A poesia está online: uma lista de sites e outros recursos na língua inglesa


"A Poesia Está na Rua" é o que se lê nos cartazes de Maria Helena Vieira da Silva, criados a pedido de Sophia de Mello Breyner Andresen. No site na Biblioteca Nacional, sobre a poetisa, Sophia revela em entrevista a Armanda Passos, como surgiu a célebre frase: "Antes do 1.º de Maio houve uma reunião na Associação de Escritores para preparar a manifestação e as frases para o desfile. Eu lembro-me de ter sugerido várias e uma delas: a poesia está na rua."

É verdade, a poesia está na rua, a poesia está  em toda a parte, e em todas as línguas. Por isso hoje vou aqui dar algumas sugestões de sites e recursos onde poderão encontrar poesia online, poesia escrita na língua inglesa. Costumam comprar livros de poesia que incluem a versão original e a traduzida? Eu tenho alguns e gosto bastante de ler e comparar como é que o tradutor trabalhou os poemas. Dizem que quando lemos uma obra numa língua não materna existem três linguas em jogo: a nossa, a do autor e tradutês, a língua do tradutor!

São muitos os portugueses que  usam e dominam a língua inglesa ou que têm, pelo menos, um conhecimento razoável dela.  Comprar livros de poesia na língua inglesa pode não ser atractivo. Online existem muitos sites que tornam possível o contacto com a obra de inúmeros autores, consagrados e emergentes,  e dicionários e recursos de tradução que ajudam a tirar dúvidas e a precisar o sentido de algumas palavras menos usuais.

 Para ler poesia na lingua inglesa nem sempre é preciso um nível elevado de domínio da língua. Ler poesia em inglês pode apresentar as suas dificuldades, mas tudo é relativo. Alguns poemas de tempos mais recuados podem ser mais complicados em virtude da evolução da língua, por exemplo. Os mais modernos podem ser igualmente complexos em virtude da sua construção ou tema...ou simples. 

Dizem que ler poesia faz bem ao cérebero! Se lermos numa língua estrangeira, é também uma excelente forma de exercitar e manter o contacto com essa língua. Hoje é possível ler e conhecer poesia muito diversa, colecionar poemas, ou até escrever poemas, publicar e obter feedback de comunidades de outros poetas e aspirantes a poetas online. 

Os Festivais Literários até são bastantes, dada a dimensão de Portugal, mas os dedicados à poesia estão em minoria, destaco o Festival  Ronda, de Leiria, o Festival Portugal Slam, de Lisboa, e a Festa da Poesia, em Matosinhos. Apesar de ser comum ouvir-se que Portugal é um país de poetas, a presença da nossa poesia, online, seja a consagrada seja a de novos autores, ou mesmo de escrita, estudo e intercâmbio entre autores, em sites, blogues, canais e podcasts a ela especialmente dedicados ainda não se afirmou com a pujança que vejo noutros países onde os recursos são vastos e as experiências múltiplas. Aqui vou mostrar apenas uma pequena porção desses recursos e possibilidades. 

📌Alguns destes sites existem há mais de 20 anos e cresceram gradualmente ao longo tempo. Uns foram fruto da paixão de um único indivíduo pela poesia, outros representam esforços colectivos. 



Poetry Daily

O Poetry Daily, fundado em 1997, é uma antologia de poesia contemporânea. Cada dia apresenta um novo poema de novos livros, revistas e jornais. Os seus editores lêem revistas, jornais e livros de poemas publicados pela primeira vez, servem-se da mais ampla gama de fontes possível, nos Estados Unidos e no mundo. São poemas publicados ou traduzidos na língua inglesa, desde poetas reconhecidos e emergentes, de grandes e pequenas editoras. Há uma colecção de artigos interessantes sobre o que desperta um poema num escritor, por exemplo, um poema de outro escritor...


A poem a day


É isso mesmo, um poema por dia. no Tumblr. O arquvo é vasto.


Al poetry

O Al Poetry foi criado por Kevin em 1999, um apaixonado por poesia desde criança, que tem centenas de livros de poesia. Viu com orgulho crescer a vibrante comunidade ao longo dos anos, que inclui de iniciantes a especialistas. Kevin promete que no Al poetry é possível melhorar a poesia que se escreve, criar uma base de fãs e ler a melhor poesia da nossa geração. O site tem inúmeros foruns e grupos, um top de 500 poemas famosos...Ele trabalha no site a tempo inteiro, é o gestor da comunidade. O site tem por missão  encorajar o amor pela poesia: ali se pode compartilhar a poesia que se escreve, adicionar como favorita / comentar outros poemas e ler a melhor poesia da web. Também há competições.



