Sweatcoin, a app que te paga por andares a pé?


Duas mulheres e um segredo
"Sweatcoin. E...és pago apenas por andar!"
(Fonte: Instagram da Sweatcoin)
A Sweatcoin é uma moeda digital - não é criptomoeda - que ganhamos ao caminhar, ao ar livre, usando uma app num smartphone que se serve da leitura da posição no GPS, velocidade e consistência do esforço dispendido. A precisão do algorítmo ronda actualmente os 65%, estão a trabalhar no seu melhoramento.  Na realidade acumulamos pontos, chamar-lhes "moeda" foi uma liberdade criativa dos seus fundadores, que prenuncia o seu sonho, de uma criptomoeda, quatro anos após, ainda distante da realidade. Diferenciando-se  de inúmeros aparelhos e apps focados na saúde e forma física, esta app segue o caminho da motivação económico-financeira: o movimento do nosso corpo tem valor. Já sabíamos todos que tem um custo, agora a Sweatcoin veio dizer que tem valor económico! Tornou-se viral mas parece, em rigor, prometer mais do que dá. Ainda assim, vale a pena conhecer. Podem experimentar a Sweatcoin usando este link!

Sweatcoin, os homens à frente da app virtual
Os fundadores da Sweatcoin
Esta app (aplicativo) começou a ser desenvolvida em Londres, em 2014, pela Sweatco LTD, uma start-up. Os seus fundadores são Oleg Fomenko e Anton Derlyatka. Em 2016 vários orgãos de informação, por exemplo, a Reuteurs, relatavam o nascimento da Sweatcoin e planos para o seu futuro. A app parece ter vingado, continua a crescer em popularidade, do UK para os EUA, destes para a Europa.

A cada Natal e Ano Novo, fruto da habitual mesa tentadora e algum excesso, sempre entramos no novo ano com uma vontadinha extra de fazer um qualquer exercício para queimar calorias. Juntar a isso o incentivo de ganhar Sweatcoins pode auxiliar a concretizar o plano! Imagine que estabelece uma meta, por exemplo, não sou homem  nem sou nada se não ganhar 3 sweatcoins por dia! Por vezes é difícil manter o hábito de caminhar ou correr, a Sweatcoin pode ajudar à motivação necessária. 

Eis o cenário real: a recompensa é de 1 SWC (1 Sweatcoin) por cada 1.000 passos. Ou seja, não se iludam, é realmente preciso suar – e ao ar livre - para conseguir ganhar algo. A regra comumente citada nos sites de caminhadas é a da necessidade de 10,000 passos diários para beneficiar do exercício: são 7km. Em contas miúdas, deveríamos ser capazes de ganhar umas 10 Sweatcoins por dia. Todavia, logo à partida a app come 5%, uma comissão qualquer, e só ganhamos 0,95.

Dados sobre a Sweatcoin
Caminha e ganha!, diz a Sweatcoin

Obter a app é gratis. Não pede cartão de crédito, apenas o email, número de telefone, e nome de utilizador são inseridos. Os fundadores garantem que não vão vender os nossos dados. Mas esta questão é sempre controversa. Muitas vezes a informação é recolhida não porque seja necessária mas porque depois é vendida. A política de privacidade da app deve mencionar isso mesmo, quando assim  seja, e consoante a informação o utilizador pode autorizar ou não. Outro problema é a empresa não tomar o devido cuidado com dados que obtém, acabando eles por ser roubados. Podemos ignorar ou tomar precauções quanto a esta situação, por exemplo, ler bem a política de privacidade, aqui está a política de privacidade da SweatCoin , onde dizem que dados vão recolher e como os vão usar. Leia. Se discordar de alguma coisa, não instale. 

"Ocasionalmente, podemos coletar ou solicitar que você forneça informações pessoais, incluindo (sem limitação) o seguinte: seu nome, número de celular, endereço de e-mail, senha, endereço IP, identificadores exclusivos do dispositivo e outras credenciais de identificação, detalhes biográficos, fotografias e / ou informações de pagamento. 

