Rabanadas no forno com calda de vinho do Porto



Corte um cacete de pão (250 gr.) em fatias oblíquas da grossura do dedo indicador, mais ou menos isso, descarte as extremidades. Coloque-as num tabuleiro. Estas fatias irão ser regadas com leite.

Escolha um outro tabuleiro para levar as fatias ao forno e forre-o com papel untado com manteiga.

Num tachinho coloque 500 ml de leite, 50 g de açúcar, 2 paus de canela e 2 cascas de limão. Misture tudo. Vá mexendo de vez em quando. Quando ferver apague o lume e reserve.

Pode preparar a calda enquanto o leite arrefece um pouco. Noutro tachinho coloque 200 ml de água, 100 ml de vinho do Porto, 100 g de açúcar, 2 cascas de limão, 1 pau de canela. Misture tudo e leve ao lume. Aguarde que ferva, vá mexendo, depois baixe o lume e deixe apurar por cinco minutos. Apague o lume e está pronta.

Numa taça bata 4 ovos. As fatias irão ser passadas por estes ovos.

Retire as cascas e o pau de canela do leite e deite metade do mesmo sobre as fatias com a ajuda de uma colher. Vire as fatias e deite sobre elas a outra metade do leite.

Agora, com cuidado, agarre uma fatia, escorra-a e passe-a pelo ovo de forma a que fique amarelinha dos dois lados. Escorra o excesso de ovo e coloque no tabuleiro de ir ao forno.

O forno deve estar entre 180º-200º . Ao fim de 20 minutos, retire o tabuleiro, vire as rabanadas e devolva o tabuleiro ao forno por mais 10 minutos. Pode ligar a resistência de cima do seu forno para as dourar um pouco mais. Foi o que fiz pois usei um pequeno forno eléctrico e achei-as um pouco pálidas!

Retire o tabuleiro do forno. Num prato de sopa coloque 3 colheres de sopa de açúcar e uma colher de chá de canela e misture. Passe cada uma das rabanadas por esta mistura e depois coloque-as num prato de servir. Se notar que a mistura agarrou pouco, pode polvilhar mais alguma sobre as fatias.

Depois de estarem dispostas no prato pode regá-las com a calda e colocar o resto do vinho numa taça, ao centro, como eu fiz. Ou pode servi-las sem regar pois há quem não aprecie a calda.

Nota: como no tabuleiro ficou algum leite e ainda havia ovo, juntei um papo-seco do dia, cortado ao meio para evitar o desperdício.

Foi fácil! Aconselho a quem não gosta de fritar e ama rabanadas!





Comentários

joaquim moreira disse…
A minha Mãe fazia-as. Aliás, fazia duas terrinas enormes: uma com rabanadas de leite e outra, com rabanadas de vinho.
Vim de visita por sugestão de um outro.
Sou figueirense de gema.

Um bom ano e, já agora, se não se importa, adicionei aos Favoritos o Palavras-Cruzadas.

Bons posts.

João Moreira