Lauro António: um incansável divulgador do cinema

 


Morreu Lauro António, realizador, crítico de cinema, ensaísta, dinamizador de cultura, professor e director de festivais, conhecido de muitos pela sua passagem pela televisão no final dos anos 90, e também pela subsequente e inesquecível criação de Herman José, (“Laurodérmio - let's look at a traila” ). Talvez em 1994, Lauro António Apresenta era o nome de uma rubrica na TVI onde Lauro António selecionava e apresentava ciclos de filmes por si escolhidos, pedindo aos espectadores para escreverem sobre eles, filmes do Fellini ou de Mankiewicz, entre outros, o que eu fazia religiosamente, semana após semana, na minha máquina de escrever. Foi assim que comecei a escrever sobre filmes. A premiar tal exercício receberíamos daí a uma semana e picos, escrutínio feito e apurados os felizes contemplados, uma de duas cassetes vídeo VHS: eram oferecidos dois filmes distintos, devíamos indicar o nosso favorito. Não havia regulamento e o critério de atribuição seria certamente subjectivo. Ainda as tenho numa estante feita à medida, imaginem o luxo, essas e outras, muitas, demais, a prova de um tempo menos digital, que ocupa espaço e acumula pó. Em virtude dessa intensa troca de correspondência cinéfila, combinámos um encontro no Festival Caminhos do Cinema Português, em Coimbra, uma edição onde esteve presente Manoel de Oliveira. O que eu não lhe revelei na ocasião foi um ardil motivado pela minha, já então, enorme paixão por cinema. Quando as duas cassetes eram de filmes irresistíveis, eu, que não conseguia decidir-me apenas por um, enviava duas críticas: numa, explicava porque tinha gostado do filme que tinha visto na TV, noutra porque não tinha gostado. Um amigo, ou amiga, ou até a minha mãe, emprestava nome e morada. Não sei se terei guardado cópias dessas “críticas”, e não faço já ideia do que terei escrito. Transportada a um tempo mais ingénuo e mais paciente que o actual, onde tudo era diferente, da TV aos passatempos, à forma de distribuição de filmes, constato que hoje apenas se mantém intacto este gosto pela 7ª arte, de que Lauro António foi incansável divulgador. Foi com tristeza que li a notícia do seu falecimento. Lauro António mantinha um blogue há mais de 13 anos – aliás, ele usava a ferramenta Blogger amiúde – por onde eu ainda passei há umas semanas. Ele tinha acabado de escrever sobre O poder do cão. Aqui vos deixo a sua opinião sobre o filme da Jane Campion:

The Power Of The Dog”, de Jane Campion, parte do romance homónimo do norte-americano Thomas Savage, publicado em 1967, mas é inteiramente rodado na Nova Zelândia, numa região onde se encontram as paisagens desoladas de Dunedin, Otago ou Oamaru, que a realizadora faz passar pelo estado de Montana, quando corre a década de1920, o que realmente acontece na obra de Savage.

Jane Campion aventura-se assim pelos terrenos do western, ela que é conhecida principalmente por “O Piano”, mas que tem no seu activo filmes como “Sweetie” (1989), “Um Anjo à Minha Mesa” (1990), “Retrato de Uma Senhora” (1996), “Fumo Sagrado” (1999), “In the Cut - Atracção Perigosa” (2003) ou o seu último trabalho em cinema, “Bright Star - Estrela Cintilante” (2009). Pois é verdade que Campion parte à conquista das grandes planícies e das imensas montanhas, mas “The Power Of The Dog” não partilha da grande aventura nos espaços exteriores, mas concentra-se numa interioridade que é explorada das formas mais invulgares e com resultados brilhantes e igualmente bastante perturbadores. Aliás se há adjetivo que se posso adaptar a esta obra é inquietante. No mínimo. No entanto, não existem aqui nem grandes rasgos de aventura nem tragédias tonitruantes, mas apenas tensão entre personagens. Faz lembrar certas experiências químicas: colocam-se vários líquidos num mesmo recipiente espera-se pelo resultado. Aqui colocam-se várias personagens num mesmo espaço desolado e analisam-se as reações.  

Numa paisagem inóspita, seca, céu azul toldado de nuvens, terra castanha e gado, vacas e cavalos, uma casa senhorial perdida no cimo de uma ligeira colina, dois irmãos inseparáveis, mas de feitios contrastantes, Phil e George Burbank (Benedict Cumberbatch e Jesse Plemons, respetivamente). Não serão bem Abel e Caim, mas os feitios afastam-se em muito. Phil é arrogante, viril e machista, virulento e tenso nas relações, arranca túbaros ao gado bovino com um canivete e uma frieza evidente. Toma banho nú na natureza, cavalga incessantemente e olha com desprezo seres que ele considera inferiores, obviamente. George é sensível, discreto, delicado, resolve casar com uma viúva, Rose Gordon (Kirsten Dunst), que traz consigo o filho, Peter (Kodi Smit-McPhee), precisamente um adolescente frágil e de apurada sensibilidade, roçando a feminilidade. Phil desconfia das intenções de Rose, e não aceita nada bem Peter. Se as coisas eram tensas, pioram. “The Power Of The Dog” vai acompanhando a rigidez das relações na vastidão da paisagem já de si dura e austera. A intimidade de uma família é o centro de análise, sem passar por qualquer estereotipo, vamos assistindo a alguns volte faces inesperados, mostrando que a natureza humana é muito mais complexa do que se pode supor a uma primeira vista.

Relações humanas bisturizadas, num clima de violência latente, onde por vezes afloram fantasmas sexuais que nada nos leva a supor concretizarem-se, mas que deixam lastro na narrativa.

Se a realização é sóbria, mas de um rigor formal e um vigor indesmentíveis, com uma fotografia magnifica e uma banda sonora inspirada, que dizer igualmente da representação de um grupo de actores admirável? Benedict Cumberbatch é um Phil Burbank nervosa, vigoroso, meio desequilibrado, mas sempre credível e ameaçador. O irmão é o magnifico e discreto Jesse Plemons num trabalho secreto, mas inesquecível. A sua mulher, Rose Gordon, é a brilhante Kirsten Dunst (ambos são casados na realidade), que se transfigura de “Maria Antonieta” para este retrato sombrio de uma viúva em busca de sobrevivência. Kodi Smit-McPhee é o Peter Gordon, uma revelação extraordinária. Os prémios, entre os quais os Oscars, avizinham-se.

Comentários