3/8/13

Dia Internacional da Mulher - direitos humanos em vez de direitos do homem

Ontem essa imagem estava a circular no Facebook. Na minha opinião de mulher gulosa, chocolate é sempre bem vindo, flor murcha ao fim de uns dias, dispenso flor, o lugar de flor é no jardim. Mas respeito é melhor que chocolate e flor em conjunto! Dê respeito no dia 8 de Março e nos outros dias também. Quer seja homem, marido, pai, irmão, primo, amigo, colega, dê respeito. Reconheça o que é diferente na mulher e compreenda. Reconheça o que é igual e apoie. Não fique calado perante a discriminação, denuncie. Esteja lado a lado. 
Dê respeito também se é mulher. Respeite-se a si mesma, perceba o seu lugar no mundo. Leia, informe-se. Não se cale, defenda a justiça, para si e para as outras mulheres. Não se acomode. Denuncie. Parar é morrer. A evolução é marcha. Pode ser marcha lenta, com pausas, mas não pode parar. Quando pára, lembre-se, isso é apenas um acidente de percurso, não o fim da linha. Não desista.
Hoje ao ligar o rádio ouvi uma mulher portuguesa a falar em directo do Dubai, onde está há quatro anos. Por essa altura, disse, as empresas em Portugal começaram a fechar e o marido conseguiu trabalho nos Emirados Árabes. Ela seguiu-o e tem feito o melhor que pode para se adaptar à sua nova vida. Como a carta de condução portuguesa não servia para circular no território ela teve de tirar uma nova licença. Para obter a licença, as autoridades do país exigiram que o marido escrevesse uma carta em como lhe dava autorização...
Na mesma rádio ouvi depois sobre o PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º 637/XII - RECOMENDAÇÃO RELATIVA À ADOÇÃO POR ENTIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS DA EXPRESSÃO UNIVERSALISTA PARA REFERENCIAR OS DIREITOS HUMANOS. Eis a prova de como as coisas mudam devagar. Mas nada muda por si. Têm de haver forças envolvidas, a puxarem em algum sentido, movimento! Doravante lembre-se de dizer DIREITOS HUMANOS em vez de DIREITOS DO HOMEM. Quantas vezes a mudança não começa por pequenas coisas? A mudança começa por si, por mim, por todos nós.

Publico um excerto do texto que pode ser lido na íntegra, aqui.
Em Portugal, a utilização da expressão Direitos do Homem - que materializa histórica e filosoficamente o poder de excluir - está disseminada por diversos documentos oficiais e particulares, neles incluídos documentos fundadores e programáticos como a Constituição da República Portuguesa. 
Por outro lado, é corrente a utilização na oralidade do substantivo masculino para integrar ambos os géneros, embora homem com maiúscula ou com minúscula, não esteja linguisticamente classificado como substantivo sobrecomum, e bem, já que se assim fosse materializaria um (pre)conceito correspondente a um estereótipo de discriminação de género. 
Nestes termos, os Deputados dos grupos parlamentares do PSD e do CDS-PP apresentam o seguinte projeto de resolução: 
1. Considerando que a salvaguarda da igualdade e da universalidade em matéria de direitos humanos tem natureza primordial e carácter incessante; 
2. Considerando que, os requisitos da igualdade e da diversidade constituem um ativo de produção e de desenvolvimento humano, económico, social e cultural;

3. Considerando a respetiva dupla função dialética, seja no plano primordial da efetivação dos direitos humanos, seja no plano da eficiência do modelo de desenvolvimento económico;

4. Assumindo que, a desproporção entre as políticas implementadas relativas a combater a discriminação de género e o ritmo dos resultados obtidos, tem subjacente razões de natureza histórico-cultural e social, nomeadamente matrizes fundadas em estereótipos de género que justificaram no passado uma alta assimetria discriminatória;

5. Considerando que, a linguagem condiciona e potencia conceptualizar o pensamento;

6. Considerando a responsabilidade de rememoração inter-geracional que nos incumbe.

Nos termos da alínea b) do artigo 156.º da Constituição da República Portuguesa e da alínea b) do n.º 1 do artigo 4.º do Regimento, a Assembleia da República, recomenda e apela dirigindo-nos a entidades públicas e privadas, a que doravante, sem prejuízo da utilização da expressão redutora para reportar a documentos do paradigma da exclusão: 
a) Na produção de documentos oficiais, bem como em sede de revisão dos mesmos já em vigor ou futuros, seja substituída a expressão Direitos do Homem pela expressão Direitos Humanos. 
b) No exercício de funções na titularidade de cargos em órgãos de soberania, das regiões autónomas e das autarquias locais, bem como no exercício de funções públicas de qualquer natureza e independentemente da natureza do vínculo, seja utilizada a expressão Direitos Humanos em substituição da expressão Direitos do Homem.

c) Na produção de documentos particulares e, nomeadamente em manuais escolares e académicos, bem como nos textos para publicação e divulgação, seja substituída progressivamente a expressão Direitos do Homem pela expressão Direitos Humanos.

d) Na oralidade, sobretudo no âmbito de ações de formação e de ensino, seja utilizada a expressão Direitos Humanos ao invés da expressão Direitos do Homem.


10 comments:

Geralda Antunes said...

