Do livro de receitas vegetarianas - Bolachas de gengibre e canela!



Aqui estão elas, as bolachas de gengibre e canela segundo as indicações da Gabriela Oliveira, no livro Cozinha Vegetariana para quem quer ser saudável!

Conforme o prometido aqui estou a partilhar o resultado. Segui a receita do livro mas dupliquei as quantidades. Em vez de 24 bolachas consegui o dobro. Ela aconselhava usar o rolo para estender a massa e usar um cortador. Mas isso tem um inconveniente pois no final temos de voltar a moldar a massa recortada numa bola, voltar a estender e a cortar. A massa amolece um pouco e por vezes cola-se e dá chatice.  Assim tentei moldar cada bolacha na palma da mão, a partir de uma bolinha, e consegui. Coloquei as bolachas num tabuleiro sobre o papel vegetal, ficaram um pouco encostadas para conseguir despachar tudo no mais curto espaço de tempo. Ainda pensei que fossem deformar e agarrar-se umas às outras. Mas não. Cresceram para cima! E ficam estaladiças! São agradáveis e penso que se poderão até juntar mais especiarias para aproximar o gosto destas às bolachas às tradicionais bolachas de gengibre do Natal - é uma experiência que se pode tentar.

Quais são as vantagens destas bolachas? Desde que fiz a minha descoberta do gengibre que fiquei adepta da planta, em especial dos torrões cristalizados. Também as bolachas de gengibre me conquistaram mas elas são caras e ao examinar o rótulo vi que a presença de gengibre se estimava em apenas 1%, pelo menos nas que comprei. Daí ter ficado logo de olho nesta receita assim que li o livro. Por outro lado, mesmo não comprando muitas bolachas, de vez em quando eu gosto de roer uma bolachinha. As bolachas são na sua maioria preparadas com açucar branco e têm intensificadores de sabor e conservantes para se aguentarem nas prateleiras dos supermercados. As da receita levam açucar mascavado, muito mais saudável do que o açucar refinado, branco; também não têm aditivos, não têm ovos, são rápidas de fazer e muito económicas.

A próxima escolha vai recair sobre um prato principal. Aguardem!

Comentários