Soluções caseiras para matar formigas?
É mesmo, o RAID já anda aí desde os anos 60, é uma cortesia da SC Johnson, A Family Company. Vejam abaixo alguns anúncios americanos de TV dos anos 60 e de anos recentes e comparem os conteúdos, a animação utilizada, a sua contextualização histórica, o tipo de humor empregue. Façam um intervalo. É giro!
Mas voltando ao que interessa, se tinha um problema - a infestação de formigas - agora quedei-me com dois problemas. O problema 1 que é, como é que faço para me desfazer de uma lata de 400 ml de veneno? E o problema 2: como é que procedo para matar as formigas sem recorrer a esta mixórdia? Ficava até mais contente se elas fossem à sua vidinha sem ter de as aniquilar!
O Centro de Informação Anti-Venenos aparece referido no rótulo como a tábua de salvação em caso de azar. Mas quando abri o site do Centro apareceu isto: "TUDO É VENENO E NADA É VENENO, SÓ A DOSE FAZ O VENENO". PARACELSO, SÉC. XVI. Sou uma exagerada. Oh, estou tão mais tranquila agora. Não sei se deva enviar um email para lá perguntando onde posso deixar cair a "bomba". irão gozar com a minha cara?
As formigas já percorriam o mundo antes dos homens, surgiram no Cretáceo, o homem só mais tarde, na Era Cenozóica. Existem mais de 10.000 espécies de formigas a calcorrear este chão com os seus exércitos. À semelhança das abelhas, são societárias. Organizam-se por tarefas: são obreiras, soldados, operárias e rainhas. Comunicam umas com as outras através de feromonas, deixando rastos para as colegas seguirem. Irritantes, e até prejudiciais, não deixam de ser admiráveis, e de preferência eu preferia não as matar. Durante séculos as pessoas livraram-se das formigas sem utilizar venenos como este que trouxe para casa, uma bomba que mata as formigas mas com outros danos e riscos associados que eu gostava de evitar. Assim fui pesquisar as soluções dos nossos antepassados e encontrei muitas sugestões. Aqui as deixo pois podem ser úteis a alguém.
a. Limpeza! Limpar bem as áreas da cozinha e da varanda. Escusado será dizer que sou uma moça limpinha. Mas ultimamente as formigas encetam cruzadas animadas por uma religião estranha. Tudo por uma simples migalha caída no chão!!
b. Água e sabão líquido (uma colher de chá) num vaporizador e toca a fazer spray sobre as formigas. Parece que destrói o rasto químico e elas destroçam e deixam a malta em paz. Folhas de hortelã ou óleo de menta, ou casca de limão também se podem juntar no frasquinho.
c. Método da barreira! Construir uma barreira para deter o exército! Bastam 7 mm! Utilizar: carvão em pó, pó de giz, açafrão das Índias, óleo cítrico, pimenta, pó de talco, vinagre e água. Sabão com bicarbonato de sódio também funcionam asseguram os entendidos em formiguedo.
d. Substâncias com cheiro forte intoxicam as formigas! Usar folhas de hortelã esmagadas, frescas ou secas. Esfregar alho na área a proteger ou deitar alho em pó, óleo de lavanda, óleo de cravo ou cravinhos esmagados, cânfora nas zonas por onde as malvadas se passeiam em procissão.
e. Uso pouco açucar mas o açucareiro está sempre na bancada e de vez em quando lá estão elas. Folhas de louro coladas na tampa são eficazes para as formigas fugirem e também cravinhos.
f. A borra de café aniquila os rastos e confunde as formigas, também os grãos. Além disso a cafeína mata as formigas se ingerida.
g. Colocar ácido bórico e uma colher de açúcar num pires. Elas são atraídas e o ácido bórico mata-as.
h. E para finalizar quero referir o Óleo de neem , embora não tenha ainda percebido se é eficaz contra as formigas. Neem é uma planta que pertence ao mogno e ao cedro, conhecida como "nim" e também "amargosa", e ainda "pau para toda a obra" em virtude das suas muitas utilizações.Considerado como pesticida ou insecticida biológico, o óleo de Neem é uma forma natural para controlar insectos graças à azadirachtina. Não é tóxico para humanos e animais, e é totalmente biodegradável. Só os insectos prejudiciais ao crescimento das plantas é que são afectados pelo óleo de Neem. Abelhas, joaninhas e outros insectos ficam completamente ilesos.
Comentários