Comprei uma Ficus microcarpa. E agora?


O frigorífico estava vazio e tive de ir ao supermercado abastecer-me de víveres. Já tinha o carrinho cheio e encaminhava-me para a caixa quando vi uma banca com plantas em potinhos sui generis que me chamou a atenção. Peguei numa delas e tentei perceber pelo rótulo no fundo de que planta se tratava. Não consegui pois as letras são tão minúsculas que só com uma lupa! Depois de a observar melhor achei-lhe tanta graça que resolvi trazê-la comigo para casa mesmo tratando-se de uma incógnita. Acabo de descobrir que se trata de uma Ficus Microcarpa . Dados meus exíguos conhecimentos em botânica e jardinagem, pelas leituras breves que acabo de fazer, parece-me ter sido uma escolha bem feita. Dizem que é resistente e ideal para começar na arte do bonsai.  Para já parece-me evidente que tenho de voltar às compras: preciso de um vaso rectangular e com prato, e substrato para bonsai: tenho de mudar a planta desta "lata de sopa de tomate" para uma casa maior.  Nunca tinha pensado em comprar um bonsai mas agora até estou entusiasmada com a perspectiva. Maior que o entusiasmo é, todavia, o meu receio: e se deixo morrer a planta?! 

Comentários

Konigvs disse…
Sim, convém mudar isso de vaso, para algo maior. E nem tem que necessariamente transformar isso num bonsai. Mas dá-se bem no interior e é bastante resistente, e por certo crescerá bem! É da famílias das figueiras!
Era uma das minhas dúvidas! Em todo o caso irei ver o que é o bonsai, mas inclino-me para deixar a plantinha crescer entregue aos seus caprichos sem grande interferência minha.
Konigvs disse…
Eu também ia por aí. Se um dia quiser um bonsai compra um já nesse formato, um ulmeiro por exemplo (ulmus parvifolia) mas se é inexperiente com plantas vá com calma!
Cristina Barbas disse…
Nossa, que plantinha linda!!
Boa sorte com os cuidados...

Abraços, Cris