Os blogues participantes no #Desafio dos Pássaros



Fiquei muito surpreendida com a adesão ao #Desafio dos Pássaros, um desafio de escrita, lançado por um blogue com o mesmo nome. Quando me inscrevi nunca imaginei uma resposta superior a mais que duas dezenas de escrevedores.  As inscrições foram fechadas por se tornar impossível a logística de mais participações ou continuariam talvez a aumentar: já ultrapassam a meia centena.

Achei extraordinário que tanta gente esteja disposta a dedicar alguns momentos da sua semana à escrita. Note-se que, se são bloggers já escrevem, e a essa escrita vai somar-se esta que não é a escrita de qualquer coisa - isso seria trivial. É uma escrita subordinada a um tema novo cada semana, durante 17 semanas e no formato de 400 palavras. Ou seja: é mesmo um exercício de escrita. 

Achei igualmente que se trata uma bela prova da vitalidade da blogosfera, não apenas do lado de quem participa mas também do lado de quem faz a gestão da iniciativa. O blogue O Desafio dos Pássaros pertence à plataforma Sapo e são dela a maioria dos blogues aderentes. Também reparei que a maioria dos "Pássaros" que responderam ao chamamento são..."Pássaras". Quererá isto dizer que os homens estão em minoria na blogosfera? Ou que apenas serão menos adeptos dos desafios de escrita do que as mulheres?  

Fiquei a pensar que os portugueses devam usar, actualmente, na sua maioria, a plataforma Sapo, ao contrário do que sucedia quando criei este blogue, em 2006.  Não me recordo em que ano surgiram os blogues no Sapo mas já estava no Blogger desde 2004 e creio que apenas depois é que os blogues por lá apareceram, já depois do Sapo de ter afirmado como provedor de internet. Tenho na ideia que, mesmo assim, também criei um blogue por lá, que caiu no esquecimento, é certo.

Reuni aqui todos os blogues - do Sapo, do Blogspot, do Wordpress -  pois além de me propor seguir o desafio irei, ao longo das 17 semanas que dura, fazer um esforço para os visitar e aos seus escribas. Já sei que temos em comum o gosto pela escrita. É um bom ponto de partida. Outras afinidades se poderão vir a descobrir. Apesar das plataforma diferentes, é mais o que temos em comum do que aquilo que nos separa, não?



Marina - Jazzística - Sapo


Maria João - URMYSTARS - Blogspot


A outra - Blog da outra - Sapo


Chica - Duas cabeças - Blogspot


Maria - Sorriso incógnito - Sapo


Fátima - Porque eu posso - Sapo


 Magda - StoneartPortugal - Sapo


 Mula - Desabafos da Mula - Sapo


Fátima - Sabine 77 - Wordpress

 desarrumada Maria - Diário de uma desarrumada - Sapo

 Mia - The name is Mia - Sapo


biiyue - Desabafamento - Sapo


Silvana - Por detrás das palavras - Blogspot


Belinha - Palavras-Cruzadas - Blogspot

Caracol - A Caracol - Sapo

Samantha - Samantha em Chamas - Sapo


Gabi - Dona Redonda - Blogspot


Maria Sá- Avó Cool - Sapo




Triptofano - Triptofano - Sapo


Ana - That's It - Sapo

Joana Rita - all about little lady bug Sapo


José da Xã - LadosAB - Sapo


P.P. - [in]Sensato - Sapo


Maria Araújo - Cantinho da Casa - Sapo


Inês Pereira - Não Digas Nada a Ninguém - Blogspot


Inês Norton - Oceano de Livros - Sapo



Happy - happyness is everywhere - Sapo

Peixe Frito - Ó da guarda, peixe frito - Sapo


Candeias - Entre 4 Paredes - Sapo


Miss X - Livrologia - Sapo 




Just - Just Smile - Sapo


Catarina - Quatro Reizinhos - Sapo


Gorda - Casa da Gorda - Sapo


Fatia - Vida às fatias - Sapo



Alexandra - Blog deAlGo - Sapo

A 3ª Face - Sapo

Isabel - pessoas e coisas da vida - Sapo


O Coiso - Como quem não quer A Coisa - Sapo


M - Typical - Sapo


Pó de Arroz - Sapo



Alala - A voz do silêncio - Sapo


A Bla bla bla - Vamos falar de Bla Bla Bla - Sapo


Ana de Deus - busy as a bee on a rainy day- Sapo




Vespinha - Uma Vespa a Abrandar - Blogspot




Dona Pavlova - Sapo


Quem são os Pássaros - ler aqui
Desafio da escrita dos Pássaros - ler aqui

Comentários

cantinhodacasa disse…
Da minha parte, muito obrigada por ter feito este lindo post com as imagens que caracterizam cada um dos blogs do Desafio de Escrita dos Pássaros.
:)
stiletto disse…
Olha que post giro e trabalhoso. Peço desculpa mas a minha imagem (Livros de Cabeceira e outras histórias) já não está actualizada. Mudei o template para esta "nova" etapa do blogue e porque o template actual permite a colocação de um sub-título e eu achei que fazia sentido neste desafio.
Como te disse no comentário do outro post, já tive um blogue no blogspot mas depois mudei-me para o Sapo. Por um lado porque o que levou à criação do meu blogue "É possível ser feliz..." deixou, a dada altura, de fazer sentido. Por outro lado, os Blogs do Sapo proporcionam uma maior interação entre bloggers, no meu entender. Para além disso, a equipa é muito prestável quando surge qualquer problema e andam sempre a arranjar estratégias para divulgar os blogues. Eu estou muito satisfeita. Por outro lado, acho óptimo que Os Pássaros tenham dado a possibilidade de os bloggers das outras plataformas também poderem participar. Bom domingo
P. P. disse…
Totalmente de acordo. 🙏
Miluem disse…
Olá Belinha Fernandes 🏵️🌸
Vim ler o seu texto da escrita dos pássaros e encontrei este poste excelente. 🌹🌾🌷