A fotografia do buraco negro e os memes


https://twitter.com/ehtelescope
A reacção de Katie Bouman

"Observando, incrédula, enquanto a primeira imagem que jamais fiz de um buraco negro estava em processamento.", escreveu Katie Bouman, no Facebook.

!Hoje não foi um dia negro para a ciência. Katie Bouman, é formada em engenharia eléctrica e ciência da computação pelo Massachussets Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos. Esta  jovem pesquisadora de 29 anos iniciou em 2016 o processo de programação dos algoritmos que tornaram possível obter a primeira imagem de um buraco negro. Do esforço colectivo de três dezenas de pessoas, outros cientistas de computação, astrónomos, engenheiros e matemáticos, resultou a imagem histórica que foi captada pelo projeto Event Horizon Telescope (EHT), uma rede de radiotelescópios espalhados pelo planeta. De acordo com o jornal Washington Post, Katie guardou bem o segredo hoje revelado ao mundo, apenas partilhado a informação com os colegas.

Os buracos negros não são vazios e antes aglomerados com grande força gravitacional e com uma enorme massa de matéria concentrada num volume reduzido. Existe até uma zona chamada de "não retorno". A teoria geral da relatividade de Albert Einstein previa que qualquer estrela ou fotão que passasse perto do buraco negro seria capturado pela gravidade. Daí veio o nome: um local no espaço que engole tudo que passa, até a luz. Uma pena que Stephen Hawkings não tivesse vivido para ver esta fotografia.


“A black hole is very, very far away and very compact,” Bouman says. “[Taking a picture of the black hole in the center of the Milky Way galaxy is] equivalent to taking an image of a grapefruit on the moon, but with a radio telescope. To image something this small means that we would need a telescope with a 10,000-kilometer diameter, which is not practical because the diameter of the Earth is not even 13,000 kilometers.” Continue a ler aqui.

"Localizado em uma galáxia distante da Terra, o buraco negro tem 40 bilhões de quilómetros de diâmetro - cerca de 3 milhões de vezes o tamanho de nosso planeta - e é descrito pelos cientistas como um "monstro"." Continue a ler, aqui.

Enquanto isso, no espaço internetário...


















Comentários