O modelo SeaArt.ai gerador de imagens AI é grátis e em português

 


O SeaArt.AI é uma ferramenta de criação de AI muito fácil de usar e em português. Penso que tem origem na Malásia, pois a sede de resolução de conflitos é em Singapura. Se gostava de criar imagens nestes modelos de inteligência artificial mas a barreira linguística o tem impedido de experimentar, o SeaArt.AI é a resposta. Talvez até existam outros assim, mas experimentei este e os resultados são bons. As imagens têm muito boa qualidade.

Há alguns meses publiquei aqui uns tutoriais sobre os modelos AI que entretanto já se tornaram clássicos mas o entusiasmo que as minhas postagens suscitou foi relativo. Compreendo que os vídeos sejam muito mais apelativos e até de mais fácil entendimento. Ou que não seja a melhor a fazer tutoriais! Em todo o caso, volto a publicar sobre o mesmo tema pois acredito que essa informação possa ser útil a alguém.

Como se usam estas ferramentas AI? Se ainda não sabe, prepare-se para a grande surpresa. Se sempre sonhou poder criar imagens mas lhe faltou o jeito para isso, ou a vontade de aprender e de se aprimorar, agora pode parar de sonhar. Só tem de transcrever as suas ideias em palavras e a "máquina" vai gerar de forma rápida, como se num passe de mágica,  quatro imagens para si. 

A polémica em torno destes modelos AI é muita, e até já a abordei. Mas o caminho do futuro é este, com tanto de polémico como de fascinante. Nao deve ser ignorado, evitado ou temido. Tem de ser enfrentado. Muito vai mudar na forma como se processa a craição de imagens mas temos de nos adaptar e estudar formas de disciplinar o caos. 

O SeaArt.ai tem mais de 12.000 modelos, abrangendo muitos campos e estilos, como anime, 3D, arte digital, pintura a óleo, arte abstrata e muito mais. As imagens podem ser criadas num clique ou então aprimoradas através da escolha de certos parâmetros.

Vamos começar?


Vamos criar uma conta no SeaART.ai clicando em Fazer Login.
Escolhi usar o meu email mas pode entrar com o Facebook, o Google, o Discord.


Aparece então uma janela com alguns campos para preencher: 
o apelido, uma lista de interesses para escolher e 
a confirmação de que se tem mais de 18 anos. 

Tem alguns filtros, mas mesmo assim aparecem  algumas que poderão ser consideradas inapropriadas pelo usuários. Isto não significa que as criadas por vós saiam dessa forma. Isso vai apenas suceder SE vocês quiserem, tudo depende da prompt e da prompt negativa que escrevam.


 Assim que clicar em "Começar a usar " irá ver a galeria de imagens já criadas pelos usuários - são imagens recentes/novas, as mais populares, etc. 

Se é a primeira vez que vê o resultado das imagens geradas por AI, estou certa de que vai ficar surpreendido: não há intervenção de qualquer lápis, pincel ou tintas, nem sequer de paletas digitais. Elas são criadas através de prompts, isto é, comandos de palavras.


Naquela caixa rectângulo podemos escrever o ue desejarmos e depois disso  clicar nos botões abaixo: o primeiro faz BUSCAS por essas palavras e apresenta resultados. O segundo leva-nos para o espaço de criação CRIAR onde as imagens estarão a ser criadas a partir do que escrevemos. O botão redondo serve para escolhermos configurações avançadas. É aqui que se escreve a prompt negativa.

Ainda dentro da caixa temos as opções UPLOAD (permite subir uma fotografia) e Aleatório (vai sugerir modelos aleatórios)


À semelhança do que se passa com outros modelos, os tokens são a moeda que permite criar imagens. Para já são gratuitos, mas isso irá mudar, poderemos ter de comprar pacotes de tokens, pelo que aconselho a que experimentem o SeaART.AI agora. Desta forma também podem acumular tokens pelas actividades. Começamos com 100 tokens. Vejam o montante no botão amarelo, à esquerda.