Poets.org

Poets.org é produzido pela Academy of American Poets. O site foi lançado em 1996, tornando-se o recurso online  por excelência para poemas, biografias de poetas, ensaios sobre poesia e recursos para professores de ensino fundamental e médio. Fundada em 1934 na cidade de Nova York, a Academy of American Poets é a maior associação nacional de poetas e poesia americanos, com membros em todos os cinquenta estados. Sua missão é apoiar os poetas americanos em todas as fases de suas carreiras e promover a apreciação da poesia contemporânea. Podemos assinar diferenets newsletters, por exemplo,  para receber um poema por dia,


www.poetryfoundation.org/

A Poetry Foundation defende uma presença vigorosa da poesia na cultura. Publica a revista Poesia, que existe há mais de 100 anos. O site espera desenvolver uma maior consciência sobre a importância da poesia e cultivar uma maior apreciação por ela, exibindo milhares de poemas e poetas. A Poesia Foundation também oferece entrevistas em podcast,  notícias, recursos sérios e divertidos para amantes da poesia e aspirantes a poetas. Gosto de ler os Poem Guides, este, por exemplo, é sobre Emma Lazarus. 



www.poetryinternational.org/

Na Poetry International Rotterdam adoram poesia, seja da Holanda ou do mundo em geral. Daí a sua missão ser compartilhar poesia com públicos tão diversos quanto possível, e fortalecer o intercâmbio entre pessoas que escrevem poesia, pessoas que traduzem poesia e pessoas que gostam de poesia, tanto no palco como  online. A coleção de poetas, poemas e artigos é continuamente actualizada. Também tem as obras do Poetry International Festival Rotterdam (desde 1970), actualizadas (perfis de poetas, poemas, traduções, gravações de áudio e vídeo do festival.) Podemos ler poesia da rede underground do Telegram do Irão ou descobrir o mais novo vencedor do Future Generation Prize do Reino Unido.

Lançado pela primeira vez como a Poetry International Web em inglês em novembro de 2002, o site Poetry International Archives tem milhares de poemas de aclamados poetas modernos de todo o mundo, no idioma original e em tradução. Em sintonia com o espírito da web, é uma colaboração verdadeiramente internacional. No dia em que comecei a escrever esta postagem havia poetas portugueses em destaque: Bernardim Ribeiro e Rui Cóias.

Poet in Residence - uma iniciativa de mérito, a cada ano a Poetry International convida um poeta para quem não seja seguro escrever em seu país de origem a ficar por um período de seis semanas como poeta residente em Rotterdam.



www.theotherpages.org

Poets' Corner, é um dos maiores e mais antigos recursos de texto da web, mantendo o seu aspecto quse inalterado.  A colecção cobre mais de 7.300 obras de cerca de 800 poetas - incluindo algumas das obras mais conhecidas da língua inglesa - e muitas obras obscuras e esquecidas que valem a pena ler.

Desde a sua criação em 1994, este site cresceu através de milhares de horas de transcrição, edição e codificação, pelos esforços dos editores do site e pelas contribuições de voluntários de todo o mundo. A coleção contém itens que variam de inscrições de relógios de sol a obras do tamanho de livros. Uma grande reforma foi concluída em junho de 2020, atualizando todo o conteúdo do site. Que tal ler alguns poemas de William Blake


Hello Poetry

Hello Poetry começou em Maio de 2009. É um um espaço organizado e tranquilo para ler e compartilhar poesia.  O site recebe um milhão de leitores por mês e é o lar de centenas de milhares de pessoas que compartilham suas poesias. Entra-se por convite: enviamos um poema, eles avaliam, e depois se vê. Clicando num dos emoticons - Make me ...- são-nos sugeridos poemas, é engraçado. Para comentar temos de subscrever. É justo.




Power Poetry é a primeira e maior comunidade de poesia para a juventude. "Power Poetry não é apenas poesia: trata-se de encontrar a tua voz e usá-la para mudar o mundo!" Power poetry é um projecto ambicioso que possui dicas que ensinam a escrever poesia mas que são escritos pelos jovens para os jovens, além de guias para a acção supostamente capazes de inspirar a usar as palavras para mudar a vida e o mundo. Quer promover a escrita e a leitura digital num momento em que toda a juventude está online e escreve muito, só que escrever muito não é escrever bem. A poesia tem assim um papel muito importante a desempenhar: o de ajudar a combater e iliteracia. Há 200.000 poemas no site...




