Trabalhos a esferográfica confundidos com fotografias




Leia mais alguma informação sobre este trabalho no Deviantart.

Samuel Silva e seu trabalho no seu Deviantart.

Nota: ele pede que linkem para a sua página ao usarmos as suas imagens. Façam isso, por favor, se resolverem escrever sobre ele.

Samuel Silva e eu partilhamos algo. Fizemos o mesmo curso, Direito, e gostamos de arte. Mas é apenas isso que temos em comum. Ele exerce e eu deixei a prática da advocacia há muito, ele tem um talento enorme e eu...faço umas coisinhas! Na página do seu Deviantart as pessoas menos cuidadosas perguntam se podem usar as suas fotografias dele - gatos, tigres, jaguares, - como avatar! Na realidade, as suas fotografias são desenhos feitos a esferográfica. Nascido em 1983, este artista autodidata, com modéstia diz que é um hobbista paciente. Na prática profissional ele é advogado desde 2007. Mas a lei não tomou conta da sua vida a tempo inteiro, no tempo livre ele cultiva o seu gosto pelo desenho pois sempre foi interessado por ele, diz que começou a desenhar e pintar aos 2 anos de idade. "Eu comecei a desenhar e desenvolver meu próprio estilo de desenho a caneta esferográfica quando eu estava na escola, na sala de aula, em esboços simples na parte de trás dos meus livros de exercícios." Não sei onde ele tirou o curso, mas do que me recordo as aulas da faculdade eram longas, expositivas, e os professores, na sua maioria, assemelhavam-se a robots de primeira geração, que debitavam frases em tom monocórdico nos enormes anfiteatros!! Confesso que dava vontade de fazer uma escapadinha dali a toda a hora!! Por isso, se tirou o curso na minha faculdade, imagino que muitos dos códigos do Samuel possam estar abilhantados com lindos desenhos.

Além da caneta esferográfica, Samuel utiliza também outros meios para desenvolver a sua arte: giz, lápis, lápis de cor, pastel, óleos e acrílicos. Ambicioso, ele quer testar os materiais até ao fim e promete não abrandar! Diz ainda que as canetas esferográficas são amplamente subestimadas mas que elas são um meio poderoso. Impossível será contradizê-lo depois de vermos os seus trabalhos. E nisso eu concordo, não é o que usamos para criar a nossa arte, é antes a forma como usamos os nossos instrumentos que vai ditar o resultado final. Samuel é mestre na arte de utilizar a caneta esferográfica, sim, aquelas canetas que se vendem um pouco por todo o lado, e as solicitações foram tantas que ele promete explicar como se faz e até deixou deste simples tutorial para percebermos de que forma ele cruza os traços e as cores sobre o papel até sconseguir os tons e volumes que pretende e criar imagens-quase fotográficas no papel. Um advogado que tem mãos de ouro, paciência sem limites - pode levar até 50 horas a concluir um desenho - e um olhar acutilante. Observem e pasmem.


Comentários