 Como parte dos Serviços, podemos fornecer funcionalidades que permitem que você pesquise amigos usando suas credenciais do Facebook e, quando você optar por fazer isso, será solicitado que você permita que o Sweatcoin App acesse determinadas informações associadas à sua conta do Facebook, como seu nome, foto do perfil, gênero e lista de amigos. Desde que você consinta com isso, tais informações serão processadas por nós para identificar seus amigos do Facebook que são usuários do Sweatcoin App e permitir que você convide esses amigos do Facebook para instalar o Sweatcoin App.

Observe que, com o seu consentimento, coletaremos informações sobre sua localização e movimentos físicos para que o Sweatcoin App funcione adequadamente e monitore e verifique formas de movimento elegíveis. Você pode ligar e desligar o monitoramento de localização de tempos em tempos usando as configurações do seu sistema operacional do seu dispositivo móvel, mas, se você desabilitar essa funcionalidade, não poderemos coletar informações relacionadas à sua contagem de passos e GPS / Cell- Local de identificação que impedirá o rastreamento e / ou conversão de seus movimentos para Sweatcoins. Trabalhamos com terceiros de tempos em tempos (incluindo, por exemplo, parceiros de negócios, subcontratados em serviços técnicos, de pagamento e entrega, redes de publicidade, provedores de análises, provedores de informações de pesquisa e agências de referência de crédito) que podem nos fornecer informações sobre você. Isso pode incluir seu histórico de compras de parceiros de negócios que fornecem recompensas disponibilizadas por meio do Sweatcoin App."

As aplicações no Google Play também têm de cumprir as Políticas do Google Play e a Google remove as aplicações que violem estas políticas.

Uma vez instalada, podemos começar a acumular Sweatcoins. Mas, calma, não se pense que ao caminhar do nascer até ao pôr do sol se vai ganhar mundos e fundos. A app tem níveis e no primeiro nível (Mover Level), que é o nível grátis, só podemos ganhar 5 moedas por dia, 150 por mês. Que patifaria! Se formos uns verdadeiros andarilhos vamos querer subir logo de nível. Para conseguirmos isso temos de pagar. Não vamos gastar euros, vamos, sim, usar as Sweatcoins para subir para o Shaker Level. Aí já podemos ganhar mais moedas: 10 Sweatcoins por dia. O próximo nível de adesão é o Quaker, que custa 20 SWC por mês e permite 15 SWC por dia. O nível Breaker, são 30 SWC por mês para 20 moedas diárias, num total de 600 por mês; li que está previsto um nível chamado Trouble Maker mas é um mistério. Olhando para isto, estes limites e pagamentos, acho aborrecido e desmotivador que no nível grátis não se possa ir além das 5 moedas e também desconfio que não seja possível alcançar as 20.000 moedas necessárias para obter o iPhone. Seria preciso fazer algumas contas para ficar esclarecido e esclarecer-vos. A pulga ficou-me atrás da orelha. 

Brindes para trocar por Sweatcoins
Alguns dos brindes na loja Sweatcoin
Não é mentira que bens, serviços e experiências podem ser obtidos através da troca das moedas/pontos acumuladas, ou que possam ser doadas para a caridade. Para comprar aqueles sapatos que vemos lá em cima, precisamos de 75 Sweatcoins e ainda dinheiro vivo. Também existem ofertas que podem ser obtidas sem qualquer contrapartida monetária, um download, por exemplo. Pensem nisto na mesma lógica de tantos catálogos de brindes que existem em papel, como por exemplo, os das bombas de gasolina. Trata-se de um incentivo ao uso da app e da realização de exercício físico, e de uma recompensa pela preferência, nada de muito grandioso. Os únicos que neste momento estarão a ganhar dinheiro com a Sweatcoin são os fundadores da Sweatcoin. Outra constatação a fazer é a de que, até termos as Sweatcoins necessárias para trocar na loja virtual por algo que valha a pena, bem pode acontecer o produto desaparecer e não ser reposto, já que eles resultam de parcerias com empresas que podem não renovar a oferta.

