Guerra Rússia - Ucrânia: o apelo à paz de Arnold Schwarzenneger


Olá a todos, e obrigado por partilhar seu tempo comigo. Estou enviando esta mensagem através de vários canais diferentes para alcançar meus queridos amigos russos e os soldados russos que servem na Ucrânia.

Estou falando com você hoje porque há coisas que estão acontecendo no mundo que estão sendo escondidas de você – coisas terríveis que você deveria saber. Mas antes de falar sobre as duras realidades, deixe-me falar sobre o russo que se tornou meu herói.

Em 1961, quando eu tinha 14 anos, um grande amigo meu me convidou para vir a Viena para assistir ao Campeonato Mundial de Levantamento de Peso . Eu estava na plateia quando Yuri Petrovich Vlasov conquistou o título do Campeonato Mundial, tornando-se o primeiro ser humano a levantar 200 quilos acima da cabeça. Um amigo meu conseguiu meter-me nos bastidores.

De repente, lá estava eu, um garoto de 14 anos parado na frente do homem mais forte do mundo. Eu não podia acreditar. Ele estendeu a mão para apertar minha mão - quero dizer, eu ainda tinha a mão de um menino. Ele tinha a mão de um homem poderoso que engoliu a minha, mas ele foi gentil e sorriu para mim. Nunca vou esquecer aquele dia. Nunca.

Fui para casa e coloquei a foto dele em cima da minha cama para me inspirar quando comecei a levantar pesos. Meu pai me disse para tirar aquela foto e encontrar um herói alemão ou austríaco. Ele ficou furioso e nós discutimos muito.

Ele não gostava de russos, por causa de sua experiência na Segunda Guerra Mundial. Veja bem, ele foi ferido em Leningrado, onde o exército nazista do qual ele fazia parte causou danos terríveis à grande cidade e ao seu bravo povo. Mas eu não tirei a fotografia, não. Porque não me importava a bandeira que Yuri Vlasov carregava.

A propósito, minhas conexões com a Rússia não pararam por aí. Ah, na verdade se aprofundaram quando viajei para lá, por causa da musculação e para fazer meus filmes e conheci todos os meus fãs russos.

E então, em uma dessas viagens que me lembro, encontrei Yuri Vlasov mais uma vez. Foi em Moscovo durante as filmagens de Red Heat , que foi o primeiro filme americano autorizado a filmar na Praça Vermelha. Agora, ele e eu passamos o dia juntos. Ele era tão atencioso, tão gentil e tão inteligente. E, claro, muito generoso. Ele me deu esta linda xícara de café azul. E desde então tomo meu café todas as manhãs.

Agora, a razão pela qual lhe estou dizendo todas essas coisas é que desde que eu tinha 14 anos, que não tenho nada além de afecto e respeito pelo povo da Rússia. A força e o coração do povo russo sempre me inspiraram.

E é por isso que espero que você me deixe dizer a verdade sobre a guerra na Ucrânia e o que está acontecendo lá.

Ninguém gosta de ouvir algo crítico de seu governo. Eu entendi. Mas, como amigo de longa data do povo russo, espero que você ouça o que tenho a dizer. E devo lembrá-los de que falo com a mesma preocupação sincera com que falei ao povo americano quando houve uma tentativa de insurreição em 6 de Janeiro do ano passado, quando uma multidão selvagem estava invadiu a capital dos EUA, tentando derrubar nosso governo.

Você vê, há momentos como esse que são tão errados, e então temos que falar. Este é exatamente o mesmo com o seu governo. Eu sei que seu governo lhe disse que esta é uma guerra para desnazificar a Ucrânia. Desnazificar a Ucrânia? Isso não é verdade! A Ucrânia é um país com um presidente judeu. Um presidente judeu, devo acrescentar, cujos três irmãos do pai foram todos assassinados pelos nazistas.

Você vê, a Ucrânia não começou esta guerra. Nem nacionalistas ou nazistas. Os que estão no poder no Kremlin começaram esta guerra. Esta não é a guerra popular russa. Não. Na verdade, deixe-me dizer-lhe, o que você deve saber é que 141 nações na ONU votaram que a Rússia era o agressor. Eles pediram para remover suas tropas imediatamente.

Apenas quatro países em todo o mundo votaram com a Rússia. Isso é um fato. Veja, o mundo se voltou contra a Rússia por causa de suas ações na Ucrânia. Blocos inteiros da cidade foram arrasados ​​pela artilharia e bombas russas, incluindo um hospital infantil e uma maternidade. Três milhões de refugiados ucranianos – principalmente mulheres, crianças e idosos – fugiram de seu país, e muitos outros estão tentando sair.

