1/14/10

7 excelentes razões para ler com as crianças



Como alguns de vocês já sabem,tenho até sábado em curso um pequeno inquérito sobre um livro infantil que estou em vias de publicar. Na era do computador muitos de nós já se interrogaram sobre se o livro não é um objecto ameaçado de extinção.A minha percepção é a de que mesmo que um dia o livro se extinga,o que não me parece provável, algo que nunca irá desaparecer é a leitura.Eu adoro papel e livros, mas ao ver o Kindle, e outras engenhocas semelhantes, não me arrepio.Ler é preciso!E as palavras encontrarão sempre suporte, desde a areia molhada à beira-mar ao ecrã digital do Kindle, onde possa existir escrita haverá sempre leitura. E ler é preciso desde logo com as crianças.Eis um punhado de boas razões para o fazer: 7 excelentes razões para ler com as crianças :
1. Ouvir ler em voz alta, ler em conjunto, conversar sobre livros, desenvolve a inteligência e a imaginação.
2. Os livros enriquecem o vocabulário e a linguagem.
3. As imagens, informações e ideias dos livros alargam o conhecimento do mundo.
4. Quem tem o hábito de ler conhece-se melhor a si próprio e compreende melhor os outros.
5. Ler em conjunto é divertido, reforça o prazer do convívio.
6. Os laços afectivos entre as crianças e os adultos que lhes lêem tornam-se mais fortes.
7. A leitura torna as crianças mais calmas, ajuda-as a ganhar autoconfiança e poder de decisão.

No comments:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...