📌No Youtube encontram-se muitos vídeo- poemas criados por bibliotecas e escolas, entusiastas da poesia, autores. Mas nem sempre é fácil casar música, ou música e imagens, com a declamação. Pode ser um casamento feliz ou uma ruína. Estes são alguns dos canais mais populares em língua inglesa. 


 Poetry Out Loud incentiva a juventude a aprender sobre poesia por meio da memorização e da recitação. É um concurso onde participam jovens estudantes e foi norteado pelo desejo de voltar a trazer a poesia para dentro da sala de aula. Este programa ajuda os alunos a dominar as habilidades de falar em público, desenvolver autoconfiança e aprender sobre sua herança literária. Há declamações notáveis: nunca mais esqueci esta, de Anita Norman, e aqui podem ouvir o poema recitado pelo seu autor, um poema que ele escreveu para apresentar uma colectânea escrita entre 1928 e 1978. Stanely Kunitz olha para o passado. No meio de todo o infortúnio ele procura encontrar no substracto da vida, as camadas, o que está abaixo da superfície e lhe dá sentido. Portanto, é preciso mudar de perspectiva para mudar  deixar para trás o que não é verdadeiramente importante.







Button Poetry

Button Poetry é uma organização fundada por  Sam Cook e Sierra DeMulder in 2011, com sede em Minnesota, dedicada ao desenvolvimento de um sistema coerente e eficaz de produção, distribuição, promoção e arrecadação de fundos para poesia performática (slam poetry)

O que é a "slam poetry"?  "O Poetry Slam é uma prática em torno da palavra, que tem na sua base várias regras que envolvem a performance e poesia original dos seus participantes, um tempo limitado a 3 minutos para as suas apresentações, um público como júri que pontua cada apresentação de 0 a 10, a ausência de música e acessórios e a atribuição de prémios simbólicos no final. Não existem estilos ou temas adequados, existem várias linguagens possíveis, que variam com a diversidade dos participantes que fazem parte deste movimento." Podem continuar a ler no PortugalSlam plataforma que faz parte do movimento Poetry Slam.

Da Poetry Lounge

O Da Poetry Lounge é um espaço de poesia no Greenway Court Theatre, em Los Angeles, desde 1998. O objetivo final do DPL é criar um espaço comum para elebrar a poesia em todas as formas.

Poetry Slam Inc

Poetry Slam, Inc. é uma organização sem fins lucrativos que organiza o National Poetry Slam, o Individual World Poetry Slam e o Women of the World Poetry Slam. 

Outros recursos curiosos



O Poetizer é uma plataforma social minimalista e sem distrações cujo foco é a poesia. Desejam elevar a poesia a uma posição mais visível e influente na cultura contemporânea. O objectivo é descobrir, celebrar e compartilhar poemas com o mundo. É para pessoas de todo o tipo se expressarem através da poesia. Poetizer incentiva escritores e leitores a formarem conexões significativas por meio de suas interações. "Aqui todo mundo é poeta. Faça parte da crescente comunidade de Poetizer para obter sua dose diária de inspiração e criatividade."


Commaful diz que é o maior site de ficção multimedia do mundo, um formato único que permite a utilização de recursos visuais, fotoso nossas e de bases, e gifs, a que se junta texto. O formato página por página adequa-se a criar suspense. De histórias curtas a histórias em capítulos, ou micro-aventuras, ou histórias sobre personagens de que se é fã, ou poemas...tudo é possível. Penso Commaful que poderá ter êxito com os mais jovens. Este é o ambiente onde se cria:



Ted Ed

Um série com o título There's a poem for that da Ted ED : Poemas contemporâneos e clássicos, bem animados. A animação de poemas permite uma enorme versatilidade de narrativas visuais e confesso que é uma das minhas formas predilectas de conhecer poesia online.


"First Kiss" by Tim Seibles

Motion Poems

A Motionpoems foi fundada em 2008, quando a animadora Angella Kassube abordou o poeta Todd Boss para animar um de seus poemas. Os resultados - uma adaptação totalmente reinventada do texto - foram tão atraentes que outros poetas e cineastas se juntaram em colaborações semelhantes. Produz filmes, instalações multimídia, programas pop-up e documentários para a televisão. A sua visão é tornar o mundo mais poético. Já produziram 150 filmes.

No telemóvel, a poesia vai connosco a todo o lado, mas também podemos usá-lo para tomar notas de ideias para criarmos poemas!