 Passando para o MENU lateral,  aqui podemos usar MODELOS, como, por exemplo, o "Deliberate" ou o "RevAnimated". "CheckPoint" e LoRA". 

O que está em PESSOAL? É  a minha pasta pessoal onde ficam as obras que criei.

O que é CRIAR? É a área de criação onde as imagens são geradas e onde se pode melhorar a sua resolução via UPSCALE.

TAREFAS são actividades que podemos realizar na plataforma e que valem tokens. No futuro, nesta área talvez estejam planos de assinatura, mas, eventualmente, também podem deixar os usuários ganhar tokens como recompensa por certas acções.

GUIAS são informações sobre o funcionamento da plataforma ou tutoriais sobre a criação de imagens

FOLLOW US - para seguir o SeaART.ai nas redes sociais

CONTACTO - para tirar dúvidas

CONFIGURAÇÕES:

- Pessoais (já preenchidas)
- Geração de imagens com prompt escondida dos outros usuários ou não, e escolha do idioma, o que permite perceber que  a plataforma funciona com tradução automática


 Além das opções que se podem escolher nos botões - Natureza, paisagem, Personagem, Paisagem, etc,- temos os MODELOS. Cada uma das imagens representa modelos de treino no Stable Difusion: o Deliberate, o RevAnimated, para fazer desenho, o Realistic Vision para fazer imagens realistas, etc. 


No Stable Difusion temos os modelos de comunidade. Esses são modelos de IA que os próprios usuários criaram e compartilharam para qualquer um usar. O SeaArt.AI também tem MODELOS e permite até que se importem aqueles modelos - por enquanto apenas o Checkpoint - por quem os criou.


A seta no canto superior direito serve para carregar modelos.

Pode-se treinar o nosso próprio modeloPosso ter o meu próprio modelo e gerar imagens com base num estilo da minha preferência, por exemplo, a preto e branco e num estilo anos 50. Se eu for artista e tiver um estilo próprio, que me identifica, também posso treinar o meu modelo para gerar imagens de acordo com o meu estilo. (Posso, depois  partilhar estes modelos com a comunidade.) 

Para criar um modelo, eu reuno imagens das galerias ou de bases de imagens grátis e cujos autores tenham cedido os seus direitos e crio um "banco de dados" ou "dataset" Depois, treino o meu modelo com estas imagens. As imagens geradas vão ter características inspiradas pela minha selecção.

Como criar imagens  a partir de Modelos?

Ao percorrer as imagens nos MODELOS podemos, por exemplo, querer criar algo similar  a esta imagem da raposa. Se clicarmos em cima vamos aceder à informação, saber que modelo foi usado, a prompt, a resolução, etc.


Podemos  pura e simplesmente, clicar no botão rosa CRIAR. Essa acção faz com que a prompt que originou esta raposa seja colada na nossa caixa de criação. E que as suas configurações também sejam copiadas. 

Outra forma de fazer as coisas é começar por fazer uma pesquisa na caixa de busca usando uma ou várias palavras-chave: raposa, desenho animado, personagem, raposa vestida, etc. E então, após várias palavras reunidas, pode  surgir esta raposa, de que a gente gostou. Queremos, todavia, obter uma imagem parecida e não igual. Então temos de alterar a prompt de alguma forma e, inclusivé, tentar que as imagens sejam todas aproveitáveis, - por agora, o uso é grátis, mas no futuro estaremos a pagar por geração de imagens, temos de rentabilizar a ferramenta, e também queremos gastar o menor tempo possível - retirando coisas que o AI possa colocar ali através do uso da prompt negativa. 

Também temos de ter atenção à informação copiada, por exemplo, em termos de resolução pois pode não interessar para o nosso resultado. Se for muito alta, devemos baixar a resolução nas configurações e depois fazer o UPSCALE, o que lhe vai garantir muito mais qualidade.

