Receita antiga de arroz doce do Mondego

Como hoje é feriado, é um bom dia para preparar uma travessa de arroz doce, uma sobremesa tradicionla, que pode completar uma refeição leve e ao mesmo tempo adoçar o nosso dia! Prepara-se num instante e deixa um cheirinho aconhechegante a canela no ar. Vamos lá?

Depois da receita de arroz doce cremoso, que já partilhei, esta é  especial, é a receita de arroz doce que a minha mãe me ensinou e que é a que faço habitualmente. Intitulei a postagem "Arroz doce do Mondego" pois foi na região de Coimbra, em Montemor-o-Velho, ou Gatões, que a minha avó terá aprendido a receita que depois ensinou à minha mãe. Na realidade é a receita da minha mãe mas essa é uma referência geográfica importante. Nos restaurantes da zona vi arroz nos balcões que em nada se assemelhava a este suspeitando que seja mais cremoso e de aroma baunilhado. Ali, o arroz doce vem sempre em tacinhas mas a forma tradicional é servi-lo em pequenos pratos ou em travessas. Tudo o que é doce nunca amarga e seja qual for a modalidade eu não tenho preferência! Gosto dele cremoso e mais seco. Aconselho a que experimentem e que façam a vossa escolha. A minha verdadeira preferência tem a ver com uma outra qualidade muito passageira deste doce: adoro o arroz acabado de fazer, ainda quente, pelo que muitas vez confeciono-o mesmo em cima do jantar para poder comê-lo ainda morno! Ou, em pleno Inverno,  a meio da tarde de qualquer fim-de-semana chuvoso, para poder comê-lo quente com uma boa chávena de chá preto ou café forte! 

Ingredientes

300 gr de arroz

200 -250 gr de açucar

1 litro de leite

1 casca de limão

400 ml de água

1 pitada de sal

Canela em pó para enfeitar

Preparação

Começo por deixar o arroz de molho durante 30-60 minutos pois isso torna a sua cozedura mais rápida. Podem não fazer assim, a minha mãe nunca faz isso, mas eu prefiro, a não ser quando me esqueço.

Num tacho, de preferência um onde os preparados não se agarrem com facilidade, colocar o leite, a água, - a minha mãe via juntando a água aos poucos, mas eu não faço assim - o sal e 1 casca grande de um limão, e, até que ferva, vá mexendo para não agarrar. Quando tiver fervido, baixe o lume, ou retire do lume, escorra o arroz e junte aqui.

Agora serão cerca de 25 minutos ao lume, a partir do momento em que a fervura recomece. Baixe um pouco o lume para o leite não espingalhar tudo, e vá mexendo devagar, ou o arroz e o leite vão  pegar-se ao fundo. Pode até provar os bagos aos 25 minutos para ver se cozeram. Com o lume mais baixo a cozedura vai demorar um pouco mais, mas num tacho baixo não se pode ter o lume forte que espingalha muito e queima-nos. Aos 25 minutos, o líquido deverá ter evaporado e é o momento de juntar o açucar.  Mexer com cuidado, por 2-4 minutos, até o açucar ficar dissolvido e incorporado. Está feito.

Deitar o arroz numa travessa, prato, o que prefiram e desenhar alguns motivos com canela para a decoração. 

Servir quente ou frio, comer e chorar por mais!

Bom apetite!

Comentários