Os livros da editora Planeta Tangerina não têm os dias contados

A editora Planeta Tangerina oferece um calendário ilustrado por Bernardo P. Carvalho a todos os que fizerem compras na sua loja loja online durante o mês de Dezembro. É Natal! É Natal!

Calendário para 2019

O autor e ilustrador Bernardo P. Carvalho é um dos nomeados para o Prémio ALMA 2019, também conhecido como Prémio Astrid Lindgren, que reconhece profissionais nas áreas da escrita e ilustração para crianças e jovens, incluindo também projectos que promovam leitura entre os mais novos (bibliotecas, ONGs, editoras).

É um dos co-fundadores do Planeta Tangerina, tendo, em 2008, com o livro “Pê de Pai”, ganho uma Menção Honrosa no Prémio Best Book Design from All Over the World promovido pela Book Art Foundation.

Em 2009, foi um dos vencedores do 2nd CJ Picture Book Awards (Coreia), com o livro “As Duas Estradas”. No mesmo ano ganhou o Prémio Nacional de Ilustração com o livro “Depressa, Devagar”. Já em 2011, o álbum “O Mundo num Segundo” foi distinguido como um dos melhores do ano pelo Banco del Libro da Venezuela.

Capa do livro Plasticus Maritimus

Costumo comprar livros infantis, é um dos meus luxos. Além disso, adoro a orla costeira e tudo o que se relaciona com os oceanos, e assim sendo não me escapou o Plasticus Maritimus, que aconteceu a partir de uma ideia e projecto da bióloga Ana Pêgo, que, felizarda,  não brincava no quintal, mas quase sempre na praia, quando era pequena. À medida que foi crescendo, apercebeu-se, porém, de que uma nova espécie invasora se tornava cada vez mais comum na areia: o plástico. 
Ana começou a juntar a nova espécie que encontrava na areia e chamou-lhe Plasticus maritimus: mais tarde desenvolveu um projecto de  sensibilização para o uso mais sensato dos plásticos. Este livro: "contém informação sobre a relação entre o plástico e os oceanos. Inclui também um guia para preparar idas à praia, com o objetivo de colecionar e analisar exemplares desta espécie. Objetivo: motivar para a mudança."  O Plasticus maritimus tem os dias contados, ou pelo menos, assim é desejo da Ana e de todos os que lutam pela preservação do meio ambiente.

O Plasticus Maritimus, editado pelo Planeta Tangerina e ilustrado, justamente, por Bernardo P. Carvalho, que ilustrou o calendário. Admiro a versatilidade dele e a forma como adapta o seu traço para servir diferentes propósitos, não tenho ficado preso a um estilo. Por isso deixo aqui a sugestão de compra: O calendário vem com o livro, se o comprarem online, na Planeta Tangerina. Ou qualquer outro livro da editora. E, não, não ganho pontos, nem descontos, nem sequer beijinhos da editora Planeta Tangerina por estar a convidar-vos à compra no seu site: é apenas por achar o calendário giro e útil nesta época do ano, que o faço. A editora, de facto, nem precisa de empurrões comerciais, de tão conhecida e distinguida, até a nível internacional.

A título de exemplo, a Feira do Livro de Frankfurt juntou-se à plataforma de álbuns ilustrados dPICTUS para criar uma seleção de cem livros excepcionais — 100 Outstanding Picturebooks. Entre os escolhidos, estão oito títulos do Planeta Tangerina, que destaco, aqui, e que podem comprar na WOOK online:

Comentários