Por vezes as imagens saem com proporções erradas: por exemplo, aqui só vemos a cara da raposa. Mas talvez quiséssemos obter uma imagem de corpo inteiro. Temos de ir às configurações e fazer alterações no formato dessa imagem e nas suas proporções. Isso exige algum estudo e, sobretudo, prática.

Esta é uma forma mais rápida de alcançar resultados. 


Agora vamos criar imagens de uma forma  mais lenta, mas que permite maior controlo  é, no espaço CRIAR, que vamos escrever a prompt. 




Escrevi a seguinte prompt e vou enviar sem configurar mais nada e ver o que sai daqui:

robot eletronico de forma humana, a comer um hamburguer na cozinha de uma casa, iluminação interior aconchegante, muito detalhe, pintura digital, cinemática, design de personagens, cores quentes,


Do lado direito, temos formas de moldar a imagem através de modelos. Escolhi o RevAnimated e depois o Dreamshaper para ver a diferença nas imagens geradas. Vamos comparar os resultados. Obtemos sempre quatro imagens. Apenas escolhi uma de cada uma das gerações obtidas para mostrar aqui:


Os primeiros quatro resultados não me agradaram.


Na segunda tentativa, correu melhor.


Na terceira, o resultado piorou.

Decidi também pedir quatro imagens geradas através do LoRA. Escolhi dentro dos modelos sugeridos e no SLIDE ajustei para que tivesse menos peso. As imagens são assim geradas com inputs de dois modelos. Esta possibilidade de juntar modelos é uma inovação desta plataforma.


Não pedi dois robots e muito menos um torso de robot a
flutuar no espaço, que me lembrou o andróide David do Prometus, filme do Ridley Scott! 
 Mas o problema não é a máquina, é a minha prompt que não está suficientemente precisa. Não é assim tão imediato, como muita gente pensa, extrair o resultado que imaginamos, mas a gente chega lá com alguma aprendizagem e dedicação.


Eis o aspecto da minha área de criação após as várias tentativas. Para excluir qualquer destas gerações levamos o cursor do rato até à thumbnail do modelo, do lado direito, e clicamos no ícon lixo. Esta operação também é possível a partir de cada uma das imagens.

Do lado direito encontrams os MODELOS para escolher e as CONFIGURAÇÕES

As BÁSICAS:

- Largura (faixa 128-1080, quanto maior o valor, mais tempo leva para gerar a imagem)

 - Altura (intervalo de 128- 1080, quanto maior o valor, mais tempo leva para gerar a imagem)

- Restaurar rostos (ao escolher esta, obtemos uma representação facial mais fina, é recomendado ao desenhar retratos)

As AVANÇADAS:

- Prompts negativos (o conteúdo que não deseja que apareça na imagem também pode ser deixado em branco)
 - Método de amostragem (18 opções disponíveis, recomendado para usar o padrão Euler a para criação pela primeira vez)
 - Etapas de amostragem (recomendado ser 15 ou mais, quanto maior o valor, mais tempo leva para gerar a imagem, o valor padrão de 20 pode ser usado para a primeira criação) 
- Escala CFG (recomendado 5-15)
- Semente (padrão -1, irá gerar uma semente aleatória) Sem semente especificada o modelo vai produzir uma série de imagens a partir de uma semente gerada aleatoriamente. Usando a semente com o mesmo número o modelo gera resultados semelhantes.


PROMPT NEGATIVOS: abri e encontrei lá escrito alguns exemplos escritos em inglês como Bad work, bad color, extra legs, extra fingers, bad body, bad finger, bad eyes. Para evitar problemas com imagens impróprias podemos juntar NSFW- not safe for work.

O que é um Prompt negativo? Alguns exemplos: subexposto, superexposto, feio, desfigurado, deformado. É um parâmetro que informa um conjunto de caratcterísticas que não devem aparecer nas imagens geradas. No Stable Diffusion as prompt negativas eram inseridas numa segunda caixa de texto e antes de criar  a  imagem. Por exemplo, se quero uma imagem do mar sem barcos eu incluia na prompt negativa a palavra barcos. 

