As algas invadiram a praia da Figueira da Foz

A praia da Figueira da Foz,hoje!
À minha esquerda...
...ou à minha direita, o cenário era o mesmo:algas marinhas espalhadas em profusão na areia. As ondas enrolavam negras de algas!Não é usual ver tantas. Isto lembrou-me as praias do norte como Apúlia ou Esposende onde a apanha do sargaço é uma actividade tradicional. Aliás, estão a tentar que, mediante uma candidatura à UNESCO, a apanha local do sargaço obtenha o estatuto de património oral e imaterial da humanidade.

O sargaço é constituído por algas marinhas retiradas do mar após as marés vivas e é usado como fertilizante agrícola. Também se diz "argaço" ou "limos". Recordo-me de ver, em criança, vastas extensões de algas a secar ao sol na praia da Apúlia que foi durante anos a minha favorita graças a um conjunto de memórias infantis:as vastas dunas e os picos dos cactos da areia, os moinhos de vento,os muitos penedos onde os pequenos caranguejos quase translúcidos corriam "de lado", as poças de água salgada cheias de minúsculos peixes, as sacas de mexilhão enorme ali apanhado pelo meu pai e preparados depois pela minha mãe e avó para o jantar, pequenos búzios e conchas que se encontravam na areia e que eu ainda guardo.

Quando os meus pais trocaram a Apúlia pela Figueira da Foz eu não achava a mesma piada a esta de tal forma que nem me lembro de grande coisa das férias aqui passadas apesar de se terem desenrolado em momento posterior. Recordo que o meu sítio de passeio predilecto era o mercado cheio de peixes nas bancas e brinquedos insufláveis coloridos pendurados. Ao longe,na foto do meio, podem ver-se as gruas que estão a ser usadas no aumento do comprimento do espigão. Li no jornal local que por causa disso "a onda do surf" está a ser afectada embora não tenha percebido como. Fiquei a pensar no impacto da obra do lado de cá do rio: mais areia na praia?! (Ah, esta semana a série documental O poder da Terra foi sobre os Oceanos. Boa onda! Se bem que no final do episódio a gente fique com a impressão de que a humanidade vai a caminho do desastre!)

Comentários

Jorge Castro disse…
A invasão do sargaço :-)
Anónimo disse…
MAs qeu porcaria!Se não limpam isso amanhã temos lá o paraíso da mosca!
by the way... disse…
apulia é terra de alga e branqueta :)

tambem tinha ouricinho aparadinho :)

siiiiiiiiiimmmmmmmmmmm
Jorge Castro disse…
Wild Beasts, removeram o link. Se achaste interessante podes tirar o cd anterior, que esse ainda lá está, e se gostares depois arranjo te este :-)
Anónimo disse…
intiresno muito, obrigado