Não divulgue informação enganosa ou falsa sobre o coronavírus ou a Covid 19



Têm chegado ao meu correio algumas mensagens sobre o coronavírus e a Covid19 cujo conteúdo é falso ou enganoso. Este tipo de informação é, vulgarmente, disseminado com a melhor das intenções por quem as recebe, mas o seu efeito não é positivo em virtude do seu conteúdo ser inútil.

Umas vezes os autores adulteraram a informação ao traduzi-la, outras vezes não têm legitimidade para serem criadores desse conteúdo, outras vezes ainda pretendem apenas obter público para os seus sites ou divertir-se. No caso da presente pandemia COVID 19, algumas mensagens estão até a criar alarmismo desnecessário, como, por exemplo, mensagens de audio que se tornaram virias.

Esses conteúdos geram desinformação e confusão em quem os recebe em vez de verdadeiro esclarecimento.  É importante que esteja alerta para detectar e filtrar a má e a boa informação.

O tipo de informação pode ter uma aparência de seriedade mas ser enganosa. Ou pode apresentar indícios que o façam desconfiar da sua origem. Só deve repassar a boa informação. Na dúvida, não repasse a informação. 

Como evitar a informação falsa ou enganosa? 
Eis algumas indicações que o podem ajudar:

Preste atenção ao local onde encontrou a informação: o site onde encontrou a informação é de um orgão de notícias reconhecido ou não? O site é reconhecido na área em que actua? O blogue onde encontrou a informação costuma apresentar textos com rigor, indicando a fonte usada para isso ou o seu autor é credenciado na área? Espreite publicações passadas e observe o seu teor para ter alguma segurança em relação ao que acaba de ler. Confirme a informação que vai passar em outros sites se ainda tiver dúvidas.

O título que leu pode não ter qualquer relação com o texto, não partilhe um texto sem o ler até final:
o título é como a minhoca que atrai o peixe ao anzol e muitas vezes é apenas isso que o autor pretende, atrair público ao seu site.

Se o texto sobre uma notícia importante não estiver bem redigido é de suspeitar que seja rigoroso:
esteja alerta para erros de todo o género, para julgamentos de valor ou opiniões expressas que indicam que o texto tem forte carga subjectiva quando o que lhe interessa é ser informado objectivamente sobre o assunto do momento.

Procure saber quem é o autor do texto que acabou de ler: confirme se o autor é jornalista, ou se a sua formação é adequada para dar opinião rigorosa sobre o que escreveu no caso de procurar conhecimento sobre um assunto determinado e não um texto de opinião ou entretenimento. Quanto mais importante for o assunto, mais importante a credibilidade da pessoa que discorre sobre o mesmo para que possa aproveitar do seu conteúdo com segurança e utilidade.

Actualidade da informação: não passe informação desactualizada pois não terá interesse para os outros podendo até revelar-se uma fonte de transtorno desnecessário. Procure informação sobre a data em que o texto foi escrito antes de partilhar.

Seja crítico em relação a opiniões pessoais que por serem, por vezes, expressas com bastante convicção, podem conduzi-lo para o erro, ainda que inconscientemente.

Seja crítico em relação a autores que citam pessoas diversas como fonte de alguma informação sem divulgar o nome destas, substituindo-os por "um médico", " um perito", "alguém que trabalhou no hospital X", etc. 



Pode também gostar de ler:

Fake news, aqui
  

Comentários