Desafio 11 Dias: fazer o backup do blogue



Domingo de intempérie em Portugal, - gelo do tamanho de ovos a cair do céu, vento de varrer árvores pela raiz, chuva aos trambolhões. Eu, rabugenta por ter dormido pouco, e em cima disso a ser consumida por uma dor de cabeça muito chatinha que nem o café em cima do almoço eliminou. Ao longe troveja e eu a resolver mais uma tarefa do Desafio 21 Dias – #4 O backup do blogue. Desta vez não me vou alongar. É Domingo, gimme a break! Fazer o backup do blogue não é nenhum bicho de sete cabeças. Além de ser simples é importante. Não espere para sentir a falta de um backup. Aprendi à minha custa. Nunca tive nenhum problema com os meus blogues mas já tive com a informação do meu PC. Em tempo em que confiava a terceiros a manutenção do meu PC, um amigo chegou à minha máquina e, zás, formatou- a! Eu ainda não tinha feito as cópias de segurança, houve um equívoco, a nossa comunicação falhou. Quando cheguei a casa deparei com o meu PC em estado virgem, completamente vazio. Escusado será dizer que fiquei doente. Tinha perdido 80% da minha informação. Saí para a rua e fui para um café próximo da praia. Sentei-me pedi uma bica e fiquei a olhar o mar. A bica arrefeceu. Isso demonstra bem o meu transtorno. Nunca contei o sucedido ao meu amigo. Ele não teve culpa e apenas seria mais uma pessoa preocupada. Além de que eu sentia alguma vergonha pois achei que isso demonstrava incompetência, desleixo, falta de previsão da minha parte. Num momento assim nem conseguimos medir toda a dimensão do estrago. Nos meses seguintes, a cada dia, esse descalabro vinha até mim. Quando precisava de algo - um documento, uma fotografia - é que me apercebia de que se tinha evaporado! Muito refazer a partir do zero, muita perda de tempo, muito stress e desânimo. Nessa altura foi mau, hoje seria uma tragédia pois a quantidade e qualidade do que faço no PC quintuplicaram desde então. Isso foi no século passado. Aprendi a lição. Hoje o eu faço backup de tudo. Mais vale prevenir.

1.Como fazer backup de blogues no Blogger? Eu uso o Blogger desde sempre, por isso só vou referir-me a como se processam as coisas aí. Eu faço backups dos blogues de forma irregular pois blogo irregularmente também! Há blogues que ficam parados por um mês e depois eu retomo. Outros até por 6 meses. Nas minhas fases mais activas, eu faço backup com mais frequência. No Blogger isso é muito simples de fazer. Mantenho uma pasta no meu computador com o nome Backup de blogues. Lá dentro uma pasta para cada um. Depois exporto os blogues e guardo lá os ficheiros. É simples. Coloco essa pasta no meu disco externo. A cada 2 meses essa pasta é actualizada, outras vezes mais cedo. O meu blogue está no inglês, mas mesmo assim é muito fácil perceber. A partir do painel de navegação do Blogger escolha no menu à esquerda, Settings, tem como ícon uma chave inglesa. E depois, abaixo, Other. Vai ser levado para uma página onde, logo no topo se lê Blog Tools. Imediatamente abaixo encontra Import blog – Export blog – Delete blog. Usa a segunda para fazer o backup, se tiver algum problema com o blogue só tem de voltar a esta página e usar a opção Import blog. Quando a página lhe mostrar esta janela escolha Download. E já está!



2. Como fazer backups da informação no seu computador

Esse backup que fazemos tem como alvo ficheiros pessoais – documentos de texto e imagem, videos e mp3, emails, pasta de favoritos – e não os aplicativos e utilitários que instalámos no PC. Estes últimos, só por si, já são uma dor de cabeça. Eu guardo todos os discos de instalação de softwares e manuais de periféricos numa caixa. Felizmente há pelo menos um ano que o meu PC não é formatado, yuppii, espero que continue de boa saudinha. Portanto o que a gente quer salvar é o que está no diretórioC:\Documents and Setting\, ou seja, pastas como Meus documentos, Desktop, Favoritos. De uma forma geral é aí que se encontra a nossa informação mais necessária. Mas convém ver o computador em geral pois não raramente podemos ter arrastado pastas para outros locais. Depois de a ter identificado é tempo de escolher como guardar para prevenir dos imprevistos. Repare que isto que estou a dizer é básico, eu nem sequer sei muito de computadores, mas sei que o podemos e devemos mandar trabalhar por nós:

Backup automático realizado pelo próprio PC Eu uso o Windows XP Pro. Ele tem ferramentas que permitem fazer backup e agendar essa tarefa automaticamente. Quando o disco é atingido ainda tenho a hipótese de recorrer ao Ponto de Restauro do Sistema que vai buscar os dados à cópia arquivada. Já usei isso várias vezes. Procure saber como funciona o seu sistema e tome as medidas de salvaguarda indicadas. Conselho de amiga: em matéria de backup não deixe para amanhã o que pode fazer hoje!

3. Como fazer backup de informação fora do nosso computador?


  • (Disquete!!) – Vocês ainda utilizaram? Verdade, eu ainda usei as disquetes para armazenar informação!Hoje são relíquia, mas eu quis lembrar que existiram!
  • CD/DVD – Use o gravador do seu PC e grave essa informação em CD ou DVD. Se tiver muita informação escolha os que tenham maior capacidade de armazenamento.
  • Caixa do Gmail – Envie os documentos para a caixa de correio do Gmail. Eu uso isso para não ter de estar sempre a recorrer ao disco externo.
  • Pens flash USB – São pequenas e práticas. É mais rápido arrastar as pastas e largar do que gravar em CD/DVD, arrumam-se bem melhor do que uma coleção de CD/DVD, levam-se no bolso ou na pasta, mas por vezes perco-as e vejo-me grega para as encontrar! Um truque: tenho uma pen USB em permanência no porta-chaves com o meu curriculum vitae e portfólio. Nunca se sabe quando vai ser preciso.
  • Hard Drive Externo - O meu dispositivo favorito de armazenamento e aquele que uso actualmente. O meu disco externo não é muito grande, cabe bem na minha pasta, não foi muito caro e guardo lá tudo em pastinhas - trabalhos gráficos, ficheiros de texto, música. Quem quiser guardar filmes já terá de investir em mais espaço de armazenamento. Deve examinar a sua necessidade de armazenamento e só depois comprar.
  • Backup online e "em nuvem" – Nunca utilizei, apenas sei que existe. Podem dar uma vista de olhos pelo Mozy Online Backup, que oferece 2GB grátis, mais que isso há que pagar. O Dropbox, é uma ideia fenomenalpara lidar com armazenamento e acesso aos dados guardados - possibilita que os documentos fiquem disponíveis entre diversos computadores, telemóveis, tudo, entre sistemas operacionais diferentes, Mac, Windows e Linux, e sincronia da informação, ou seja, ela é única em qualquer dos lugares. O serviço básico é grátis, até 2GB. Veja este video que explica o conceito de “armazenamento em nuvem” e uso do Dropbox. Eu sei que vai querer utilizar o Dropbox! Mas atenção: a maioria destes serviços são pagos e dependendo da quantidade de informação que quer guardar podem não ser opção.


P.S. Repararam que usei numeração e bullets?!Mas este editor é uma seca...:)

Comentários