Chá verde faz emagrecer?



Como já devem saber por esta altura, ando, desde o dia 15 de Setembro, a experimentar uma alimentação um pouco diferente da que sigo habitualmente. As duas semanas têm passado rapidamente e no dia 30 a experiência termina, e calha até bem pois é o aniversário da minha irmã e, possivelmente, irei comer carne ou peixe e encerrar este teste.

Hoje vou escrever um pouco sobre o chá verde. Habitualmente, durante o Inverno, todas as noites eu bebo uma caneca de chá - tília, cidreira, camomila, etc. É um hábito antigo. Há anos que ando a ouvir falar do chá verde mas na hora de comprar eu escolho sempre os outros. Então, pois é, finalmente experimentei o chá verde, duas marcas diferentes e até tive um pequeno problema com ele - não sabia, tomei-o à noite, e perdi o sono. Eu que até já andava melhor das minhas insónias...baha!

Uma coisa que queria mudar na minha rotina diária é a ingestão de líquidos. A hidratação do corpo é essencial para o seu bom funcionamento geral e eliminação de toxinas. Eu quase não bebo água. Não gosto e nem no Verão eu tenho sede. Os líquidos que ingiro vêm da fruta que como e da sopa. Também não gosto de refrigerantes, nem com bolhinhas nem sem bolhinhas, e também não morro de amores por sumos pré-embalados, com excepção do Compal de pêra, e penso que tal se deva ao facto de ter bebido muitos na infância. À refeição eu aprecio um bom vinho ou cerveja, mas nem sempre, pois há pratos que não puxam pela bebida e dias há em que não me apetece mesmo, nem um copo nem meio copo. Também gosto de sumo de laranja com a refeição.

Pensei então começar a beber chá a meio da manhã, a meio da tarde e à noite. O chá verde tem vindo a invadir as prateleiras dos supermercados e a propaganda em torno do mesmo é imensa. Posso apresentar-vos duas marcas que experimentei.

MARCA DIESE: tem 95% de chá verde -Camellia sinensis - e 5% de Ginseng também e eu achei uma boa ideia pois sei que este último é revitalizante. Informam que o chá tem propriedades antioxidantes e aconselham 1 saqueta para 2-3 chávenas diárias. Sugerem ainda que se junte leite, açucar ou uma rodela de limão se o desejarmos, podendo ser bebido quente ou frio. A caixa é bonitinha mas as saquetas interiores deixam um pouco a desejar. Mas pior do que isso é que o chá tem pouco aroma, pouco sabor e um travo de fundo, ligeiro, amargo. Ora, eu gosto de beber chá em primeiro lugar porque porque é agradável, depois porque é benéfico, de alguma forma, ao organismo. Fiquei de descartar esta marca até porque acabarei por optar por comprar o chá em folhas - esta embalagem de 10 saquetas custa 1,29 euros.

MARCA CEM POR CENTO - Produtos naturais: tem 100% de chá verde. A embalagem é mais vistosa, remetendo para as origens do uso do chá verde, a China. Dão ênfase às propriedades depurativas, desintoxicantes e antioxidantes do chá. Aconselham 5-6 chávenas (até 1,5l de ingestão diária, no total), a primeira, morna, em jejum, e as outras entre as refeições. Se as pessoas tiverem insónias não devem beber chá verde após as 17 horas - ora aí está, esta embalagem diz expressamente conter cafeína. O chá não deve ferver ou ficará amargo. Usar 1 saqueta por chávena durante 3 minutos. Aconselham a combinação com cidreira, hortelã, camomila, erva doce e o mel para adoçar. As saquetas interiores são de plástico e têm um bom design. Cada embalagem custa 0,96 euros. Gostei mais desta marca, o chá é saboroso e aromático, não lhe encontrei travo amargo e tomei simples. Todavia irei optar antes pela erva em saca - o que vem nos saquinhos de chá? As folhas ou também os talos? Como vamos saber? Penso que o que devemos consumir sejam as folhas. Estarei a ser muito ruim por desconfiar?!

Uma das coisas que mais se diz sobre o chá verde é que ele faz emagrecer. Eu desconfio sempre de substâncias que fazem emagrecer. Para mim só uma substância faz realmente emagrecer e chama-se fome. Passar fome faz sempre emagrecer!! Em contrapartida há muitas substâncias que fazem engordar, demasiadas até!! A partir dos 40 anos o metabolismo desacelera e eu já sinto os efeitos. Isso e o facto de trabalhar à secretária a maior parte do tempo vão transformar a Belinha numa bolinha em curto prazo!!Junte-se o meu sono alterado dos últimos meses e a pouca vontade de fazer exercício físico!!

Fiz uma pesquisa na internet e parece que sim, que a ingestão de chá verde tem algum impacto na redução de peso. Ele parece acelerar o metabolismo. Além disso também estudos diversos apontam também benefícios para a pele em virtude das altas concentrações de antioxidantes, mais potentes que os carotenos e as vitaminas C e E, e também para o coração pela diminuição do mau colesterol. Tudo isso pode ou não ser verdade mas é uma motivação extra para beber mais água e hidratar melhor o corpo. É fácil preparar o chá pela manhã, colocar num termo e beber ao longo do dia. Ou até ideal para fazer uma pausa entre o trabalho e esticar as pernas. Tudo passa por disciplina e educação de hábitos. Li também que é aconselhável pedir conselho ao médico se a pessoa estiver a tomar medicação. Por isso, deixo aqui esse alerta. Se já forem adeptas - ou adeptos - do chá verde, aceito opiniões!

Comentários