Folhados de maçã com geleia de marmelo ultra-rápidos e económicos


Folhados de maçã prontos a comer!

É Domingo e cheguei agora da cozinha onde em menos de 60 minutos fiz este prato de folhados de maçã para comer no final do almoço, com o café, ou a acompanhar um chá e uma tardada de cinema e manta. São fáceis e rápidos de fazer, baratinhos, e alegram qualquer boca que adore maçã na doçaria, como é o meu caso. Também são uma actividade gira para fazer com as crianças na cozinha!


Do que vão necessitar para fazer os folhados de maçã?

1 embalagem de massa folhada pronta a usar ( Consoante as massas, poderão ter resultados diferentes, umas folham mais, outras menos)
2 maçãs médias (para 8 folhados)
Açucar amarelo q.b
Canela q.b.
Geleia de marmelo, q.b.

Papel vegetal para forrar o tabuleiro, (Também pode usar-se o que vem com a massa)
Forno a 180º durante 35 minutos, 1 minuto na função grelhar, para terminar

Como preparar os folhados de maçã?

Começar por retirar a massa do frigorífico 10 minutos antes de começar a trabalhar. 
Lavar as duas maçãs, retirar a casca e caroço, cortar em quartos e depois fatiar. Por cada folhado eu coloco cinco fatias de maçã, em média. Quando estou a cortar sei logo se vou precisar de abrir outra maçã: ao todo devo ter, no mínimo, 40 fatias. Se tiver mais, posso juntar também, que ainda cabem. Isto depende sempre do tamanho das maçãs usadas.

Depois há que esticar a massa na bancada e com uma faca cortá-la em 8 porções.  
Fazer também uns cortes desde o centro até meio de cada porção, conforme este esquema: 
De seguida, com a ajuda de uma colher espalhar  açucar amarelo em toda a superfície, mas sobretudo na zona que não tem os cortes pequenos e que irá receber as fatias de maçã.
Feito isto, colocar as fatias de maçã, acamadas, com a parte exterior da fatia voltada para o exterior do círculo de massa. Umas cinco-seis fatias devem caber perfeitamente na área que antecede o início do corte.

Terminada esta operação, polvilhar açucar amarelo e depois canela, mais ou menos, consoante o gosto de cada um. De seguida puxar as duas pontas de cada porção de massa do centro do círculo até à sua margem externa, ficando as fatias cobertas com elas. Pode até pressionar na borda externa da massa, para que fiquem mais presas.

Agora, com cuidado, retirar cada pastel de maçã do papel vegetal e colocar no tabuleiro, forrado com papel vegetal.  Também pode usar o tabuleiro redondo das pizzas.
Folhados no tabuleiro prontos para o forno
Também já usei o papel vegetal que vem com a massa.  Pode ser uma opção útil, imaginemos que não tem o papel de cozinha. Para isso, e em vez de se usar uma faca para divdir a massa em 8 porções, corta-se a massa com uma tesoura. Procede-se depois da forma que descrevi. Depois de puxar as pontas da massa para cima da maçã, eu cortei o excedente de papel vegetal, mas também poderá ir inteiro para o forno, que não fará diferença, em especial se estiver a usar o tabuleiro redondo, da pizza. No meu caso, entendo que cortando as pontas triangulares eles se acomodam bem melhor no meu tabuleiro rectangular. 

Os pastéis de maçã ficam no forno a 18º durante 30-35 minutos. Após a cozedura, costumo ligar a função grelhar por um minuto para ficarem mais lourinhos. Retiro quando estou satisfeita com o resultado e pincelo com geleia de marmelo. Deixo arrefecer um pouco e coloco num prato de servir.

Folhados de maçã muito simples de confecionar, rápidos e enconómicos, uma sugestão ideal para fazer no fim-de-semana, quando há mais tempo livre e vontade de um extra doce sobre a mesa. Bom apetite!


Comentários