Eis uma lista geral de prompts negativas para escolher e adaptar às necessidades e assim conseguir imagens mais perfeitas:
  • desfigurado
  • feio
  • deformado
  • baixa qualidade
  • pixelado
  • embaçado
  • grãos
  • texto
  • marca d'água
  • assinatura
  • fora do quadro
  • desproporcional
  • más proporções 
  • proporções brutas
  • má anatomia 
  • duplicado
  • cortado
  • mãos extras
  • braços extras
  • pernas extras
  • dedos extras
  • membros extras
  • pescoço longo
  • mutação
  • mutilado
  • mãos mutantes
  • rosto mal desenhado
  • mãos mal desenhadas
  • mãos perdidas
  • braços perdidos
  • falta de pernas
  • falta de dedos
  • baixa resolução
  • mórbido
Voltando à área de craição, eu eliminei a maioria e fiquei apenas com as segundas geradas. Nestas imagens o que me interessava era remover um hambuguer da mesa, o copo, obter mãos mais perfeitas. Tentei assim para ver o que dá.

desfigurado
deformado
desproporcional
dedos extras
mutação
mãos mutantes
mãos mal desenhadas
mãos perdidas
falta de dedos
muitos hamburguers
muitos copos


Continuando, preenchi o prompt negativo, e este foi o resultado:


E eis o resultado. Não esqueçam que têm sempre de inserir a prompt na caixa de criação para obter novas imagens. Os robots extra desapareceram mas o nível de detalhes também. E o hamburguer perdeu muita da definição que tinha, quase nem é um hamburguer. O robot também assumiu uma feminilidade que não estava na minha expectiva.

Uma última tentativa, mas alterando a Prompt:

Um robot eletronico  masculino, de forma humana, a comer um hamburguer com alface e queijo e carne, na cozinha de uma casa, iluminação interior aconchegante, muito detalhe, pintura digital, cinemática, design de personagens, cores quentes



Eis as quatro imagens geradas pela prompt acima: o AI inventou "hamburgueres que levitam". Talvez o robot somine a telequinese, quem sabe!


Vamos examinar aquele lado direito da plataforma e seus três botões:

UPSCALE: gera imagens HD com parametros ajustáveis
UPSCALE CRIATIVO: gera imagens HD com maior detalhe, mas com parametros fixos. 
VARIATIONS: apresenta variações da imagem selecionada por mim


Estas hipóteses podem ser activadas também a partir da imagem - letras U e V.

Aquelas setas em círculo permitem voltar à janela de criação para ajustar os parâmetros quando não gostamos das quatro imagens geradas e voltar a tentar.
O ponto de exclamação dentro do círculo permit editar as prompts e criar
As duas letras permitem alternar ente a minha língua e a língua inglesa
Os três pontos Reportar/Favoritar/Compartilhar/Editar (Serve para eliminar)

Voltando a MENU do lado esquerdo, vemos que ele está dividido entre a área de criação (Criar), as duas primeiras são conhecidas,Text2Img que é usar texto para gerar uma imagem, e Img2Img, que é com usar uma imagem para gerar outra; aquilo a que chamam Controlnet, ainda não testei. Depois temos as ferramentas (Instrumentos). O Upscale faz o que todos fazem, aumenta a resolução, os outros dois, o Informações da imagem/ canal privado e o PROMPT STUDIO, um compositor de prompt.



 O PROMPT STUDIO ou auxiliar de criação de Prompts


Quando abrimos o criador de Prompts vemos esta mistura de caracteres chineses e outros. Temos de começar por limpar tudo. 

Como? Clicamos no X, do lado direito, no topo, e depois, à esquerda, onde está no pincel.

Para aprender a usar estas opções a única maneira é testar, testar, testar. Por exemplo. Quer gerar a imagen de um esquilo na floresta? Tem de compor a prompt servindo-se destas opções. 

