Um hino motivacional do fitness


O Nuno Markl tem uma rubrica, na Rádio Comercial, que se chama Rapsódias Boémias. Talvez até tenha algum programa no ar, não sei, já não ouço rádio desde que o Som da Frente acabou, pelo menos de forma deliberada. Falaram-me nisto com desprezo e é claro que fui logo ouvir. Se me dissessem que era uma pérola, eu teria ignorado. Ninguém é perfeito.

Estas duas palavras, Rapsódia e Boémia, fizeram-me pensar em algo poético, improvisado, sem dúvida, animado, e com carácter boémio, ou seja, uma cena algo ramboieira, divertida. Julgava eu que o rapsodo em questão é um humorista, mas ou ele disfarça bem, ou então sou eu que não entendo o humor radiofónico. Markl limita-se a traduzir letras de canções "estrangeiras", (talvez com a ajuda do Chat GPT, porque não?) e depois recita-as com enfado, acompanhadas de comentários mandriões enquanto as canções originais tocam em fundo. (Só ouvi uma canção, posso estar a ser superlativamente injusta com o moço. Mas depois desta amostra também não quero ouvir mais nada.) Os colegas juntam a este "improviso"mais uns desconchavos verbais, uns risinhos, parece fazer de conta que se divertem. Esta récita da letra que ouvi, Blue,(Da Ba Dee), daquela banda dos anos 80, os Eiffel 65, é um massacre auditivo, é o próprio a afirmar que é um massacre. É coisa para acabar com qualquer boa disposição matinal que tenha sido acordada pela ingestão de milagrosa xícara de café encorpado. É de ficar azul quando o semáforo fica vermelho e nem é preciso estar presa no trânsito! Todas as segundas feiras, por sinal, dizem, o dia mais odiado da semana, às nove e qualquer coisa, acontece este momento de humor radiofónico. Nuno Markl traduz e infelizmente, canções não faltam, pelo que se prevê um exercício duradouro. O Eça dizia que o humor é castigo e salvação. Mas o que fiz eu para ser assim castigada, ó Markl?!

Uma famosa Rapsódia, por acaso, Azul, fez de Gerswin uma estrela. Na minha modesta opinião, estas Rapsódias fazem do Markl um cometa. (Isto foi uma tentativa ténue de humor negro.) Ora, eu acho que em vez do Markl nos massacrar às segundas bem podia usar este momento matinal para traduzir letras de canções que nos elevassem o astral, ou nos ajudadassem a agarrar a semana pelos cornos, ou nos motivassem para vencer nossas quotidianas procrastinações. Por exemplo, motivação para ler livros com muitas páginas, andar mais a pé, comer mais devagar, fumar menos, usar mais as escadas, regar as plantas, não deixar morrer o kefir, dobrar a roupa logo que se apanha da corda, separar os lixos religiosamente, fazer compostagem, varrer as migalhas do chão da cozinha antes delas começarem a atrair os pombos, fazer menos scroll nas redes, etc. Todos temos a nossa procrastinaçãozinha de estimação e uma forcinha pela manhã, Markl, após o dolente fim de semana, que nos despertasse para manter a rota, isso sim, isso é que seria oiro sobre azul.

Porque é Carnaval, e ninguém levará a mal se isto não tiver piada nenhuma, aqui vai uma tradução com grande potencial para se tornar um hino motivacional feminino. Não é bem humor físico mas tem tudo a ver com fitness! Intitula-se: Um c* assim. (Não escrevo a palavrita de duas letras por extenso para não ferir a sensibilidade delicada dos censores do FB.)

Procurem pela Vitória Monet, no Spotify ou no Youtube, pressionem o play. Victória Monét acaba de garantir três Grammy 2024 pelo seu primeiro álbum, Jaguar II. Ela venceu as categorias de Artista Revelação, Engenharia de Som em Álbum Não-Clássico e Álbum de R&B. Arrumem lá este pedaço de cultura musical contemporânea. O vídeo de Ass like that é inspirado nos workouts dos anos 70. É ouvir, ver, incorporar a mensagem, ir buscar aquela bicicleta onde empilham livros e penduram casacos desde o verão, o tapete de ioga que está enrolado atrás da porta, os halteres, o saco búlgaro, o kettlebell. Ou o garrafão de Água de Luso. Ou o saco de arroz carolino! Toca a pedalar, a fazer a tadasana, ou o agachamento búlgaro. Os halteres são vossos amigos! Não se esqueçam de fazer um aquecimento inicial para melhorar o desempenho muscular, activar a circulação e prevenir lesões.

Mas em alternativa a tudo isto podem apenas rir. Dizem que é o melhor remédio.

Conheci-o há cerca de dois meses

Disse-me que o seu nome era gym

E que ele me tornaria melhor do que antes

Então nós trabalhámos nisso todos os dias

Estamos a fazer as cabeças girar devagar

Vocês sabem o que dizem sobre a relva

O que você rega, vai crescer

Então eu fi-lo crescer

Sim, sim, eu sei que você gosta do jeito

que mostro nos meus jeans

Você deseja poder agarrá-lo

Eu sei que você gosta do jeito que meu corpo senta

Sim, há uma razão para eu andar assim

eu ando assim

Tive que enviar um vídeo, não edito minhas fotos

Eu trabalho para isso, estou na minha cena


E quando estou passando, sim, eu sei que a verdade é

Ele quer saber como ela conseguiu um c* assim

Como ela conseguiu um c* assim

Ele quer saber como ela conseguiu um c* assim

Um c* assim, sim, sim

Com agachamentos todos os dias, fazendo a cena acontecer

Nunca levou picas no c*, mas ela arriscou

Ele quer saber como ela conseguiu um c* assim

Um c* assim, sim, sim


Quando você me olhar, saiba, sim, eu ganhei essa ronda

Tratei minhas calorias como erva, sim, eu queimei essa merda

crédito para meu treinador porque ele estala aquele chicote

É um prémio só ver como meu c* senta assim

Em todos os meus outfits

Tive que enviar um vídeo, não edito minhas fotos

Eu trabalho para isso, estou na minha cena

Comentários