É uma crise humanitária. Por causa de sua brutalidade, a Rússia está agora isolada da sociedade das nações.

Você também não está sendo informado da verdade sobre as consequências desta guerra na própria Rússia. Lamento informar que milhares de soldados russos foram mortos. Eles foram capturados no fogo entre os ucranianos lutando por sua pátria e a liderança russa lutando pela conquista.

Grandes quantidades de equipamentos russos foram destruídas ou abandonadas. A destruição que as bombas russas estão causando sobre civis inocentes indignaram tanto o mundo que as mais fortes sanções económicas globais já tomadas foram impostas ao seu país. Aqueles que não merecem em ambos os lados da guerra sofrerão.

O governo russo mentiu, não apenas para os cidadãos, mas também para seus soldados. Alguns dos soldados foram informados de que iriam lutar contra os nazistas. Alguns foram informados de que o povo ucraniano os saudaria como heróis. E alguns foram informados de que estavam simplesmente fazendo exercícios - eles nem sabiam que estavam entrando em guerra. E alguns foram informados de que estavam lá para proteger os russos étnicos na Ucrânia. Nada disso é verdade.

O facto é que os soldados russos enfrentaram forte resistência dos ucranianos que querem proteger suas famílias e seu país. Quando vejo bebés sendo retirados das ruínas, acho que estou assistindo a um documentário sobre os horrores da Segunda Guerra Mundial, não as notícias de hoje.

Agora, deixe-me dizer-lhe, quando meu pai chegou a Leningrado, ele estava todo empolgado com as mentiras de seu governo. E quando ele deixou Leningrado, ele estava quebrado, física e mentalmente. Ele viveu o resto de sua vida com dor. Dor nas costas quebradas, dor dos estilhaços que sempre o lembravam daqueles anos terríveis. E a dor da culpa que ele sentia.

Para os soldados russos que estão ouvindo esta transmissão, vocês já sabem muita da verdade que venho falando. Você viu com seus próprios olhos. Eu não quero que você seja quebrado como meu pai. Esta não é a guerra para defender a Rússia que seus avós ou bisavós lutaram. Esta é uma guerra ilegal.

Suas vidas, seus membros, seus futuros, estão sendo sacrificados por uma guerra sem sentido condenada pelo mundo inteiro.

Agora, para aqueles que estão no poder no Kremlin, deixe-me perguntar: por que você sacrificaria esses jovens por suas próprias ambições?

Para os soldados que estão ouvindo isso, lembre-se de que 11 milhões de russos têm conexões familiares com a Ucrânia. Então, cada bala que você atira, você atira em um irmão ou irmã. Cada bomba ou cada projétil que cai não está caindo sobre um inimigo, mas sobre uma escola, um hospital ou uma casa. Eu sei que o povo russo não está ciente de que essas coisas estão acontecendo.

Por isso, exorto o povo russo e os soldados russos na Ucrânia a compreender a propaganda e a desinformação que lhe estão sendo ditas. Peço-lhe que me ajude a espalhar a verdade. Deixe seus companheiros russos saberem da catástrofe humana que está acontecendo na Ucrânia.

E ao presidente Putin, eu digo: você começou esta guerra. Você está liderando esta guerra. Você pode parar esta guerra.

Agora, deixe-me encerrar com uma mensagem a todos os russos que protestam nas ruas contra a invasão da Ucrânia: O mundo viu sua bravura. Sabemos que você sofreu as consequências de sua coragem. Você foi preso. Você foi preso. E você foi derrotado. Vocês são meus novos heróis. Você tem a força de Yuri Petrovich Vlasov. Você tem o verdadeiro coração da Rússia. Meus queridos amigos russos, que Deus abençoe a todos vocês.




Comentários

redonda disse…
Uma das minhas irmãs me falou sobre este discurso, mas não o tinha ouvido ou lido antes. Gostei de finalmente o poder ler.
Estou com todos os que pedem a paz! Muitos não serão demais, todas as vozes contam. Gostei do que ele disse mais pessoas influentes se deviam pronunciar. Mas, se vou um texto que publiquei antes, muitos actores e actrizes de Hollywood andaram a aplaudir Putin de pé e a fingir que podemos ser todos uns grandes amigalhaços. Esses estão caladinhos, não sei se por terem vergonha ou se por acharem que invadir é justificável.