Pedimos desculpa pelo excesso de anúncios.



Pedimos desculpa pelo excesso de anúncios. O blogue segue dentro de momentos.

Ontem apercebi-me de que estão a ser mostrados anúncios entremeados nos textos do blogue. Ainda por cima, se a minha experiência for igual à vossa, são-vos mostrados vários anúncios iguais dentro do mesmo texto. Não sei se isto é a regra, agora,  ou se não será apenas uma falha momentânea, ou se só acontece a partir de um X número de caracteres por texto, mas se for assim, irei reduzir significativamente o tamanho dos mesmos para evitar essa enxameação de publicidade. 

Desde que criei o blogue que acionei a inserção de anúncios Adsense. Há um ano ou dois o Google disponibilizou a possibilidade de estes serem auto-geridos. O Google exibiria os anúncios automáticos nos momentos mais propícios, quando há grande probabilidade de eles apresentarem um bom desempenho e proporcionarem uma experiência satisfatória aos usuários. Seria uma coisa inteligente e prática, sobretudo para mim, que não tenho a monetização do blogue como prioridade, nunca tive, nem tempo para despender com experiências e segmentações e etc. Li a notícia mas só em Dezembro do ano passado activei a funcionalidade, algo apreensiva. Os anúncios começaram a aparecer, e de forma simpática, sem intrusão significativa. Considerei positivo. Até ontem.

Se houve coisa que me aborreceu no Facebook foi o aparecimento de cada vez mais publicidade no meu feed. Quanto mais cresceu, mais ganancioso ou dependente da publicidade para financiar o seu império digital. Mas não é apenas no Facebook que os anúncios pululam: toda a internet submergiu à onda da publicidade e agora não conseguimos escapar-lhe. Não faço ideia de quantos anúncios aparecem no meu ecrã por dia, nem, a somar a isso a quantidade de outros banners, não exactamente de teor publicitário, mas que também me convidam ao clique em cruzinhas para dizer de minha justiça, aderir ou vetar isto ou aquilo. Esta interpelação constante é cansativa. 

Não sei por que razão ainda não instalei um bloqueador de anúncios, é uma simples  extensão que se junta ao nosso navegador. Sei que alguns sites bloqueiam o nosso acesso quando usamos este tipo de extensão, mas desconheço se seria ou não muito prejudicada. Nem toda a publicidade é desinteressante ou inútil mas a maioria destes anúncios não são agradáveis ainda que alguns até sejam dirigidos para as nossas necessidades, já que o algoritmo está cada vez mais esperto.

Peço desculpa pela má experiência que estão a ter. Prometo dedicar um tempo a esta situação para perceber o que poderei fazer assim que me seja possível. Entretanto o blogue segue. 

Comentários