Hidrogel ou Seven Color Crystal Boll - o que é isto?!!



Há uns tempos atrás fiquei intrigada com este produto que encontrei à venda numa loja de produtos chineses. Uma semente rodeada de pequenas esferas coloridas?!! Mas que chinesice seria esta?! As indicações na embalagem foram decerto traduzidas automaticamente e daí não serem completamente perceptíveis:

1. Add water to the product, about 4 hours it will grow up. 
2. One clear beauty satiety will grow up. 3. When the flower want to oxigen and nutrition, I will help you too much. 
Design by Kore...a and Made in China! 

Percebi que bastava juntar água e que crescia. Nunca me lembrei que seriam as bolitas a crescer, burra, burra, eheheheh, pensava que era a semente que crescia! Pensei perguntar por mais informação à menina, na caixa, mas havia fila e foi toca a despachar. O meu sobrinho ficou igualmente intrigado e à espera que a tia fizesse a experiência. As semanas têm passado e o pacotito ficou por aqui. Ontem foi dia de arrumar o caos na secretária, gavetas e prateleiras adjacentes, e, de repente, ei-lo entre folhas, canetas e restos de espuma eva.

Feita alguma pesquisa no Google, encontrei um site onde está reproduzida a informação que está escrita no pacotito: agora percebo, os cristais depois de crescidos pela incorporação da água vão alimentar a planta, é uma espécie de solo sintético, também conhecido como hidrogel. Mas continuei a procura e aqui encontrei mais informação: as esferas são colocadas em água por quatro horas, absorvem a água e crescem! Nos 1-2 meses seguintes bastam para alimentar as plantas em conjunto com os nutrientes que já contêm. Ao fim desse tempo é preciso voltar a regar as esferas. Ao fim de um ano os cristais devem ser substituídos por causa dos nutrientes esgotados. Não é tóxico e é bio-degradável. É um polímero capaz de absorver 40 a 180 vezes o seu peso em água. O bambú e o aloé vera, por exemplo, podem crescer sem terra, apenas com recurso a estas bolitas. Mas também pode ser utilizado com terra.

Então como se usam? Depois de crescidos, isto é, após 4 horas de molho, colocam-se nos vasos e floreiras com plantas e flores que necessitem de humidade. Sobre a terra dos vasos, por exemplo, quando vamos de férias e não temos a quem deixar as chaves do apartamento, já não é preciso que alguém vá regar as plantas. Também podem ser colocados dentro de objectos de cristal ou vidro, para efeito decorativo: eles ficam coloridos, mais visíveis, harmonizando-se com a decoração através das cores disponíveis. Sem terem absorvido a água, podem ser misturados com a terra dos vasos, assim ajudando a reter a água das regas e evitando que as plantas morram se nos esquecermos de regar, quer as tenhamos dentro ou fora de casa. 

Parte do mistério está resolvido. Todavia, que planta sairá da semente?!! A semente tem um desenho de duas mãos a apertarem-se num cumprimento, e no verso diz Thank you. Quando houver desenvolvimentos, eu fotografo e faço novo post, aguardem!

Comentários

Dulcineia disse…
Você teve mais sorte que eu. Comprei isso e fiz tudo conforme instruções. Só que não são bolinhas, mas sementinhas - parecidas com erva-doce. Estão dentro d'água há dois dias e nada aconteceu até agora...
Unknown disse…
Que legal, acabei de comprar e vim pesquisar e achei este site no Google explicando. Vou fazer o teste e colocar na minha planta. Obrigada
Unknown disse…
Legal!Para quê as escolas infantis pedem?
Alessandra disse…
Oi será que serve em orquídeas? Também fiquei intrigada
Alessandra disse…
Também fiquei intrigada! Será que pode ser usado em orquídeas? Tem vitaminas?