É isso aí, direitos humanos sempre. Bjs.

Lane said...

isso mesmo, muito bom! Felizmente podemos dizer que as coisas tem evoluído muito quanto aos direitos humanistas. Inclusive, apresentarei um seminário essa semana sobre os direitos da mulher na China, que drasticamente é machista demais. Não fiquei no face ontem, daí nem vi essa magem circulando, gostei muito da mensagem. Vim atraves do agenda dos blogs, ja estou te seguindo. bjs

Coruja Essência

Patty K. Moreira said...

Ótimo blog!
Muito interessante! Parabéns!
vi seu blog na agenda dos blogs e vim te conhecer!

bjo
http://amoremcadapontinho.blogspot.com.br/

Mayara makesaleatórios said...

Oii tudo bem faço parte da agenda de blogs e vim te fazer uma visita seguindo parabéns e sucesso com o blog

http://aleatoriosempauta.blogspot.com.br/
http://www.facebook.com/pages/Mayara-Ramos-Blog/135755286579194

Reginaldo Silva said...

Olá,faço parte da Agenda dos Blogs, visitando o seu, decidi seguir. Aproveito para lhe convidar para participar do meu 1º sorteio.

http://reginaldosilvajr.blogspot.com.br/

Sucesso sempre!

eliana ferreira said...

oi.te encontrei na lista de blose ja estou te seguindo,venha seguir o meu tbm
eliana-ferreira.blogspot.com.br
bjs

ana cristina manhaes said...

OLÁA!!! VI SEU BLOG NO AGENDA DOS BLOGS E VIM CONHECER. GOSTEI MUITO, PRINCIPALMENTE DESSE POST EM DEFESA DAS MULHERES. ESTOU SEGUINDO.

TENHO UM GRUPO DE DIVULGAÇÃO CHAMADO ENTRE BLOGS, COM UM PAINEL DE DIVULGAÇÃO E DICAS PARA AJUDAR SEU BLOG CRESCER, SE QUISER PARTICIPAR É SÓ ACESSAR MEU BLOG E SE INSCREVER.

BJUUSS

CRIS
Blog Crescimento Cristão

Fan Page Cristãos em Construção

Carol Souza said...

Oi Belinha =)
vim do agenda dos blogs para conhecer seu cantinho e de cara vejo um lindo texto sobre respeito as mulheres! LINDO!! assino em baio, e claro já estou seguindo, fique a vontade para me visitar tb: diariodejardineira.blogspot.com.br
bjinhos e até mais

Lúcye Mascarenhas said...

Olá, conheci seu blog através do agenda dos blogs e já estou participando. Ótimo blog! SUCESSO!

Bjkas!!

http://lucyemascarenhas13.blogspot.com.br

International Directory Blogspot said...

Hello from France!
After visiting your blog, I invite you to join us in the "International Directory Blogspot".
"International Directory Blogspot" It's 170 Countries and 10400 Websites !
Missing yours join us
If you join us and follow our blog, you will have many more visitors.
It's very simple, you just have to follow our blog, enter your Country and your blog url in a comment, and you will be automatically integrate into the Country list.
We are fortunate to be on the Blogspot platform that offers the opportunity to speak to the world and to share different passions, fashion, paintings, art works, photos, poems.
So you will be able to find in different countries other people with passions similar to your ones.
I think this community could also interest you.
We ask you to follow the blog "Directory" because it will give you twice as many possibilities of visits to your blog!
Thank you for your understanding.
Please follow our blog, it will be very appreciate.
I wish you a great day, with the hope that you will follow our blog "Directory".
After your approval to join us, you will receive your badge
We ask that you follow our blog and place a badge of your choice on your blog, in order to introduce the "directory" to your friends.
Regards
Chris
I follow your blog, I hope it will please you
To find out more about us, click on the link below:
http://world-directory-sweetmelody.blogspot.com/
On the right side you will find green tint, the Country, you click it and you will find a list of blogs,
perhaps your friends and also your own. We only ask you to follow our blog

Olá da França! Desculpas se eu estou escrevendo o Português errado
Depois de visitar o seu blog, convido-vos a se juntar a nós no "Blogspot Diretório Internacional"
"Diretório Internacional Blogspot" É 170 países e milhares de blogs, você está registrando, e seguindo nosso blog você terá muitos visitantes mais
Para isso é algo muito simples, basta seguir o nosso blog, digite seu País, seu url do blog, e você será automaticamente integrar a lista de países.
Temos a sorte de estar na plataforma Blogspot, que oferece a oportunidade de falar ao mundo para compartilhar conosco as paixões diferentes, moda, pinturas, ilustrações, fotos, poemas e assim ser capaz de encontrar em outros países pessoas com paixões semelhantes.
Eu acho que esta comunidade também poderia interessá-lo.
Tenha um ótimo dia com a esperança de que você siga o nosso blog "Directory".
Após a sua aprovação para se juntar a nós, você vai receber o seu crachá
Nós pedimos que você siga o nosso blog e colocar um emblema de sua escolha em seu blog, a fim de introduzir o "diretório" para seus amigos.
Eu sigo o seu blog, eu espero que você vai gostar
Chris
Para descobrir, clique no link abaixo:
http://world-directory-sweetmelody.blogspot.com/

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...