Um mês de guerra e as palavras de uma avó ucraniana de 95 anos

"Quando aconteceu, há dois dias, estava frio. Três mísseis. Três semanas neste frio. Foi muito difícil. Não havia água. Então decidimos sair. Não havia aquecimento. Nem podíamos fazer uma chávena de chá. Fazíamos fogueiras nas traseiras, mas tínhamos medo pois havia tanques em todo o lado. Eles disparavam à nossa volta. Em 95 anos de vida nunca vi algo assim. Sobrevivi ao Holodomor, sobrevivi à guerra de 1941, e nunca vi nada assim tão horrível. Tenho duas irmãs em Moscovo, as crianças delas. As falecidas irmãs do meu marido também viveram lá. Vivíamos como irmãos. Porquê partir para a guerra. Porquê? Quem precisa desta guerra? Nós somos a Ucrânia. Nós queremos viver de forma independente. Somos independentes há 30 anos. Deixem-nos viver independentes. Vivemos 70 anos sob este jugo. Diziam-nos que Deus não existia e roubavam as nossas igrejas. Lembro-me. Já era suficientemente crescida para me lembrar. As igrejas foram queimadas. Exilaram os religiosos que faziam o bem e respeitavam os outros. Pessoas que não queriam que o mal existisse. Tivemos de viver assim por 70 anos. E agora, meu Deus, queremos viver como um país independente. Deixem-nos em paz! Porque estão a invadir um país que pertence a outros? Para que o querem? Não têm território que chegue na Rússia? Deviam cuidar do que é vosso. Os ucranianos tiveram de ir para a Rússia cultivar a terra virgem. Lembro-me dos nossos jovens partirem para cultivar a terra deles. E agora estão a matar-nos, a matar as nossas crianças. Ó meu Deus, rezo a Ti. Acredito que tens tudo controlado. Acredito que nos ajudarás a encontrar uma forma de lidar com Putin. Vais encontrar uma forma, meu Deus, vais mostrar-lhe o caminho, uma larga estrada para o inferno. Condu-lo até lá, meu querido Deus. Acredito que o farás acontecer. Ajuda-o a chegar lá com brevidade, ó meu Senhor. Deixa-o a chegar ao lugar para onde está encaminhado. E o nosso povo, querido Deus, o nosso povo ucraniano, o nosso gentil, decente e industrioso povo, ninguém o parará na defesa da Ucrânia. Glória à nossa Ucrânia. Glória a ela."


Quand c'est arrivé, il y a deux jours, il faisait froid. Trois missiles. Trois semaines dans ce froid. C'était très difficile. Il n'y avait pas d'eau. Nous avons donc décidé de sortir. Il n'y avait pas de chauffage. Nous ne pouvions même pas faire une tasse de thé. On faisait des feux à l'arrière de la maison, mais on avait peur car il y avait des tanks de guerra partout. Ils tiraient tout autour de nous. En 95 ans de vie, je n'ai jamais rien vu de tel. J'ai survécu à l'Holodomor, j'ai survécu à la guerre de 1941, et je n'ai jamais rien vu d'aussi horrible. J'ai deux soeurs à Moscou, leurs enfants. Les dernières sœurs de mon mari y vivaient aussi. Nous vivions comme des frères. Pourquoi partir à la guerre. Pourquoi faire la guerre ? Qui a besoin de cette guerre ? Nous sommes l'Ukraine. Nous voulons vivre de manière indépendante. Nous sommes indépendants depuis 30 ans. Laissez-nous vivre indépendamment. Nous avons vécu 70 ans sous ce joug. Ils nous ont dit que Dieu n'existait pas et ont volé nos églises. Je m'en souviens. J'étais assez vieux pour m'en souvenir. Les églises ont été brûlées. Ils ont exilé les personnes religieuses qui faisaient le bien et respectaient les autres. Des gens qui ne voulaient pas que le mal existe. Nous avons dû vivre comme ça pendant 70 ans. Et maintenant, mon Dieu, nous voulons vivre comme un pays indépendant. Laissez-nous tranquilles ! Pourquoi envahir un pays qui appartient à d'autres ? Pourquoi le voulez-vous ? Vous n'avez pas assez de territoire en Russie ? Vous devriez prendre soin des vôtres. Les Ukrainiens ont dû aller en Russie pour cultiver la terre vierge. Je me souviens de nos jeunes hommes partant cultiver leurs terres. Et maintenant ils nous tuent, ils tuent nos enfants. O mon Dieu, je te prie. Je crois que Tu as tout sous contrôle. Je crois que Vous nous aiderez à trouver un moyen de faire face à Putin. Tu trouveras un moyen, mon Dieu, tu lui montreras le chemin, une large route vers l'enfer. Conduisez-le là, mon Dieu. Je crois que vous y parviendrez. Aidez-le à y arriver bientôt, ô mon Seigneur. Laissez-le arriver à l'endroit où il se dirige. Et notre peuple, mon Dieu, notre peuple ukrainien, notre peuple doux, décent et industrieux, personne ne l'arrêtera dans la défense de l'Ukraine. Gloire à notre Ukraine. Gloire à elle.

Cuando ocurrió, hace dos días, hacía frío. Tres misiles. Tres semanas con este frío. Fue muy duro. No había agua. Así que decidimos salir. No había calefacción. Ni siquiera pudimos hacer una taza de té. Hacíamos fuego en la parte de atrás, pero teníamos miedo porque había tanques por todas partes. Estaban disparando a nuestro alrededor. En 95 años de vida nunca he visto nada igual. Sobreviví al Holodomor, sobreviví a la guerra de 1941, y nunca he visto nada tan horrible. Tengo dos hermanas en Moscú, sus hijos. Las últimas hermanas de mi marido también vivían allí. Vivíamos como hermanos. Por qué ir a la guerra. ¿Por qué ir a la guerra? ¿Quién necesita esta guerra? Somos Ucrania. Queremos vivir de forma independiente. Somos independientes desde hace 30 años. Vivamos de forma independiente. Hemos vivido 70 años bajo este yugo. Nos dijeron que Dios no existía y nos robaron las iglesias. Lo recuerdo. Tenía la edad suficiente para recordarlo. Las iglesias fueron quemadas. Exiliaron a los religiosos que hacían el bien y respetaban a los demás. Gente que no quería que el mal existiera. Tuvimos que vivir así durante 70 años. Y ahora, Dios mío, queremos vivir como un país independiente. ¡Déjanos en paz! ¿Por qué invaden un país que pertenece a otros? ¿Para qué lo quieres? ¿No tienes suficiente territorio en Rusia? Deberías ocuparte de los tuyos. Los ucranianos tuvieron que ir a Rusia para cultivar la tierra virgen. Recuerdo que nuestros jóvenes se fueron a cultivar sus tierras. Y ahora nos están matando, matando a nuestros hijos. Oh, Dios mío, te ruego. Creo que Tú tienes todo bajo control. Creo que Tú nos ayudarás a encontrar una manera de lidiar con Putin. Encontrarás un camino, Dios mío, le mostrarás el camino, un camino ancho hacia el infierno. Condúcelo allí, querido Dios. Creo que lo harás realidad. Ayúdale a llegar pronto, Señor mío. Que llegue al lugar al que se dirige. Y nuestro pueblo, querido Dios, nuestro pueblo ucraniano, nuestro pueblo amable, decente y trabajador, nadie lo detendrá en la defensa de Ucrania. Gloria a nuestra Ucrania. Gloria a ella".





Comentários