Livro: A longa caminhada para a liberdade, Nelson Mandela
Agora existe uma versão da autobiografia de Nelson Mandela A long walk to freedom para as crianças e o livro foi lançado em Joanesburgo para assinalar a Semana Internacional da Literacia. Mandela diz que a educação e a leitura são duas das coisas mais importantes para as crianças. Diz também que todas as pessoas deveriam ler uma hora diária pelo menos, os pais para as suas crianças, as mais velhas por si mesmas.
O livro foi adaptado por Chris van Wyk, poeta sul africano, e ilustrado por Paddy Bouma, artista da cidade do Cabo. A editora Pan Macmillan publicou nas onze línguas oficiais da África do Sul e também em português e em inglês americano.(Texto integral aqui.)
Nelson Mandela, au nom de la liberté, documentário realizado por Joel Calemettes, passou ontem na TV. Apesar de conhecer bem o percurso de Mandela vejo sempre cada novo documentário que aparece. Este foi feito em 2008. E sempre fico surpreendida ao ver Mandela sorrir. Mas o que estou a aguardar com grande expectativa é o filme Invictus, de Clint Eastwood sobre Mandela, interpretado por Morgan Freeman. Vai estrear em 11 de Dezembro nos EUA.
“Invictus,” é um poema escrito por William Ernest Henley, sobre a vontade de sobreviver perante a adversidade,da preferência de Mandela,sem dúvida um capitão da sua alma até ao fim:
Out of the night that covers me,
Black as the Pit from pole to pole,
I thank whatever gods may be
For my unconquerable soul.
In the fell clutch of circumstance
I have not winced nor cried aloud.
Under the bludgeonings of chance
My head is bloody, but unbowed.
Beyond this place of wrath and tears
Looms but the Horror of the shade,
And yet the menace of the years
Finds, and shall find, me unafraid.
It matters not how strait the gate,
How charged with punishments the scroll.
I am the master of my fate:
I am the captain of my soul.
Comentários