Frigideira anti-aderente pode matar passarinhos?!




"Os fumos libertados pela cozedura podem ser nocivos para os animais com um sistema respiratório sensível, tal como os pássaros. Os donos de pássaros devem afastá-los da cozinha." É uma das frases que se podem ler no rótulo da frigideira Tefal que vos mostro acima. Essa informação não está visível para nossa leitura no momento da compra: teríamos de arrancar o rótulo para  conseguir ler o verso. Além disso, no meu caso, sem boa iluminação, de forma alguma teria conseguido ler as minúsculas letras! 😠

Aqui vos confesso que pensava que isso dos fumos das frigideiras poderem matar as nossas aves de estimação era um mito. Afinal não é. Fiz uma busca rápida na internet antes de começar a escrever este meu desabafo na vã esperança de que o aviso no rótulo da frigideira que acabei de comprar fosse alarmista e desnecessário mas encontrei relatos diversos, - e alguns até bem antigos - a sustentarem razões para a advertência. Eis o que li: o PTFE (= Teflon= politetrafluoretileno) sofre pirólise - decomposição que ocorre pela acção de altas temperaturas - e liberta, com a degradação térmica, diversos gases tóxicos aos quais as aves reagem particularmente em virtude de o seu trato respiratório ser muito sensível a toxinas no ar devido à sua anatomia única. Essa eficiência na troca de gases é necessária para fornecer níveis muito altos de oxigénio aos músculos para o voo. Da mesma forma que fornece aquele, também os gases tóxicos são aportados rapidamente. Além disso, o pequeno tamanho das aves e a sua alta taxa metabólica aumentam a sua susceptibilidade  às toxinas transportadas pelo ar. Aliás, as aves, sobretudo os canários, têm sido historicamente utilizadas como sentinelas para gases tóxicos em minas de carvão devido a essa particular sensibilidade.

Enquanto escrevo, um pintassilgo pousou no topo de um ramo da árvore contígua ao meu prédio e ainda não parou de cantar. Quando olho pela janela, à minha esquerda,  vejo a pequena ave encarrapitada no mais alto ramo em periclitante jogo de equilíbrio enquanto enche o ar com o seu gorjeio. Desde que me dediquei a escutar atentamente o cantar das aves para melhor conseguir identificá-las que acho que alguns dos sons do pintassilgo parecem disparos das armas dos caças espaciais do Apollo e do Starbuck, pilotos da velhinha série de TV Battlestar Galattica. O pintassilgo está seguro, assim como as rolas, as pegas, os pardais, os melros e outros que vejo pousarem e desaparecerem do alcance do meu olhar indiscreto na folhagem da frondosa árvore. E o meu canário? E se tivesse deitado o rótulo da frigideira para o lixo sem ter lido aquela informação? Fiquei chateada com isto: com o facto de não ter a informação ao meu dispôr no momento da compra e com a letra miúda que utilizaram: é do tamanho de formigas! Não teria comprado a porcaria da frigideira se tivesse lido o rótulo: isso é certo. Imaginem ter resgatado o canário das garras dos gatos e acabar por ser o seu algoz graças à frigideira! E se um destes dias, enquanto estivesse a fritar um bife, o canário se finasse? Não seria uma morte rápida e antes por asfixia provocada por um edema pulmonar e hemorragia: os passarinhos ficam sem ar.  As aves comummente morrem 20 a 30 minutos após a inalação dos gases tóxicos. Bem sei o que alguns de vós estão a pensar: que mais valia que o pássaro morresse envenenado do que estar vivo e engaiolado. Até vos dou razão. Mas o canário apareceu à minha porta.  Era muito jovem e deixou-se apanhar. Temi que acabasse na boca de um gato da vizinhança. Não é habitual que vivam em liberdade por aqui. Sobreviveria sozinho? Não fui capaz de o deixar na rua.

E eu? Estarei segura? Afinal, no mesmo rótulo, "A Tefal garante que o revestimento está em conformidade com a regulamentação dos materiais em contacto com os alimentos." Estou segura, creio. Estarei? Estava tranquila porque a frigideira trazia um selo de "PFOA Free" mas agora já não me sinto assim tão tranquila. Porque aquilo é uma armadilha para aves disfarçada de frigideira. E apesar da fórmula ter sido revista - apenas em 2013 -  talvez ainda não seja seguro comprar frigideiras anti-aderentes. Não sei porque estou surpreendida. Há muitos anos que se diz que as frigideiras com Teflon são uma armadilha para o homem e o meio ambiente. É possível que os estudos ainda não sejam conclusivos. Os interesses comerciais em jogo são muitos. Também não ajuda saber um pouco da história da Dupont, a empresa que inventou o Teflon em 1930. Como outras grandes empresas, não tem tido uma conduta pautada pela transparência. O Teflon não está apenas presente em frigideiras: encontra-se em panelas, frigideiras anti-aderentes e outros utensílios de cozinha; repelentes de manchas, aquecedores de ambiente e coberturas de lâmpadas de calor; ferros anti-aderentes e tampas de tábua de engomar, secadores de cabelo,  grelhas anti-aderentes, woks, máquinas de waffle, frigideiras eléctricas, prensas de tortilla, máquinas de pipocas com ar quente, cafeteiras, máquinas de pão, torradores, panelas de pizza, fogões de cerâmica...

