Televisão: Tudors série folhetinesca que não respeita a história
A 3ª temporada da série Tudor, da cadeia Showtime, vai estrear no Reino Unido na próxima semana e nos EUA já se prepara a 4ª temporada. A 1ª foi nomeada para os Globos de Ouro. O guarda-roupa ganhou Emmys nas duas primeiras temporadas. Confesso que é uma das razões porque estou a seguir a 1º temporada, em reposição, pois eu já tinha visto a 2ª anteriormente. Aos sábados à noite, lá estou eu,verdade, adoro trapinhos antigos. Leio muitas opiniões de britânicos, cidadãos comuns que não são estudiosos da História, que se queixam da pouca fidelidade histórica da mesma. Isso faz-me pensar. Certo que os responsáveis meteram a pata na poça quantos aos factos da nossa História de Portugal e sem qualquer necessidade pois o episódio em questão não acrescenta especial interesse ao enredo!! Eu nunca imaginei o nosso D.Manuel,-O Venturoso,-como um velho caquético,bem pelo contrário!E a nossa corte, àquela data, não podia ser um sítio sem brilho, tínhamos alcançado a Índia!Deviam viver-se dias bem exóticos e luxuosos por esse tempo!Mas a liberdade criativa dos americanos foi mais longe:terem casado D.Manuel com uma inglesa que o asfixia de morte é realmente inclassificável.
Nem sempre tenho muita paciência para o estilo folhetinesco do enredo,romance e intrigas de corte, danças e segredinhos ao ouvido. Apesar de considerar a série Tudors como entretenimento razoável, não compreendo estas invenções históricas e a avaliar pelo tratamento dado ao rei D.Manuel, mal imagino o que terão feito à história inglesa. Em cima disto quem faz a tradução também devia estar mais atento: aquilo que é referido pelos personagens como "the sweats" e que foi traduzido por "febre epidémica" é na realidade o que ficou realmente conhecido como a Doença do suor. Além disso não me parece que alguém possa dizer "Preciso que vades a Roma"...apareceu assim traduzido duas vezes. Português arcaico?!
Eu,Cláudio, I Claudius,da cadeia BBC, foi produzida nos finais dos anos 70. É uma das melhores séries de inspiração histórica.Menos luxuosa mas com diálogos e interpretações rigorosas.O video mostra um exerto protagonizado por John Hurt como o imperador Calígula: do melhor que já se viu em TV.
Comentários