O Facebook está morto e o Instagram está a morrer?


Tive uma conta no Instagram durante meio ano. Registei-me porque entrei num concurso de design gráfico de uma biblioteca australiana e era obrigatório fazer o upload dos trabalhos no Instagram. Relutantemente lá me juntei a mais uma rede social, embora não o desejasse. Passados meses a minha conta começou a ganhar inúmeros seguidores bem esquisitos, na sua maioria eram de origem Russa. Ao tentar eliminá-los eles multiplicavam-se. A evidência era que a conta tinha sido hackeada. Acabei por ser forçada a encerrar a conta e não voltei a criar outra. 

De vez em quando recebo mensagens a relatar que alguém criou uma conta no Instagram com o email  que ali usei pelo que tenho sempre de corrigir esse dado para tentar salvaguardar o seu uso. Hoje abri a minha caixa de correio e aguardava-em uma novidade, um email, supostamente do suporte do Instagram/Facebook, onde são pedidos certos passos a alguém que solicitou ajuda, e que, mais uma vez,  usa o meu email ou eu não estaria a receber esta comunicação. 

Observem as acrobacias que são exigidas e digam-me se acham que isto é normal. Vivemos em tempos avançados onde até ligamos o nosso telemóvel com a nossa impressão digital, mas pedem-nos para escrever um código à mão e fazer uma foto com esse tal código XYZ e a nossa cara? Não apetece mesmo dizer, Instagram/Facebook, WTF?!! Leiam:

Olá,
Agradecemos por entrar em contato conosco. Precisamos que você confirme que é proprietário dessa conta para podermos ajudá-lo. Responda a este email e anexe uma foto sua segurando uma cópia manuscrita do código abaixo.
(_____)
Certifique-se de que a foto que você mandou:
- Inclua o código acima escrito à mão em uma folha de papel em branco, seguido pelo seu nome completo e nome de usuário
- Inclua sua mão segurando a folha de papel e inclua seu rosto inteiro
- Tenha boa iluminação, não seja muito pequena, escura ou desfocada
- Esteja salva e anexada à sua resposta como um arquivo JPEG
Lembre-se de que, mesmo que esta conta não inclua fotos suas ou seja usada para representar algo ou outra pessoa, não poderemos ajudar enquanto não recebermos uma foto que atenda a esses requisitos.

Atenciosamente,
A Equipe do Instagram

Não sei o que que possa fazer para impedir o uso deste meu email por terceiros, pois isso é ainda e sempre o que me aflige bastante. É um email antigo e já me ocorreu que o melhor será criar um novo e começar a sua paulatina substituição. E isto tudo começou quando o Facebook comprou o Instagram. Sem querer estar sempre a pregar contra a "rede social" não posso deixar de pensar que o Facebook cresceu de tal forma que perdeu o controlo. É um gigante com pés de barro. Os problemas avolumam-se e os prejuízos também. O Instagram agoniza, dizem,  mas isso eu não sei. Basta ler o Reddit onde muitos discutem a decadência quer do Facebook quer do Instagram.

Eis um desabafo escolhido ao calhas, entre os muitos: 

-  usuários incapazes de usar certas funções o tempo todo 
- bots e empreendedores sombrios em todo o lugar 
- thots estão recebendo todo o louvor por mostrar o seu rabo 
- nenhum suporte e eles simplesmente não dão a mínima para o seu problema e mentem diretamente para seus usuários sobre o shadowban
- shadowbanning de pessoas normais e pequenas empresas e arruinando sua diversão / receita 
- algorítmo quebrado e manipulado desde que o facebook colocou suas mãos repugnantes sobre ele. 
- arruinado por uma empresa que sabe como arruinar um app de bilhões de dólares em alguns anos.

 - Ah, e você já viu alguém roubar a sua identidade 14 vezes em outros sites? 

O Facebook está morto. Está morto. E o Instagram é o próximo se eles continuarem assim. Há alguns anos Instagram foi muito divertido .. mas agora? Apenas um aborrecimento com todos os problemas que o site causa.

Comentários

Beatriz Sousa disse…
Ui que coisa estranha.
Sinceramente, o Facebook e o Instagram vão passar à história rapidamente...
Konigvs disse…
É curioso que desde ontem não consigo escrever legendas nas fotografias, nem comentar, nem adicionar ninguém no Instagram. Uma amiga blogger, que ppercebe dessas coisas das redes sociais diz que denunciaram a minha conta. Mas então primeiro mata-se e só depois é que se investiga? Qualquer engraçadinho pode clicar em "denunciar". Acho que existe uma coisa que ainda funciona pior que o SIRESP, que é o Instagram!
a b disse…
Nunca vi outro aplicativo em que fosse absolutamente impossível falar com suporte.
a b disse…
Nunca vi outro aplicativo em que fosse absolutamente impossível falar com suporte.