O nome Teflon,  propriedade da empresa DuPont, acabou por se tornar sinónimo da substância. O elemento foi descoberto por acaso em 1938 pelo químico norte-americano Roy Plunnkett, que tentava criar um novo gás refrigerante para substituir o CFC. O Teflon é um composto anti-aderente  muito utilizado devido a grande praticidade na limpeza e por dispensar o uso de gordura no preparo dos alimentos permitindo uma cozinha mais saudável. É constituído por polímeros de fluorocarbono, especialmente o politetrafluoretileno (PTFE). É um polímero semelhante ao polietileno em que os átomos de hidrogénio foram substituídos por átomos de flúor. O problema são sobretudo as PFAS, sigla para Substâncias Perfluoro Alquídicas. São ácidos muito fortes e as classes mais conhecidas são PFOA (ácido perfluorooctanoico) e PFOS (ácido perfluorosulfonado). Elas têm a capacidade de tornar os produtos impermeáveis à água e a gorduras. Estão presentes em impermeabilizantes para tecidos e couros; insecticidas; espuma de extintores de incêndio; verniz; cera para o pavimento; detergentes; revestimento antiaderente dos utensílios de cozinha (Teflon®); tecidos técnicos (GORE-TEX®, Scotchgard™) e até na indústria espacial. As concentrações de PFAS são tóxicas para o meio ambiente e saúde humana.

O PFOA libertado pelo Teflon tem sido associado a várias condições de saúde, incluindo distúrbios da tiroide, doença renal crónica, doença hepática e cancro testicular. Também tem sido associado à infertilidade e baixo peso ao nascer.

O PFOA Stewardship Program, lançado em 2006 pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA), precognizou a eliminação do PFOA dos produtos de Teflon. Esse programa envolveu oito empresas líderes incluindo a fabricante de Teflon, e teve como objectivo reduzir os riscos para a saúde e meio ambiente associados à exposição do PFOA, estabelecendo a meta da eliminanação do uso e emissões do PFOA até ao ano de 2015. No entanto, em temperaturas acima de 300 ° C, revestimentos de Teflon em panelas anti-aderentes começam a quebrar libertando substâncias químicas tóxicas no ar. Inalar estes fumos de forma prolongada pode dar origem à "febre do Teflon": os sintomas são parecidos com gripe!

Depois das minhas leituras até me arrependi de ter comprado a frigideira. Como já nem tenho o talão de compra para a devolver o melhor é dar-lhe algum uso, observando algumas regras, é certo, que aproveito para divulgar, e, pelo sim, pelo não, removendo o passarito da cozinha sempre que a utilizar! É um macho, o canário. Mas o patife nunca cantou coisa que se ouvisse. Ainda que me tenha saído um fraco cantor, desejo-lhe vida longa. Já cá cantam cinco anos de idade.


Aqui ficam os cuidados a ter com estas peças anti-aderentes para minimizar a libertação de fumos nocivos:

-  as peças anti-aderentes não se podem colocar no lume vazias pois podem atingir altas temperaturas em poucos minutos, causando potencialmente a libertação de vapores de polímero. Certifique-se de ter sempre algum alimento ou líquido em panelas e frigideiras antes de pré-aquecer.

- de preferência não abandone a cozinha deixando a peça ao lume ou se tiver de o fazer utilize o alarme/temporizador para evitar uma possível distração: se o líquido evaporar, vai queimar.

- não cozinhe em fogo alto: utilize sempre fogo médio ou baixo e evitar assar na frigideira, pois esta técnica de cozimento requer temperaturas acima das recomendadas para panelas anti-aderentes.

- deve ventilar a cozinha: ligue o exaustor ou abra as janelas para ajudar a limpar os eventuais gases.

- utilize utensílios de madeira, silicone ou plástico pois os utensílios de metal podem causar arranhões na superfície anti-aderente, reduzindo a vida útil das peças. Quando estragadas podem mais facilmente libertar gases nocivos.

-  deve lavar à mão e não na máquina qualquer peça anti-aderente com uma esponja e água morna e sabão. Evite usar lã de aço ou esponjas àsperas, pois podem riscar a superfície.

- deve substituir as peças antigas: quando os revestimentos de Teflon começam a deteriorar-se visivelmente com riscos excessivos, descamação e lascas, eles deixam de ser seguros. Descarte para a reciclagem sem remorsos.

Comentários

Beatriz Sousa disse…
Não fazia a mínima ideia!! Coitadinha da minha periquita que está em cima do frigorífico!! Eu quando uso a minha frigideira tenho sempre as janelas abertas e normalmente quando cozinho ela vai para a janela para apanhar o ar fresquinho, mas agora vou ter mais cuidado. Em relação às gaiolas, é muito triste ter os pássaros nas gaiolas. Eu bem que adorava que a minha pudesse sair, mas ela matava-se logo contra as paredes. A minha avó salvou-a da fome que ela fugiu da casa de alguém. Tinha tanta fome que se deixou apanhar. Já tem 10 anos connosco, mas acho que deve ser mais velhinha que isso.
Beijocas!
Era mesmo o que precisava mas devia ter visto alternativas, talvez até nem sejam assim tão caras e não tenham estes inconvenientes.
Também sempre existiram periquitos em minha casa enquanto crescia e gostava muito mais deles do que dos canários.Só com este é que aprendi a gostar dos amarelinhos. Os periquitos são bem robustos e por vezes escapavam da gaiola e voavam pela casa toda enfiando-se nos mais diversos recantos! Uma vez um aterrou dentro da panela da sopa! Vivem muitos anos, sim. Tenho muita pena de não ter casa com quintal ou jardim para atrair lá os pássaros. Felizmente esta árvore aqui ao lado é enorme e dá abrigo a muitos. É muito agradável ouvi-los.
Beatriz Sousa disse…
Da panela da sopa?! Ahahaha coitadinho!
As minhas tias tinham um canário, mas não lhe achava muita piada. A minha apesar de não ser treinada, sobe para cima do dedo e dá beijinhos. É bem educada que quando entras na cozinha cumprimenta logo. É o bicho mais fofo de sempre xD