Christmas is coming: Filmes para ver no Natal


Trailer

A Cat  criou um Desafio mas eu já vou atrasada. Hoje é o dia de escrever sobre filmes de Natal. Por norma, no Natal, sempre procurei ver filmes de animação. Fazia parte, era uma espécie de ritual. Há alguns filmes populares sobre o Natal que eu nunca vi. Exemplo: Home alone! Mas para esta lista escolhi filmes de todos os tipos, capazes de agradar na época que se aproxima mas que também podem ser vistos fora dela. Não os ordenei por critério algum. 

O primeiro é uma ficção sobre Charles Dickens, o conhecido escritor inglês, que deu ao cinema bons argumentos de Natal. O filme revela como é que Dickens, em pleno bloqueio criativo e em crise financeira, criou as personagens de “Um conto de Natal”, inspirando-se em episódios da vida real à mistura com ficção. O filme não é sobre a magia do Natal, é sobre a magia do processo criativo, convidando-nos a entrar na mente e na vida de Dickens. Dan Stevens é magnifico de ver mas sou grande fã de Christopher Plummer  - quase com 90 anos - e a ele cabe ser  Scrooge. Um filme para quem gosta do Natal, mas também para quem gosta de ler, e de escrever.


Fabuloso filme de animação em stop motion, algo gótico e negro, realizado por Henry Selick, e, ao mesmo tempo, um filme musical com uma incrível banda sonora, de Danny Elfman, que também empresta a voz a Jack. Vi o filme na sua estreia e depois comprei o CD que toquei vezes sem conta. Sei as canções de cor! É um marco da carreira e génio criativo de Tim Burton, que escreveu a história e desenhou as personagens.


The apartment
Trailer
Filme de 1960, de Billy Wilder, um dos meus realizadores favoritos de sempre, é muito bem escrito, com diálogos soberbos. Além disso, admire-se também a bela cinematografia a preto e branco, a direcção artística e um par de actores principais inspirados. Não há neste filme nada de que não se goste. Um dos melhores filmes para descobrir o cinema do passado, sem CGI, apenas alma. É  uma comédia romântica dramática, que se passa durante o Natal. Mais que jogo de encontros amorosos, - foi à época considerado imoral, - mostra um mundo competitivo, de rotina, ambição e amarga solidão, em que mergulham muitos dos habitantes da cidade. O The end, não tem um beijo a encerrar, o que não significa que seja pior, pelo contrário. Não sendo exactamente um filme de Natal, achei que ficava aqui muito bem, além de que sei que ninguém ficará desapontado por vê-lo.

Edward Scissorhands
Trailor
Da década de 90,  dispensa grande paleio da minha parte, este é um filme realizado por Tim Burton, habitualmente descrito como um conto de fadas moderno. Era uma vez um castelo no topo de uma colina, onde vivia um inventor cuja maior criação é Eduardo. Quando morre, Eduardo, inacabado, recebe lâminas por mãos. Um dia é adoptado por uma vendedora da Avon...Um argumento simples mas bem explorado, uma personagem que ficou para sempre no nosso  imaginário. Como curiosidade, um artigo onde de vê o bairro nos arredores de Tampa, na Flórida, onde algumas cenas foram filmadas, passados 25 anos: muitas árvores cresceram. Conta com a última interpretação do famoso Vincent Price.
Love actually
Trailer
E agora uma comédia romântica mais actual, realizada por Richard Curtis, onde todas as histórias vão dar à noite de Natal. Não é, realmente, o meu género favorito. Lembro-me do filme ser um bocado longo. Mas tem uma cena formidável na abertura, filmada no aeroporto, com narração de Hugh Grant, onde ele afirma que o amor está em toda a parte.  Bom, isto é quase tudo o que me lembro acerca deste filme, além de nele entrarem a Lúcia Moniz, no papel de uma portuguesa emigrante que rouba o coração do Colin Firth...e o divertido  e exuberante Bill Nighy!

E porque não um filme europeu? É um filme de guerra e um filme de Natal ao mesmo tempo, que vem mostrar o melhor do que a natureza humana é capaz e trazer uma mensagem de esperança à humanidade sempre tão belicosa. O francês Christian Carion baseou-se numa história verídica, um facto insólito ocorrido na frente ocidental. Em Dezembro de 1914, alguns meses após a guerra ser declarada, agrupamentos de soldados franceses, escoceses e alemães, declararam tréguas e festejaram o Natal. Foi verdade. Foi nomeado para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.


Christmas again
Trailer
O protagonista desta história de Natal, é um homem que vive numa roulotte, de coração destroçado, e que vende árvores de Natal, levando uma vida rotineira e de enorme melancolia. Até que por fim... Primeiro filme do realizador Charles Poekel, que vendia pinheiros de Natal, ele mesmo, no local onde filmou. O filme desperta-nos para o sentido do Natal através da simplicidade e não da exuberância das luzes coloridas e dos embrulhos em monte: o Natal  está nas pequenas coisas, nos sentimentos genuínos e nos pequenos gestos. É um filme muito bom para quem tiver a paciência de o perceber.


Comentários

Andreia Morais disse…
Vem mais do que a tempo de participar neste projeto. Obrigada por isso :)
Adorei as sugestões cinematográficas!
Catarina disse…
Muito obrigada pela tua participação! vou já partilhar e tenho a certeza que vou ver muitos dos filmes que recomendaste!
Isa Sá disse…
Não vi nenhum...vou tomar nota!
Isabel Sá  
Brilhos da Moda