Depois de pronta, a prompt aparece na segunda janela, em baixo, à direita. É só copiar e levar para a área de CRIAR. Clique em COPIAR, de seguida clique em TEXT2IMG, que é a área de criação e vamos colar.

Uma vez colada vamos observar que, dolado esquerdo temos a tal lista de modelos "treinados". E podemos ainda escolher outros. Quando clicamos num certo modelo vemos o aspecto que a imagem virá a ter se o escolhermos.

Também temos a posibilidade de adicionar o modelo LORA, com mais ou menos peso.Clicamos no sinal + e escolhemos um que nos agrade.Mas, atenção. Por vezes queremos um animal e sai um menino. Isso tem a ver com a prompt e o modelo escolhido. Só testando conseguimos perceber o que é melhor.

Nas CONFIGURAÇÕES BÁSICAS, vamos escolher um certo ratio na seta e as medidas mudam de forma automática. 

Se houver um ROSTO, devemos assinalar no quadrado.

Nas CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS, damos atenção à PROMPT NEGATIVA escrevendo o que não queremos que aconteça errado na nossa imagem.

PASSOS DE AMOSTRAGEM/ESCALA CFG: quanto mais elevado o valor, mais demorada será a geração.


QUALIDADE
PINTURA
ESTILO DA IMAGEM

APARÊNCIA
COMPOSIÇÃO

Ao clicar na seta "Câmara" abrem-se estas opções:

O que acontece no INFORMAÇÕES da IMAGEM?



Posso fazer o upload de uma imagem e o modelo vai criar duas prompts em português relativas a essa imagem. Subi uma imagem e este foi o resultado:



Prompt 1 - Há dois bancos sob uma árvore na praia, perto de um lago, perto de um pequeno lago, sentado em frente a um lago, cenário de lago, pequeno lago, belo dia tranquilo, uma foto de um lago em um dia ensolarado, lago em primeiro plano, em um parque e ao lado de um lago, capturado com câmera Sony A3, lago ao fundo

Prompt 2 - há dois bancos sob uma árvore na praia, uma foto de Robert Zünd, unsplash, land art, perto de um lago, perto de um pequeno lago, sentado em frente a um lago, cenário de lago, pequeno lago, belo dia tranquilo, uma foto de um lago em um dia ensolarado, lago em primeiro plano, em um parque e ao lado de um lago


Clico no botão 1 e o Ai devolve-me uma série de imagens de  modelos que posso usar como base para as minhas criações:



O CONTROLNET permitia no Stable Difusion subir uma imagem e obter os contornos dessa imagem. Depois, com uma nova prompt, eu podia preencher esses contornos e obter uma imagem nova, por exemplo, obter outra coloração para o "desenho" de uma ave; ou subia a foto do rosto de um homem, ele captura as linhas, e, depois, nós, com nova prompt mudamos as características do rosto e obtemos outro tipo de homem.

Também podia fazer um desenho muito simples, por exemplo, de um animal, subi-lo e depois usar prompts para "preencher" esse esboço até obter um animal realista ou como eu pretender.

Imagino que no SeaART.Ai funcione da mesma maneira. Quando cliquei em CONTROLNET apareceu esta janela. Deslise o botão lateral para ver mais hipóteses de criação.


No CANNY, lê-se que podemos extrair a lineart de uma imagem que subimos aqui

No OPENPOSE FULL, lê-se que podemos extrair a pose e a acção da personagem presente numa imagem subida

No SHUFFLE, o modelo vai recombinar a informação extraída de forma aleatória e apresentar imagens novas. Vou testar esta hipótese, usando a foto da árvore e do lago, apenas para ver o que daqui resulta. Não alterei quaisquer configurações.


As árvores e os bancos foram afastadas, a sua disposição espaço, alterada, etc.


Aproveitem para brincar enquanto é grátis. 



Comentários