Writer Plus  app

O Writer é um aplicativo de escrita sem a confusão e distração de um processador de texto tradicional. É perfeito para tudo, desde tomar notas até escrever poemas e mais, no telemóvel ou tablet. Nunca se sabe quando chegam as melhores ideias e por isso é bom ter esta app instalada no telemóvel. Muito boa para qualquer criativo, eu uso.

Miraquill

É basicamente uma rede social para poetas, romancistas e letristas. Ser uma alma criativa não significa que você precise de se sentir solitário. Aqui pode-se mostrar citações, poemas, histórias ou haicais, usar uma imagem, um cenário visual usando recursos de design integrados. As postagens chegarão a um público mais amplo e receberão curtidas, comentários e feedback. Bom para construir uma comunidade de leitores leais e melhorar  habilidades de redação. Tem desafios criativos diários, para produzir conteúdo com base em motes. Não está disponível em Portugal.

Poetry  da Poetry Foundation

De William Shakespeare a César Vallejo, ou a Heather McHugh, o aplicativo da Poetry Foundation transforma seu dispositivo Android em uma biblioteca de poesia móvel. Salve seus poemas favoritos para ler e compartilhar mais tarde.

A poesia e as crianças andam de mãos dadas. Por apresentar ritmos e rimas, é um tipo de texto que atrai a sua atenção com facilidade.Carlos Drummond de Andrade, as crianças são poetas por natureza. A poesia é muito mais brincadeira que a prosa, treina a oralidade, a imaginaçãoe até a memória.


Children's Poetry Archive

A poesia não vive apenas nas páginas, ela vive nos sons das palavras. A declamação de poesia devia ser muito  mais divulgada e apoiada. Neste site  há poemas lidos em voz alta. Poemas lidos pelos poetas que os escreveram, bem como poemas que outras pessoas gravaram. Dizem que toda a gente tem um poema favorito só que ainda não o ouviu em voz alta. 

Desafios poéticos para crianças ( British Library)

Descubra 10 ideias únicas para motivar as crianças a escreverem  a sua própria poesia, por exemplo, uma rima sobre comer um sanduíche de queijo!


Poetry for kids  de Kenn Nesbitt.

Um site onde as crianças podem ouvir poemas, aprender a escrever um, fazer jogos com poesia...

Escrever um poema...será que sei?

How to make a poem

E depois de tudo isto, às tantas até já está com vontade de escrever um poema mas não sabe por onde começar.  A solução também poderá passar por tentar encontrar um Curso, há bastantes, e este é apenas um exemplo, não sou afiliada nem o frequentei! Este curso explora o que inspira a poesia, como escrevemos poemas e como saber quando um poema está acabado. Quer nunca tenha escrito um poema antes, quer esteja escrevendo secretamente por alguns anos, este curso oferece um ambiente positivo para começar a escrever e compartilhar seu trabalho com outras pessoas. O curso segue o trajecto da criação de um poema do início ao fim, guiando-o passo a passo pelo processo de escrever seu próprio trabalho. Para ajudar, há o testemunho de poetas de todo o mundo e da história, para aprender com os conselhos que deram a outras pessoas.

Robert Peake Prompts Generator


Um gerador de motes de poemas online pode ser um bom jogo ou até o princípio de poema a sério. Que tal experimentar?

Haiku

Como fazer um Haiku - How to make a Haiku poem

Mas se não tem paciência para fazer um curso, se prefere uma forma simples, ou talvez não, de começar a escrever poemas, tente escrever um Haiku. É um tipo de poema japonês curto, com três versos, com 17 sílabas poéticas, sendo 5 no primeiro, 7 no segundo e 5 na terceira. 

Leia aqui com mais detalhe, e em português, sobre o haiku japonês

O haiku (frequentemente designado por haicai pelos poetas de expressão portuguesa) chegou ao Ocidente, quer pela via da imigração japonesa, quer pelo fascínio que o Oriente foi gradualmente exercendo sobre os ocidentais e que culminou, no caso da literatura portuguesa, no exotismo presente em textos simbolistas de final de século (Venceslau de Morais e Camilo Pessanha). 

E aqui leia sobre o haiku ocidental. 





Haiku Poem Generator

Um Haiku é um pequeno poema japonês usado para evocar imagens. Este gerador de Haiku permite escolher algumas palavras, então automaticamente conta as sílabas e traz sinónimos quando necessário, para ajudar a ajustar o estilo poético 5-7-5. Experimentei e este foi o resultado! :)


Comentários