Covid19: 10 regras para aulas clean and safe! Escreve Rui Correia
"Ter pessoas de família com vulnerabilidade acrescida ao contágio e um elementar respeito científico pelos meus colegas e alunos, alguns deles de risco, obriga-me a repensar a forma como me apresentarei ao meu serviço. Para a minha aula ter selo clean&safe (epidemiológica e pedagogicamente) vou estabelecer 10 regras protocolares, que tentarei cumprir:
1 - usar máscara médica e viseira (alguma coisa tem de impedir que eu toque no meu rosto).
2 - reduzir ao mínimo toda a interacção física com outro ser humano - (como custa escrever isto a alguém que é comunicacionalmente táctil como sou).
3 - utilização de bata, todos os dias desinfectada com spray, (não sei se me darei bem com isto da bata, mas faz demasiado sentido para não o tentar).
4 - reduzir ao mínimo o contacto com superfícies suspeitas.
5 - lavagem das mãos e utilização constante de spray desinfectante.
6 - promover uma leccionação que suprima a partilha de material escolar, (folhas, fichas, fotocópias.. ) e aposta na utilização activa de materiais individuais analógicos (manual, livros de fichas, caderno diário), digitais (recurso regular a LMSs, telemóveis e smartphones) e a interacção formativa activa (pô-los constantemente a explicar - por vários modos - aquilo que estão e não estão a conseguir aprender)
7 - supressão de trabalhos de pares ou de grupo que exijam presença física dos participantes (estimular trabalhos de grupo online).
8 - optar por aulas ao ar livre sempre que possível; (isto não será complicado porque é prática frequente há muitos anos. Conto com a ajuda do São Pedro e do Instituto Nacional de Meteorologia)
9 - turma clean&safe: responsabilização individual pela higiene de cada espaço utilizado por alunos e professores; (nada de novo. Na minha escola quem suja, limpa; cada um limpa o que contamina. E, em situação de pandemia, todos contaminamos).
10 - converter toda a prática lectiva no conceito pelo qual a sala de aula se converta no local onde desagua o conhecimento, pela mão e voz dos miúdos e não o lugar onde ele nasce, pela mão e voz do professor. Aprender deve arrancar em força no momento em que a aula acaba.
Ciência não é uma opinião."
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