Ainda assim, ele partiu para a Austrália pela primeira vez sabendo que, se nada mais, seria uma aventura. “Os Jogos Olímpicos eram algo desconhecido para mim”, diz ele. “Eu estava feliz por viajar para o exterior e representar meu país. Era novo para mim. Era muito longe da África, três dias de viagem.”
Foi só quando ele apareceu para o treinamento no primeiro dia que ele viu uma piscina olímpica pela primeira vez. A realidade rapidamente caiu sobre ele. “Quando cheguei, fui ver a piscina para ver como é. Fiquei muito surpreso, não imaginava que seria tão grande”, conta. Além disso ele pensava que ia nadar 50 m e afinal a prova era 100 m!Informou as pessoas que o tinham mandado que ia ser difícil.
“Meu cronograma de treinamento lá era com os nadadores americanos. Eu ia para a piscina e os observava, como eles treinavam e como eles mergulhavam, porque eu não tinha ideia. Eu os copiava. Eu tinha que saber como mergulhar, como mover minhas pernas, como mover minhas mãos. Aprendi tudo em Sydney. Eu não sabia mergulhar, nada. Enquanto eles (a equipa de natação dos EUA) estavam treinando, eu os observava. Eu estava sozinho. Eu não tinha um treinador. Pedi ajuda. Alguns ajudaram, outros não. ”
Quando chegou o dia da corrida, Moussambani estava sentado em seu assento, com seus óculos de proteção, repassando tudo o que havia aprendido com os nadadores americanos. Tinha medo de ser tão mau que as pessoas se rissem de mim. “Eu estava pensando, 'Faça o que você acha que pode fazer.' Eu estava pensando em como os nadadores americanos estavam treinando”, ele explica. Mas quando seus dois competidores foram desqualificados por duas largadas falsas, Moussambani de repente se sentiu muito sozinho.“No começo eu pensei que eu era o desclassificado!” ele ri.“Eles me disseram que eu era o único que iria nadar, então fiquei ainda mais nervoso. Todo mundo estava gritando: 'Vai, vai, vai!' ”
A maioria dos atletas só consegue lembrar-se de um borrão de memórias ao relembrar sua época nas Olimpíadas, mas Moussambani lembra-se de cada segundo daquela corrida: a dor, o medo, a exaustão e, finalmente, o alívio.
“Os primeiros 50 metros eu fiz muito bem. Pensava nos meus amigos, na minha família, não pensava no tempo, pensava em chegar ao fim. Eu fiz com muita energia. Quando eu estava voltando para completar os 100 metros eu estava exausto. Assista ao vídeo, eu não conseguia sentir minhas pernas. Eu estava sentindo que não iria mais longe. Eu movia-me no mesmo sítio!
“A multidão estava cantando, 'Go go go go!' Então eu fiz o meu melhor para completar a prova. Mas quando eu terminei, eu estava exausto. Eu pensei, 'Ufa, meu Deus!' Todos os meus músculos estavam cansados. Então, quando eu entrei no vestiário, eu simplesmente desabei no chão e fiquei lá. Eu não conseguia nem respirar. Depois fui dormir por quatro horas.”
“A atenção dos media foi, ufa…” ele lembra.“Todos estavam perguntando sobre mim. Oh, onde está Eric the Eel? Eu não sabia falar inglês naquela época. As pessoas estavam dizendo que eu era uma estrela. Mas eu não sabia o que fazer. Muitas pessoas estavam zombando de mim, outras davam-me os parabéns. Mas o que eles não entenderam foi que tinha sido a minha primeira vez numa piscina. Alguns disseram que você é um bom exemplo do espírito olímpico. Eles até levaram meu calção para exibir em um museu olímpico em Sydney”, ele se gaba alegremente.
Enquanto a maioria das pessoas viu os verdadeiros valores do movimento olímpico na natação quixotesca de Moussambani em Sydney – coração, determinação, um espírito de nunca desistir – sua performance provocou muita preocupação em outros lugares. Atletas de elite ficaram ofendidos que nadadores mais talentosos foram impedidos de participar das Olimpíadas para acomodar atletas em vias de desenvolvimento.
Como Moorhouse disse em uma entrevista posterior: “Foi um momento decisivo para os Jogos Olímpicos, que levou a questionar se esse nível de desempenho deveria estar presente na competição olímpica”. O Comitê Olímpico Internacional reforçou as regras para evitar que outros “Eric the Eels” aparecessem.
Depois que as atenções se dissiparam, Moussambani continuou a nadar. Sua última competição foi o Campeonato Mundial no Japão em 2002. Os seus tempos melhoraram constantemente. Em 2004, Eric reduzira pela metade seu melhor tempo - 56,9s. E em 2006, ele nadou em 52,18s - seu melhor tempo de todos os tempos. Infelizmente, ele não pode competir em Atenas durante as Olimpíadas de 2004 devido a um problema com o passaporte. Esperava ter tido uma última hipótese nas Olimpíadas no Rio em 2016 antes de se aposentar. “No momento, sou o técnico do país, mas perguntei à minha federação olímpica se posso nadar nas próximas Olimpíadas. “Eu ainda tenho um sonho. Quero mostrar às pessoas que meus tempos melhoraram, que agora temos piscinas no meu país e que agora posso nadar cem metros.” (Copiado de blogue que indicava site da CNN como fonte)

Comentários