Conversas sobre Ciência - Pint of Science: vai acontecer em Maio de 2020



Em 2012, Michael Motskin e Praveen Paul, dois neurocientistas do Imperial College em Londres, decidiram organizar um evento chamado Meet the Researchers (Conhece os Investigadores). Este evento reuniu pessoas afectadas por doenças neurológicas com os respectivos investigadores para que estes mostrassem o seu trabalho laboratorial. O evento teve um impacto tão positivo que inspirou a criação do Pint of Science - um festival de ciência para a sociedade.​ Desta forma, em Maio de 2013, realizou-se a 1ª edição do festival Pint of Science em 3 cidades de Inglaterra – Londres, Cambridge e Oxford. O festival reuniu em bares locais, durante 3 dias, grandes nomes das diversas áreas científicas que discutiram as suas descobertas com o público presente.​ O sucesso da primeira edição permitiu a continuidade deste festival que rapidamente obteve um reconhecimento além fronteiras.

O Pint of Science é uma associação sem fins lucrativos cujo principal objectivo é tornar acessível a discussão científica a toda a população de forma a colmatar a falha de comunicação que existe nesta área. Para tal, anualmente, é realizado um festival internacional de ciência, onde investigadores de diferentes áreas são convidados a apresentar os seus projectos de uma forma simples e interessante num ambiente descontraído como um bar.

O festival ocorre anualmente durante 3 dias no mês de Maio e em simultâneo em centenas de cidades do Mundo. Em 2018, o festival decorreu pela primeira vez em Portugal mobilizando mais de 500 pessoas. Em 2019, 3 novas cidades – Aveiro, Braga e Bragança – juntam-se a Lisboa e Porto para acolher o festival nos dias 20, 21 e 22 de Maio.

Em 2020 o evento terá lugar em Aveiro, Braga, Évora, Guimarães, Lisboa e Porto.

Os eventos vão abordar os temas seguintes:

- Cabecinha pensadora: neurociência, psicologia e psiquiatria

- Do 8 ao 80: física, química, matemática e astronomia

- Com pés e cabeça: medicina, biologia humana, saúde

- O nosso Mundo: geociência, botânica e zoologia

- Ter muita lata: engenharia, robótica e computadores

- Chatear Camões: direito, história, política, línguas

- Pint'Arte: ciência e arte juntos

No Instagram, aqui.
No Twitter, aqui.

Comentários

Paulo disse…
Adoro estes eventos!