Sabe como vai terminar 2025 e começar 2026

 


“Sabe como vai terminar 2025 e começar 2026.” Estou a ser bombardeada por anúncios de um consultório de Tarot como se não houvesse amanhã. Uma pessoa que vagueia pelo feed do FB como uma perdida está sempre à mercê de buracos negros onde pode perder a sua dignidade intelectual em menos de um microssegundo de scroll, neste caso, ou ocaso, um “oráculo digital”. Acaso o algoritmo me perguntou se eu quero um spoiler da vida? WTF!
Há quem tenha feito contas amargas à vida, à sua e à de todos nós, e concluído que saber o que vai acontecer, mesmo que não seja verdade, vale dinheiro. O futuro está caro, caríssimo, mas adivinha-se aqui quase uma ganância contida de quem sabe muito bem o que faz: - Olha lá, escuta, o melhor é ceder ao desespero e pagar: é mais barato do que ficar ansiosa e fazer terapia. E em vez de “energização” , “fluidos” e outros mistérios, promete-se simplesmente informação, esse bem atualmente mais valioso que petróleo, a preço bem acessível: 1 euro por minuto. São contas certas e fáceis de fazer, capazes de convencer até os cérebros mais enovelados pelo açúcar das festas, diluída a certeza de que a informação mais cara é não saber o futuro depois de ter pago para saber.
O segredo também é alma do negócio quando o futuro é o negócio. Por isso, nada de leaks sobre vidas alheias, tudo é tratado com sigilo, palavra de tarólogo, AKA, leaker do futuro. O destino não descansa, não faz fim de semana, não respeita feriados nem tolerâncias de ponto, nem quer saber de almoços de domingo em família: o atendimento é garantido, tudo pelo cliente! Uma agenda organizada é a ferramenta certa contra o caos do universo pelo que para os ansiosos de espírito, garantem-se vagas no dia. A consultoria chega até por Whatsapp, enquanto a telepatia não vem, só silêncio, calma. Feitiçaria. Há, no anúncio, emojis coloridos para facilitar a organização e o engajamento. Tudo muito profissional. (O fundo do anúncio é que escusava de ser negro, designer dixit.)
E assim é, amigos e amigas, cavalheiros e cavalheiras, sem mais delongas,  quem quiser saber como acaba 2025, e como começa 2026, mesmo que depois não seja nada assim, já sabe. Eu cá vou esperar por 2026 como sempre: com uma pançada de ansiedade gratuita, a ver filmes, a comer e a beber. Uma coisa é certa: o presente tem bolo e vinhos doces na mesa, risos no ar, uma manta colorida e quente, almofadas fofas.O futuro pode bem esperar.

Comentários