A informação da app é clara: convertem-se passos em moeda. Não somos pagos para caminhar no sentido estrito. No blogue da Sweatcoin lê-se como esta app é, no presente, muito simples e transparente, as pessoas é que já estão a dar a volta ao texto em muitos artigos que li, ou porque não perceberam ou porque dá jeitinho fazer clickbait:

"Nós queremos que você ande. Mais. E por isso, nós recompensaremos você. Acreditamos que seus passos têm valor: para você, seu seguro de saúde, sociedade.Em suma: você anda, nós pagamos. E porquê? Porque você será mais feliz. Sua saúde vai melhorar. Você passará mais tempo ao ar livre. Você vai se sentir mais energizado. E nós queremos um planeta cheio de pessoas assim."

O futuro não é assim tão claro, para já não passa de um sonho, mas é inspirador:

"Nós vemos um futuro onde Sweatcoin é uma moeda para o uso diário: compras de supermercado, ou até mesmo pagar seus impostos. Portanto, assista a este espaço - ganhar Sweatcoins hoje pode ser um investimento inteligente amanhã. Junte-se a nós nesta jornada. Baixe o Sweatcoin hoje e nunca ande de graça novamente."

Ganhar dinheiro com as Sweatcoins é, todavia, possível. Quando tiver uma quantidade enorme delas pode obter um crédito no Paypal. Mas por essa altura já terá gasto as solas as vários pares de sapatos e ténis. Outra forma é juntar as moedinhas e depois oferecê-las no mercado informal a utilizadores que estão dispostos a comprá-las para adquirir uma oferta específica do site. O valor que estarão dispostos a pagar pode ser muito variável. Outra forma é não esquecer de ir ao mercado diariamente e clicar na Daily Reward para ver o anúncio e obter a paga. (Fiz isso e, para minha surpresa, era um anúncio em português sobre um aparelho auditivo.)


A Sweatcoin não tem  um câmbio oficial ou um mercado financeiro, ao contrário do que sucede, por exemplo, com a Bitcoin. A Sweatcoin não é uma moeda de blockchain - blockchain é a base tecnológica das criptomoedas e surgiu com o bitcoin, em 2008 - não tem um suprimento limitado podendo ger gerada infinitamente pelos usuários. Em Janeiro deste ano, os seus criadores anunciaram estar a tratar desse processo que permitiria a sua troca directa por dinheiro ou por uma criptomoeda como a Bitcoin

O melhor que podemos fazer é não pensar muito em ganhos que não sejam de bem-estar físico e emocional, quer imediatos, quer a longo termo, promovidos pelo esforço extra de fazer exercício ao ar livre utilizando a app. As Sweatcoins vão-se acumulando, e, quem sabe, um dia não poderemos ter a surpresa de fazer uma boa aquisição na loja ou obter um benefício inesperado.

Eu já usava um app para fazer o registo de passos no telemóvel pelo que acabo de mudar para a Sweatcoin, - foi o meu sobrinho que me falou nela e enviou o link para eu aderir - não se perde nada. Passarei a usar a aplicação nas minhas habituais caminhadas de manutenção, que nem sequer acontecem diariamente, pelo que só daqui a uns tempos terei dados mais concretos para informar, se entretanto a aplicação ainda estiver a bombar, pois a gente nunca sabe: um dia o investidor chave muda de opinião e lá vai o negócio!

A app funciona mesmo sem dados móveis, funciona na rectaguarda, e recupera na presença de wifi, enquanto existir um sinal de GPS, os passos registados. Não entendo isto muito bem, mas é o que se lê na informação.O telemóvel tem de contactar com os servidores da Sweatcoin uma vez por dia para poder medir esses passos. Só funciona em aparelhos que tenham chip GPS: nos Garmin e Fitbit, por exemplo, não dá. Alguns smartphones podem não ter um pedómetro instalado (acelerómtero e giroscópio) e também não podem usar a app.

Entra na Sweatcoin neste link
Se quiserem juntar-se a mim na experiência Sweatcoin, cliquem aqui para usar o meu link, caso em que serei recompensada com Sweatcoins! Quando tiver conseguido inscrever 30 Sweatcoiners entro no grupo dos Sweatcoin Influencers  com direito a obter recompensas mais interessantes, dizem eles. Bora lá instalar a app e caminhar, malta! Ano novo, corpo novo!

Comentários