Youtube: o canal Spiritual Unfoldment de John Butler

 


Vídeo da BBC sobre John Butler, aqui.

John não sabia o que era a internet mas agora tem mais de 200 vídeos no seu canal no Youtube que se chama Spiritual Unfoldment, e alguns deles foram filmados em Portugal.  Os seus vídeos sobre meditação e espiritualidade tornaram-se uma sensação na internet. Milhares de seguidores espalhados pelo mundo buscam na voz calma e nas ideias de John, agricultor aposentado, de Derbyshire, uma forma de lidar com a ansiedade.  

Ele começou a meditar aos 26 anos, depois de viajar para o Peru, na América do Sul. Naquela época, ele tinha apenas ouvido falar de meditação e no regresso foi à Escola de Meditação em Londres. Percebeu que ela lhe permitia uma nova forma de ver o mundo,  tornando-se a pedra angular da sua prática espiritual. Além de ter estado no Perú, John também viajou pela Australia, África e Rússia. Teve uma vida bastante difícil, sobretudo após os 40 anos, quando lutou contra a depressão e todos os tipos de problemas. A meditação, diz, ajuda a criar uma abertura para as pessoas se ligarem a algo maior, é reconfortante. Diz ele que a mente continua sendo a mente, mas, como um balão subindo acima das nuvens, quem medita vai além dela. A meditação expande a mente para acessar ao silêncio, que também é quietude, que é espaço, que é liberdade, que é paz, que é presença, que é espírito. 

John tornou-se uma estrela no YouTube após o vídeo de uma entrevista que ele concedeu em 2016 viralizar entre adeptos da Resposta Sensorial Meridional Autónoma (ASMR, sigla para Autonomous Sensory Meridian Response, na sigla em inglês). Essa sensação, uma espécie de formigamento no couro cabeludo ou nas costas, causado por sons agradáveis, como o de sussurros, ou ruídos suaves, como colocar água em um copo, folhear um livro, cortar papel com uma tesoura, ou um falar pausado, que conduzem a um relaxamento, ainda não é completamente explicada pela ciência. Em suma, o que está em causa é uma resposta sensorial  agardável provocada por estímulos visuais, auditivos e cognitivos. Há há quem reaja bem e há quem apenas fique entediado e sonolento. A voz suave e pausada de Butler, aliada ao conteúdo filosófico sobre a vida e a meditação já atraíram milhares de visualizações e mais de 120 mil inscritos no canal do agricultor aposentado no YouTube."


"No início de 2020, John foi convidado a passar uma temporada em Portugal, onde fez uma série de vídeos - "The Portugal Tapes". Na primeira conversa, The Call to Beyond, John fala sobre prazeres simples, níveis de consciência, prioridades da cabeça e do coração e fé como conhecimento superior."

"Na segunda conversa, John responde à pergunta "O silêncio cura?" Com candura sedutora, ele aborda nossa profunda necessidade de cura, com nosso desejo de paz e integridade. Em seguida, referindo-se apenas à sua própria experiência na tentativa de 'Tornar o mundo um lugar melhor', ele oferece uma resposta à pergunta "Como podemos fazer as pazes com o que nos tira a paz?" Como sempre, seu ponto de partida é a quietude, a partir da qual, onde o silêncio, ou espaço, ou liberdade, ou paz, ou Deus começa e termina? "

Fonte:
Meet the Derbyshire farmer who has become an unlikely YouTube star, aqui

Comentários